A rede de clínicas odontológicas, Orthodontic Center, nasceu na cidade de Londrina, no Paraná. A empresa foi fundada, em 2002, pelo dentista Fernando Massi, pela esposa, Ana Lúcia de Souza Massi, e mais dois colegas de faculdade, Claudia Consalter e Edmilson Antônio.
Em início de carreira, os quatro profissionais trabalhavam em clínicas com outros dentistas. Em 2000, Fernando decidiu abrir seu próprio consultório com a sua esposa Ana Lúcia. Porém, com a falta de um planejamento adequado, o retorno do investimento não foi alcançado e a margem obtida era suficiente para pagar apenas as despesas do consultório. O mesmo aconteceu com Cláudia e Edmilson.
Após dois anos, os quatro amigos começaram a desenvolver um plano de negócios, buscaram informações e conhecimento empresarial, com auxílio do Sebrae. Quando a clínica foi aberta de forma planejada e gerenciada com eficiência, os resultados começaram a ser expressivos. Com o sucesso aparecendo, outros profissionais começaram a se interessar pelos mesmos moldes da Orthodontic Center.
Foi então que os quatro colegas procuraram auxilio para expandir o negócio pelo do sistema de franchising. O plano de expansão nacional foi iniciado e a Orthodontic abriu a sua primeira franquia em Santa Catarina.
A filosofia de trabalho da Ortodontic Center foi, desde cedo, bem definida. Baseia-se na manutenção permanente do elevado padrão de qualidade dos seus serviços para a completa satisfação dos clientes, que são atendidos por profissionais altamente qualificados em um ambiente agradável.
Com muita dedicação, a pequena clínica de ortodontia, iniciada com duas equipes em um imóvel de 80 m², hoje conta com imóvel próprio e um Centro de Treinamento com mais de 1.500 m² de construção.
Após duas décadas, a rede permanece administrada pelos quatro sócios: Fernando, Ana Lúcia, Claudia e Edmilson, e mais de 350 clínicas em funcionamento no Brasil. A marca já realizou, neste período, mais de 8 milhões de atendimentos.
Para investir
Segundo a Orthodontic Center, as clínicas permitem uma lucratividade de 25% sobre o faturamento bruto, que gira em torno de R$ 2,4 milhões por ano. Além disso, 80% da rede é composta por multifranqueados, o que fortalece a segurança do negócio. São 120 novos pacientes todo mês.
Entre as vantagens, a rede destaca, primeiro, a alta demanda do setor. De acordo com os dados, 86 milhões de brasileiros precisam de aparelho e existem aproximadamente 400 mil dentistas ativos no País. O mercado de odontológico cresce a 13% ao ano até 20230, uma estimativa bastante positiva para o setor que movimenta R$ 38 bilhões somente em território nacional.
Para obter os dados de investimento e mais informações sobre os modelos de clínica, é preciso entrar em contato com a franqueadora pelo portal da rede.
Imagem: Reprodução