Notícias / Eventos / 8 tendências que estão na mira das maiores redes de franquias

8 tendências que estão na mira das maiores redes de franquias

Compartilhe:   

Quais são os elementos de sucesso do franchising? Este assunto foi apresentado em um dos Summits Internacionais, na manhã do segundo dia da Convenção Anual da IFA - International Franchise Association, que ocorre nesta semana em Las Vegas. O evento reúne os melhores especialistas do franchising, entre eles o time do Grupo BITTENCOURT.

A palestra "Elementos do franchising de sucesso – Trabalhando em tempos de dificuldade econômica" apresentou a evolução do franchising, fatores de sucesso no desenvolvimento das franquias e os desafios atuais do setor. A apresentação foi marcada por uma listada de 8 tendências que estão na mira das maiores redes de franquias norte-americanas. Confira:

1) Price/Value:
forte foco na redução de custos e em melhoria de preços;
2) Envelhecimento da população: empresas precisam oferecer novos produtos e serviços para esse segmento de público;
3) Força de trabalho feminina: alta representatividade da mulher no mercado de trabalho e nos negócios;
4) Estilo de vida: negócios ligados a fitness, dietas e alimentação saudável tem boas perspectivas de crescimento. Exemplo disso foi a adequação dos menus de grandes redes de alimentação como 7 Eleven, Mc Donald’s e Subway, que oferecem variedades de saladas e vegetais em seus cardápios.
5) Foco nas minorias: a importância das comunidades locais, das diferentes raças e culturas de outros países demandam inovação na forma de se relacionar, desde o atendimento até a divulgação dos seus produtos e serviços para esse contingente populacional.
6) Private Equity: a participação de capital privado vem acontecendo muito nas franquias. Por ser um modelo já testado, a franquia acaba se tornando atraente para o capital privado. Porém, para atrair a atenção dos fundos, a franqueadora deve estar organizada.
7) Social Media: os franqueadores precisam de políticas bem definidas para entrar nesse universo. É importante acompanhar o que tem sido dito sobre sua marca, e a forma de se relacionar na rede reflete diretamente na imagem da empresa.
8) Governo: o mercado de franquias é um importante segmento da economia e, hoje, o franchising é reconhecido pelo Governo, pelo legislativo e pela sociedade em geral.  O impacto desses poderes no mercado de franquias é cada vez maior – tanto para o franqueador quanto para os franqueados – uma vez que pode exigir adaptações em seus produtos e serviço. Por exemplo, a legislação que obriga a redução do sódio nos alimentos e consumo de refrigerantes. No que tange ao sistema financeiro, a elevação das taxas de juros e de crédito afetam também os negócios.

A lista foi definida pelos executivos Jim Amos Jr., CFE da Tasti D-Lite, Philip Zeidman e Dennis Wieczoreck, ambos da Piper  LLP, John  Hamburger, do Franchise Times, e Jack Earle, da Earle Enterprises LP, franqueado de multi unidades do McDonald’s.

:: Assista: Dicas de Private Equity com Pam Hendrickson
:: Assista: A importância do compliance nas redes de franquia com Victoria Blackwell
:: Acompanhe a cobertura em tempo real da Convenção Anual da IFA 2013 pelo Facebook

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?