Notícias / Eventos / 5 passos de como mudar de carreira em 2021

5 passos de como mudar de carreira em 2021

Mudar de carreira sempre é uma decisão difícil e muitos tiveram que transformar as suas carreiras com a pandemia sem planejamento

Compartilhe:   

 

Mudar de carreira sempre é uma decisão difícil e muitos tiveram que transformar as suas carreiras com a pandemia sem planejamento

 

Estar a muito tempo em um trabalho ou área, pode te levar a questionar se você não deveria mudar de carreira. Em 2020, muitas pessoas enxergaram a mudança e tiveram essa dúvida. Outras tantas, foram demitidas e agora buscam uma nova recolocação, mas em outra área.

 

Dona Leila Maria de Oliveira, a vida toda trabalhou como empregada doméstica. Aos 54 anos ela decidiu que terminaria os estudos. Se formou no fundamental e no técnico, ainda conciliando a vida de mãe solo e diarista. Mãe de três filhas, ela conta: "Minha filha mais velha sempre me incentivou a estudar, quando elas ficaram mais velhas e foram seguindo suas vidas, eu fui ficando com tempo livre e decidi que iria estudar". Foi assim que Leila chegou ao CEBRAC , e fez o curso de Gastronomia.

 

O Curso de Gastronomia abriu uma nova oportunidade para ela. E, de empregada doméstica, ela decidiu abrir o próprio negócio. Uma empresa de buffet. Com o avanço da empresa ela fez faculdade e, hoje aos 62 anos não quer parar, "Já penso em me especializar em algo a mais, aprender novas técnicas de cozinha. O importante é nunca desistir dos seus sonhos", diz Leila.

 

A decisão é difícil, ainda mais quando estamos vindo de um ano de incertezas. Não há fórmula mágica, porém especialistas dizem que o principal é o autoconhecimento e estratégia de ações, além de uma boa reserva financeira. "Não é simplesmente ir buscando à ermo uma área que você goste, isso faz muitas pessoas se frustrarem. Sem o planejamento, corre o risco da pessoa se enrolar financeiramente e o sonho nem sair do papel", alerta Rogério Silva, CEO do Cebrac .

 

A pesquisa Pulso Empresa mostrou o impacto da Covid-19 nas empresas: 700 mil CNPJs fechados de março a junho do ano passado. E, 99% destas empresas eram micro e pequenas. Com isso, veio o desemprego:quase 14 milhões de pessoas desempregadas no Brasil. Muitas pessoas migraram para outras áreas, segundo uma pesquisa lançada em janeiro de 2021, pela Success People - empresa de desenvolvimento pessoal e gestão de pessoas situada em São Paulo - há um movimento para contratações no comércio com a entrada do novo ano. Segundo a pesquisa, as áreas que mais tiveram recolocações são: Comercial e Vendas (20%), seguidas pela área Industrial (18%) e em terceiro lugar a área de Supply Chain (15%), na sequência aparecem a área Financeira (13%) e a área de Tecnologia (10%).

 

Para Rogério Silva, CEO do CEBRAC , é na crise que o mercado busca novos profissionais e surgem novas profissões. "As pessoas estão buscando novas oportunidades e, com isso, podem ampliar seus horizontes. E, o mercado, está em busca de profissionais que qualifiquem o time em diversos âmbitos. O mais importante é fazer uma auto análise e planejar esta transição!".

 

Pensando nisso, o especialista em carreiras e CEO da rede CEBRAC, Rogério Silva, elaborou algumas dicas para você que quer mudar de carreira e/ou precisa fazer isso hoje mesmo por necessidade:

 

Avalie sua trajetória

Olhar para trás e perguntar: eu estou feliz neste emprego? De que aspectos do seu trabalho você gosta? Quais não gosta? Seus descontentamentos estão relacionados com o trabalho, cultura da empresa ou com as pessoas com as quais trabalha? Se as respostas forem negativas, pense no que você pode fazer. E se não conseguir encontrar a resposta, veja alguma área, pode até ser um hobbie que você faria até de graça. Ou seja, algo que você ame fazer e que faça bem. Estude a necessidade desse serviço e mãos à obra. Vale até coincidir esse job pontual com o trabalho atual até conseguir viver apenas do que se ama.

 

Pense em seus valores e onde você gostaria de chegar

Agora que já analisou seu passado, pense no seu presente. Veja o que você tem de habilidades e competências, faça uma lista. Anote tudo aquilo que você espera de uma empresa e o que espera de você. E determine se isso é reconhecido e se encaixa com sua carreira atual.

 

Busque saber mais sobre outras carreiras

Isso mesmo, pesquise outras carreiras! Faça uma busca no linkedin, no site, nas redes sociais de profissionais da área. Se conecte com eles, leia, faça cursos e, se aprimore. Converse com profissionais que atuam na área e vejam o que eles dizem. Pesquise a faixa salarial, jornada de trabalho, especificações da área e veja se encaixa na sua vida atual.

 

Arrume um job shadow ou permaneça na empresa

Se você já trabalha, permaneça na empresa. Agora se está desempregado, busque um job shadow, ou seja, um trabalho sombra. Tenha uma fonte de renda que respalde essa nova jornada. Tenha paciência de procurar as melhores vagas quando ainda está empregado, pode ser que a procura leve alguns meses até você achar o trabalho que goste de verdade.

 

Tende adquirir alguma experiência na área

Seja freelancer ou voluntário, há vagas temporárias também. Tudo que dá oportunidade de você ter um contato com a área de uma forma prática como é o caso dos cursos do CEBRAC, que em sua metodologia Pronline, ensina o aluno de uma forma prática mesmo com aulas remotas. Para saber mais clique aqui!

 

Sobre o CEBRAC

O CEBRAC - Centro Brasileiro de Cursos - possui 25 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O CEBRAC tem como propósito qualificar e educar pessoas nos seus cursos profissionalizantes, por meio de sua metodologia própria e inovadora, ao qual utiliza a proposta da Construção Interativa, que une os princípios das Metodologias Ativas, Design Thinking, Desenvolvimento Humano Profissional e Empreendedorismo. O CEBRAC aprimora a postura profissional e empreendedora dos seus estudantes. Além disso, consegue proporcionar o encaminhamento de seus alunos para vagas no mercado de trabalho por meio da agência Cebrac Empregos. A Rede é pioneira em utilizar a Realidade Virtual em seus cursos, proporcionando experiência prática dentro da sala de aula. Com mais de 30 prêmios em sua história, o CEBRAC é a rede de ensino mais premiada do Brasil, destaque para o Selo de Excelência da ABF - Associação Brasileira de Franchising. São 90 unidades, presentes nas 5 regiões do país, para localizar um CEBRAC próximo a você, acesse: https://www.cebrac.com.br

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias por segmentos e ramos
Confira mais artigos em: Gurus do Franchising

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?