A Algar, empresa de soluções de tecnologia da informação e telecomunicações do Grupo Algar, adotou uma estratégia para o modelo de franquia chamado de ISP. O formato é destinado a provedores de internet regionais, com uma base de mais de 7 mil clientes, que buscam acelerar seu crescimento, tornando-se um franqueado da marca. O modelo de negócio permite ao fundador permanecer à frente da operação local.
Segundo a empresa, este modelo busca solucionar um dos desafios do setor: a crescente complexidade operacional que desvia o foco do empreendedor de sua atividade principal. Questões como gestão de faturamento, segurança de rede e a necessidade de ampliar o portfólio de serviços são assumidas pela estrutura da Algar, enquanto o franqueado local se concentra na expansão da rede, vendas e atendimento ao cliente.
“O empreendedor regional construiu um negócio de imenso valor para sua comunidade. Nosso modelo propõe uma aliança para potencializar seu legado. Assumimos a complexidade operacional para que ele possa se dedicar à estratégia de crescimento e ao relacionamento com o cliente, que são seus grandes diferenciais. É uma relação que soma a força da nossa marca e infraestrutura à agilidade e ao conhecimento do mercado local”, explica Jeanderney Faleiros França, head de Negócios Franquia na Algar.
Parceria de ponta a ponta
Diferente de uma aquisição, em que o fundador vende seu negócio, ou de uma parceria comercial limitada, o modelo da Algar Franquias propõe uma gestão compartilhada. A franqueadora assume a complexidade do suporte ao franqueado e garante o acesso à tecnologia aportada na companhia e a infraestrutura de backbone, data centers e monitoramento de rede 24 horas por dia, 7 dias por semana, com mitigação de ataques e gestão de ativos.
Outra vantagem para o franqueado é a eficiência operacional com a gestão completa de processos como Billing, CRM, faturamento e cobrança, aliada ao portfólio completo de produtos e ao poder de negociação com fornecedores em grande escala.
Ao franqueado, cabe a gestão da presença local, a construção de redes, as equipes de instalação, as vendas e o suporte de campo, com a força de uma marca com atuação nacional.
Resultados comprovados e expansão
A eficácia do modelo é comprovada pela recente adesão de novos franqueados em localidades estratégicas como Brasília, Goiânia, em Goiás, e no bairro de Itaquera, na zona leste da capital paulista. Atualmente, a rede já conta com 34 franqueados em mais de 100 cidades.
Os depoimentos dos franqueados reforçam o impacto da parceria. “Depois que me tornei franqueado Algar, tive um crescimento substancial. Passamos de 4,5 mil para 9 mil clientes”, relata Lucas Lemes, franqueado de Luz, em MInas Gerais. O sentimento é compartilhado por Josué Balarin, de Cosmópolis, no interior paulista. “Os clientes não sofreram com a transição e, logo nos primeiros meses, conseguimos um crescimento de 10% acima do que foi projetado para o período”, afirma.
Crescimento sustentável
O modelo de negócio ainda recebeu a tradicional premiação TOP25 do Franchising Brasileiro por dois anos consecutivos. A premiação é concedida pelo Grupo Bittencourt, consultoria especializada na gestão e expansão de redes de negócios, franquias, varejos e indústria, durante o BConnected, evento proprietário realizado há 15 anos.
Na edição 2025, realizada entre os dias 7 e 8 de outubro, no Teatro Santander, em São Paulo, o tema do evento e da premiação foi “O código do crescimento”. Foram reconhecidas as marcas que representam exemplos de visão e consistência na expansão. “Este prêmio é o reconhecimento de oito anos de trabalho e dos sete anos do Algar Franquias, uma rede com mais de mil pessoas. Ele celebra um modelo de negócio equilibrado, que beneficia franqueados, a Algar e, principalmente, nossos clientes. Essa conquista reafirma nossa posição como uma marca forte e presente nacionalmente, elevando nosso patamar no franchising e varejo brasileiro”, finaliza Jeanderney.
Imagem: Divulgação