Início / Notícias / Saúde, Beleza e Bem-Estar / O Boticário acelera estratégia de refis e projeta crescimento de vendas

O Boticário acelera estratégia de refis e projeta crescimento de vendas

A marca prevê crescer 35% e ampliar margens de forma consciente e sustentável

O Boticário acelera estratégia de refis e projeta crescimento de vendas
Redação Publicado em 31 de Agosto de 2025 às, 14h45.

Compartilhe:   

Como parte de uma estratégia para além do consumo e da venda, o Boticário a aposta nos refis de seus produtos como forma de atender a uma demanda crescente por alternativas sustentáveis. Segundo a companhia, este interesse impulsiona um movimento positivo para toda a cadeia produtiva e tem performado acima do esperado no varejo. Em 2025, a tendência teve um desempenho 105% acima da meta já na primeira quinzena de resultados.

Foram mais de 801 mil pesquisas por “refis” no e-commerce oficial do Boticário de janeiro à primeira semana de agosto. Os números ainda indicam o e-commerce da marca como destino de consumidores que buscam por essa alternativa sustentável de consumo.

“Os resultados comprovam a força da nossa estratégia: nos primeiros quinze dias atingimos 83,3% da meta total prevista (para 21 dias), promovendo um crescimento de quase 200%, considerando todos os canais de venda”, afirma Paulo Roseiro, diretor-executivo de categorias do Grupo Boticário.

No digital, os consumidores já elegeram seus best sellers: com mecânica “compre e leve refil”, os mais comprados são Hidratante Nativa Spa de Ameixa Negra 400 ml, Ameixa 400 ml, Uva Merlot 400 ml, Orquídea Noire 400 ml e Cuide-se Bem Deleite 400 ml.

Além do resultado positivo no varejo desde 2021, a estratégia de refis reforça a eficiência em usos de recursos e custos na cadeia. Na linha Nativa SPA, por exemplo, um refil de 350 ml utiliza 78% menos plástico do que a embalagem regular de 400 ml. A marca estima que a escolha por refis evita cerca de 280 toneladas de resíduos por ano, com integração ao Boti Recicla, programa que recolhe embalagens de qualquer marca e as destina a cooperativas parceiras — iniciativas que reduzem desperdício, preservam margens e reforçam reputação junto a consumidores e franqueados.

DNA responsável

Para reforçar o compromisso com o meio ambiente, o Grupo Boticário adota um olhar para o futuro tão ambicioso quanto responsável. Até 2030, a empresa mantém metas consistentes de alcançar 45% de reciclagem de suas embalagens, e uma das estratégias para isso é o incentivo ao uso de refis, que representam uma opção mais sustentável e consciente.

Essa iniciativa está aliada ao estímulo de descarte correto das embalagens pós-consumo, por meio do Boti Recicla, o maior programa de logística reversa em pontos de coleta no varejo de beleza do Brasil. O projeto reforça o chamamento do Grupo Boticário aos consumidores para, juntos, construírem um futuro mais sustentável.

Boti Recila Store

Em maio de 2025, a flagship de Pinheiros, zona oeste da capital paulista, ativou a Boti Recicla Store, a primeira loja do mundo em que o resíduo reciclável será aceito como moeda. 

Durante os três dias de ação, os consumidores levaram embalagens vazias de qualquer marca de cosméticos para a loja. A pesagem foi realizada por meio de uma balança exclusiva, desenvolvida integralmente pela marca, desde a carcaça até a tecnologia embarcada, para calcular os créditos de troca com base no peso dos resíduos. A troca foi feita na hora, de forma simples e acessível, reforçando a importância da logística reversa e da reciclagem.

A iniciativa resultou na coleta de mais de uma tonelada de resíduos, evitando a emissão de aproximadamente uma tonelada de CO₂. Todo o volume foi triado por tipo de material para envio à reciclagem com destinação adequada e coletado por uma cooperativa parceira da empresa. Parte dos materiais foram enviados para a empresa de comunicação visual Mão Colorida, onde serão transformados em ecochapas, as quais são fabricadas a partir de materiais de baixa reciclabilidade, evitando desperdício e impacto ambiental.

A Mão Colorida é uma empresa parceira da marca e especializada em projeção e construção de pontos de venda. As chapas sustentáveis substituirão o MDF e outros insumos convencionais no mobiliário de novas lojas da marca, fechando o ciclo produtivo com demonstração, na prática, do potencial da economia circular.

Imagem: Divulgação

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?