Notícias / Gurus / Expansão de franquias do interior para a capital

Expansão de franquias do interior para a capital

Compartilhe:   

O sonho de qualquer franqueador Brasileiro é defender o seu território e ocupar o espaço em territórios alheios ocupados pela concorrência. Sair do interior para a Capital pode representar a realização de grande parte desse sonho, só que o franqueador antes precisa traçar sua rota, analisar bem os caminhos alternativos (tipos de negócios e canais), os obstáculos (concorrência) que poderá enfrentar e se tem condições para tal. Além disso de analisar seu produto em relação às características e perfil do público da região que deseja explorar.

É importante ressaltar alguns cuidados além dos citados acima:

1. A experiência de atuar em um pequenos mercados, cidades menores, pode não servir para aplicar em grandes mercados. O exemplo maior neste caso são os investimentos e os tipos de ações de marketing, aqui vale o ditado “uma andorinha sozinha não faz verão”, ou seja instalar uma única unidade em São Paulo, investindo pouco ou similar ao que investe no interior é chover no molhado, dificilmente a marca terá visibilidade que fique gravada na mente do consumidor.

2. Outro fator é a adequação do produto aos hábitos e costumes da população e às características do público alvo. Este fator é muito forte nas franquias de alimentação e vestuários, que devem ser considerados aspectos quanto aos hábitos alimentares e o comportamento das estações climáticas, respectivamente.

3. Implantar uma unidade piloto e testar a operação, com base em um bom plano de negócio.
Qualquer empresário de mercados menores pode Ter sucesso em grandes centros, o importante e observar as recomendações e testar a operação implantando uma primeira unidade e acompanhar e adequar este modelo para aquela região, tudo isso com base em um bom Plano de Negócio. Com este procedimento o empresário pode analisar melhor a concorrência e as barreiras existentes para novos entrantes, avaliar a sua capacidade de abastecimento e a logística necessária, e a capacidade financeira para o marketing.
O empresário não deve Ter receio, se acreditar no produto e na sua capacidade empreendedora e estiver bem estruturado é seguir em frente o sucesso é quase garantido.

4. Outro aspecto muito importante no caso de redes de franquias, é a característica do investidor dos grandes centros, aqui estamos falando do profissional que vai aderir ao sistema de franquias. A maneira de captar e abordar este futuro parceiro pode ser totalmente diferente da forma que é na cidade onde surgiu a rede. O franqueador terá que provar sua competência e passar confiança já no primeiro contato. Deve estar bem estruturado, com instrumentos de venda e de apresentação do negócio desenvolvidos por profissionais especializados e com experiência no mercado em questão.

A Bittencourt Consultoria já reformatou e revitalizou alguns negócios do interior para a entrada em grandes centros, em alguns casos os processos e a maneira de lidar com a rede no interior foi totalmente profissionalizada, nada mais, “na base da confiança” , ou “ no fio do bigode” , ou “ele é nosso conhecido, nosso amigo, deve ser um bom franqueado”. Além disso vale e um trabalho amplo de revisão e reestruturação dos processos, dos instrumentos jurídicos e de conscientização dos administradores da rede em mudar postura.

Observando estes fatores o risco será minimizado em muito e resta desejar SUCESSO!

FRANQUIAS DA CAPITAL RUMO AO INTERIOR

Para o outro lado da moeda, ou seja, franquias da Capital indo para o Interior, vale as mesmas recomendações. A diferença está na necessidade de avaliar o potencial do mercado, se ainda comporta uma operação de um determinado segmento e a atuação da concorrência local.

Se o mercado está saturado porém pouco profissionalizado existe espaço para quem entrar com um bom produto e uma operação “redonda” nos aspecto de atendimento, fidelização de clientes e preços competitivos.

Os pequenos negócios independentes tendem a ser substituídos nos próximos anos pelas franquias, os franqueadores se utilizaração do conhecimento e da capacidade de operação do empresário local e este se beneficiará do profissionalismo, know-how de operação e do ganho de escala proporcionado pelo poder da marca do franqueador.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?