A KNN Idiomas, rede brasileira de franquias educacionais, lançou um modelo de negócio exclusivo para shoppings. A proposta é oferecer uma escola de inglês com estrutura compacta, menor custo de instalação e operação, mas mantendo a essência do método próprio da rede, baseado em conversação desde a primeira aula.
O novo formato foi testado e a franqueadora destaca a unidade inaugurada no Plaza Rio das Ostras, no Rio de Janeiro. A unidade surpreendeu ao superar em mais de 300% a meta inicial de matrículas: em apenas 26 dias, alcançou 128 alunos em cursos de inglês. A previsão era de apenas 30 matrículas no primeiro mês. A alta demanda levou à expansão imediata da escola, com abertura de novas salas, além de gerar uma lista de espera de 40 estudantes.
“O shopping é um ambiente estratégico para a expansão, pois reúne um público diversificado em busca de conveniência. Nosso modelo compacto permite ao investidor abrir uma escola de idiomas em local de grande circulação, com rápido retorno e alta visibilidade, sem perder a essência do método KNN, que coloca o aluno para aprender inglês desde o primeiro dia”, afirma Reginaldo KNN, CEO da rede.
Além dos resultados expressivos em Rio das Ostras, a marca reforça sua presença nacional com 670 unidades negociadas e 473 em operação. O diferencial está no suporte estratégico ao investidor: antes da abertura, é feito um estudo detalhado da região, da concorrência e do perfil de público, aliado a um acompanhamento contínuo em gestão, marketing e pedagogia. Essa estrutura tem permitido que franqueados alcancem retorno acelerado mesmo em formatos compactos de shopping.
A combinação entre a força do setor de shoppings e a demanda crescente por educação mostra por que as franquias de idiomas seguem como uma das opções mais atrativas para empreendedores que buscam negócios sólidos em um mercado de alta competitividade.
A força do shopping center
O setor de shopping centers segue em expansão no Brasil com 648 empreendimentos em operação, mais 17 previstos até o fim do ano, e um fluxo de 476 milhões de visitantes mensais, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Esse desempenho reforça a força dos shoppings como ambiente estratégico para negócios de serviços e abre caminho para o crescimento de redes de franquias, especialmente no segmento de educação.
Os estabelecimentos encontram nos shoppings uma estrutura pronta para o atendimento do cliente e padronizada, como serviços de segurança, limpeza, climatização, estacionamento, higiene e conveniência, que facilitam a operação da franquia ao reduzir a necessidade de investimentos em infraestrutura básica.
As franquias de foodservice também encontram um cenário favorável para escalar nesses centros comerciais. Segundo a Abrasce, 25 mil marcas distintas estão presentes, hoje, em shoppings brasileiros, sendo 4,4 mil delas (18%) especializadas em alimentação. Desse total, 48% são redes de franquias de foodservice.
Imagem: Divulgação