A Clover, plataforma de pagamentos e gestão de negócios, chegou ao Brasil em dezembro de 2024 pelos braços da Fiserv, líder global em tecnologia de pagamentos e serviços financeiros. Para além das transações financeiras, a plataforma foi criada para atender as necessidades de gestão e de crescimento de empresas de todos os tamanhos, mesmo aquelas que ainda não utilizam automações comerciais.
Seis meses depois, a Fiserv lançou um modelo de franquia da nova operação. A Loja Clover se tornou um ponto de operação físico para a oferta do portfólio de serviços oferecidos pela plataforma. O novo modelo foi apresentado pela organização na ABF Expo Franchising 2025, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 26 e 28 de junho. Os visitantes conheceram, na prática, como a solução funciona.
O serviço conta com automações dos principais desenvolvedores de software do mercado, para conciliação facilitada de vendas, incluindo dinheiro e Pix, gestão de colaboradores, administração do negócio e suporte remoto, desde a demonstração prática das soluções até o suporte pós-venda.
Espaço de consultoria
O modelo de franquia da Loja Clover tem como objetivo oferecer um espaço de consultoria com experimentação, na qual o varejista possa identificar as melhores soluções para suas necessidades de negócio, bem como entender os recursos disponíveis capazes de alavancar sua operação enquanto ele se dedica ao que importa mais: aumentar as vendas e gerar receita.
Além disso, investir no modelo físico de comercialização da Clover amplia a capilaridade da plataforma em território nacional, aproximando o franqueado e seu amplo conhecimento da região dos varejistas locais, fortalecendo o relacionamento e a confiança na adoção de novas tecnologias, além de servir como base estratégica para o suporte logístico e comercial.
Com a Loja Clover, os franqueados da Fiserv podem integrar a oferta, ainda, às soluções de Pix, Transferência Eletrônica de Fundos (SiTef) e e-commerce da Fiserv, além da Clover Capital, solução de capital de giro que apoia o crescimento sustentável dos negócios de forma rápida e simplificada.
A primeira unidade será inaugurada já no segundo semestre de 2025 no Espírito Santo, com foco na regionalização dos serviços financeiros e expansão da atuação em mais de 20 mil estabelecimentos comerciais. Com essa estratégia, a Fiserv reforça seu compromisso em aproximar a tecnologia de pagamento dos pequenos e médios negócios brasileiros, fomentando o desenvolvimento do varejo regional.
Experiência de pagamentos
“Com Clover, inauguramos um novo padrão de experiência de pagamentos, que muda a dinâmica do ponto de venda. É a resposta da Fiserv às demandas do varejo, e desafiamos o mercado a alcançar novas possibilidades com um ecossistema que entrega real valor”, afirma Jorge Valdivia, general manager no Brasil da Fiserv. “Trazemos uma tecnologia financeira que conquistou o mundo para habilitar o crescimento das empresas brasileiras”.
Para lançara a plataforma no País, a Fiserv considerou as particularidades do mercado local, como precisar lidar com diversos fornecedores e as diferentes tributações aplicadas. Para o varejo, não ter todas as informações das vendas conciliadas de forma automática pelas soluções existentes gera muito trabalho manual para a gestão do fluxo de caixa, impactando a eficiência e o foco na venda, principalmente, nos casos de transações em dinheiro ou Pix.
A operação nasceu com um aplicativo, batizado de Centraliza, que concilia transações com base no extrato das adquirentes e na inserção dos dados de vendas realizadas com outros meios de pagamento. A plataforma permite ao estabelecimento escolher as bandeiras de cartão e instituições financeiras com as quais quer trabalhar, de acordo com as vantagens que cada uma traz ao negócio, em um só dispositivo.
No dashboard web, os varejistas podem controlar as vendas por loja ou por rede (no caso de filiais e franquias), criar um cadastro de clientes para tomar decisões sobre descontos e promoções e acompanhar o desempenho dos vendedores, facilitando a adoção de programas de incentivo e premiações. Os relatórios administrativos e gerenciais ficam armazenados em ambiente seguro na nuvem e podem ser acessados, juntamente com outros recursos, 24 horas por dia, sete dias por semana, e de qualquer lugar do mundo.
Imagem: Divulgação