Notícias / Varejo / 8 pontos para você transformar a sua loja na terceira casa do cliente

8 pontos para você transformar a sua loja na terceira casa do cliente

Em artigo, Júlio Takano, CEO da Kawahara & Takano Arquitetura de Negócios, fala sobre como encantar o cliente no ponto de venda

Compartilhe:   

Entra ano, sai ano, e o varejo sempre tem novidades. Mas uma coisa é certa. O ponto de venda, em um fenômeno de transformação que já ultrapassa uma década, tornou-se um espaço de experiências e de momentos marcantes para o consumidor. Mais do que comprar produtos, ele busca novos valores, como beleza, bem-estar, prazer, espiritualidade, responsabilidade social e sustentabilidade.

Depois da casa e do trabalho, o terceiro lugar na lista dos consumidores, que buscam experiências, facilidades e prazer, deve ser ocupado pelas lojas no varejo. As empresas do futuro, com esse olhar estratégico e aguçado nas mudanças do comportamento de consumo nos últimos anos, são aspirantes a ocuparem rapidamente esse espaço na vida das pessoas.

Mas fazer parte desse universo exige das empresas e lojistas uma nova maneira de enxergar e tocar o negócio, não basta mais ter apenas bons preços e promoções. Da idealização à operação do PDV, é preciso ter em mente a necessidade de ofertar pontos de contato da marca com o consumidor.  

Costumo dizer que experiências cristalizam indulgências e geram desejo, fidelização e incremento de vendas, bem como soluções para a construção de um branding icônico, capaz de atrair o consumidor, satisfazer seus anseios de consumo e ainda assegurar uma relação duradoura com ele. Difícil? Não, se houver desejo e vontade.

Para você, varejista, deixo algumas dicas fundamentais, que vão da jornada de compra à gestão do seu negócio. Tudo para que o cliente se sinta verdadeiramente em sua terceira casa a partir de uma experiência que seja cristalizada em seu propósito e valores, tornando-o protagonista na operação.  

1.    Experiência do cliente (o terceiro lugar):

Ofereça um atendimento excelente, ambiente atraente e produtos de qualidade. O foco é proporcionar uma experiência positiva e agradável, criando um relacionamento duradouro e fidelidade.

2.    Gestão eficaz de estoque (gestão de categorias e planogramas)

Mantenha o equilíbrio adequado de produtos para atender a demanda dos clientes. O controle é essencial para alavancar as vendas e otimizar os custos operacionais.

3.    Inovação e adaptação (ecossistema de negócios): 

Esteja aberto a novas tecnologias e tendências de mercado, além de se adaptar rapidamente às mudanças. Tenha processos bem estruturados e aposte sempre nos recursos tecnológicos em suas estratégias.

4.    Marketing eficiente (trade marketing + retail media + ROI):

 Implemente estratégias de marketing inteligentes para atrair e reter clientes. Valorize a área como investimento que gera valor à empresa, especialmente com as ferramentas inovadoras à disposição.

5.    Equipe bem treinada (academia corporativa):

Tenha funcionários capacitados, motivados e capazes de oferecer um excelente atendimento ao cliente. Uma equipe treinada e atualizada com os valores e estratégias da empresa gera bons resultados.

6.    Localização estratégica (retail as service):

 Escolha locais que sejam convenientes e acessíveis para o público-alvo. Um bom ponto comercial pode tornar sua empresa uma referência.

7.    Consciência financeira (gestão + governança):

Mantenha uma gestão financeira sólida, controlando despesas e otimizando receitas. Uma boa gestão, com transparência e gerida por bons processos, garante a viabilidade comercial de seu negócio.

8.    Foco na qualidade (objeto de desejo do cliente):

Ofereça sempre os melhores produtos e serviços aos clientes. Gerir a qualidade requer um esforço contínuo para que os padrões mínimos sejam atendidos e sempre se busque suas melhorias.

Esses são apenas alguns elementos importantes que levam as empresas a superarem os desafios cada vez mais expressivos. O futuro é promissor mediante uma abordagem proativa e as transformações são inevitáveis. Elas acontecem a todo instante e os varejistas, sob a pena de perderam espaço para a concorrência, devem abraçar as oportunidades, tendo os clientes como focos centrais de suas ações.

Dicas dadas e anotadas? Bora lá varejar...


*Júlio Takano é CEO da Kawahara & Takano Arquitetura de Negócios

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?