A história da Mundo Verde é uma jornada épica para o varejo: de simples "lojinha para naturebas" transformou-se na maior rede especializada em produtos naturais e orgânicos com foco em bem-estar da América Latina. A primeira unidade nasceu em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, em 1987. Com pioneirismo, consolidou-se no mercado como a maior franquia de saudáveis, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Inicialmente uma empresa familiar, a Mundo Verde foi fundada por Isabel Maria Antunes Joffe, com ajuda do marido, Elísio Joffe, e seus irmãos, Jorge e Arlindo Antunes.
A primeira unidade era uma loja de 25 m², com apenas um funcionário. Aos poucos a marca foi conquistando clientes, principalmente cariocas que subiam a serra em busca de mais qualidade de vida nos fins de semana e feriados. Seis anos depois, em 1993, a empresa optou pelo sistema de franquia para expandir seus negócios e abriu a primeira franqueada em Nova Friburgo, também no estado do Rio.
A proposta ganhou cada vez mais adeptos que a rede logo chegou a Niterói, à capital, na cidade do Rio de Janeiro, abrindo a primeira loja em Ipanema.
Hoje, a rede conta com mais de 200 franquias em operação e sete lojas próprias. A Mundo Verde está presente em aproximadamente 1.500 pontos de venda, em 22 estados e comercializa mais de uma centena de produtos da sua própria marca.
Evolução da marca
A trajetória do Mundo Verde se confunde com a história de vida de Isabel, que vislumbrou a importância da alimentação saudável 38 anos atrás, quando começou a se informar sobre o tema para criar as filhos. Ela e o marido moravam nos Estados Unidos quando a busca começou. Maria despertou o interesse por alimentos naturais e orgânicos, pela ecologia, e o assunto tornou-se essencial em sua vida. Ela participou de workshops sobre alimentação vegetariana, estudou Nutrição e Medicina Natural.
No retorno ao Brasil, resolveu apostar em um segmento ainda inédito no País, iniciando um empreendimento com foco em produtos naturais, dentro de um conceito amplo e inovador, em seu próprio estilo. A ideia abrangia qualidade de vida, dentro e fora do meio profissional, e incluía o meio ambiente, moradia, saúde, segurança, lazer, laços familiares e, principalmente, ética nos negócios e na vida pessoal. O exemplo de empreendedorismo de Isabel é uma força marcante na rede, que tem como norma buscar franqueados que se identifiquem com o estilo de vida proposto desde a sua criação.
"O Mundo Verde nasceu de um sonho de levar qualidade para a alimentação e para a vida das pessoas, promover a cultura do bem-estar, divulgar e fortalecer o respeito ao meio ambiente, o consumo consciente, a responsabilidade social e a cidadania", ressalta Isabel, que também é diretora de Marketing e ombudsman da rede. "Hoje, a Mundo Verde virou um estilo de vida, de coisas positivas, saudáveis e boas para o planeta. Para nós, antes de ser um grande negócio, é um modo de olhar a vida e o mundo", afirma. Em Petrópolis, onde até hoje vive, a família administra a franquia e a primeira loja da rede.
Conceito em vida saudável
A Mundo Verde disponibiliza milhares de produtos saudáveis diariamente. Além da linha própria, comercializa itens de marcas parceiras que atuam no mesmo segmento de wellness em categorias como alimentos e bebidas, suplementos, higiene, beleza, bem-estar e linha pet.
Os vendedores são treinados para dar informações nutricionais e deixar os consumidores à vontade para escolher seus produtos e, assim, promover um ambiente que estimula o relaxamento, com música e incensos.
Princípios e valores
A empresa agrega em sua essência valores e princípios como o comércio justo, o consumo consciente, a ética nos negócios e a responsabilidade social, cultural e ambiental.
"Nosso conceito e filosofia formam uma perfeita união com os anseios dos clientes, que entram em nossas lojas essencialmente para compartilhar ideais. A rede virou um estilo de vida, de coisas positivas, saudáveis e boas para o planeta. Para nós, antes de ser um grande negócio, é um modo de olhar a vida e o mundo", destaca Isabel.
Reconhecimento
O reconhecimento da sociedade em investimentos sociais e ecológicos reflete a conquista de vários prêmios, entre eles: Valor Social de 2003, 2004 e 2005, promovido pelo Jornal Valor Econômico e Institutos Ethos e Akatu.
Em 2004, concorrendo com mais de 450 franquias, inclusive internacionais com operação no Brasil, Mundo Verde recebeu o prêmio de "Melhor Franquia do Brasil", promovido da Pequenas Empresas e Grandes Negócios.
Outros prêmios de destaque:
- 2010: Prêmio Top Blog e Prêmio Arquitetura Sustentável
- 2011: Prêmio Stand Sustentável ABF
- 2012: Selo de Excelência ABF e Prêmio Stand Sustentável ABF
- 2014: Selo de Excelência ABF, Prêmio Franquia 5 Estrelas, Melhores Franquias do Brasil (PEGN)
- 2015: Selo de Excelência ABF
- 2018: Top of Wellness da Editora Abril
Para investir
A Mundo Verde destaca os benefícios de escolher a empresa para investir em um negócio próprio:
- Marca reconhecida e premiada: confiança e reputação construídas ao longo de 38 anos;
- Know-how comprovado: considerada a maior curadoria de produtos ligados à saúde, treino e bem-estar da América Latina;
- Mix de produtos homologados: diversidade e qualidade garantidas;
- Gestão participativa: conselho de franqueados ativo;
- Presença digital forte: venda em múltiplos canais, incluindo site, WhatsApp, aplicativos e lojas físicas; e
- Top of Mind no segmento: reconhecimento como líder de mercado.
Para entrar no negócio o investimento inicial é a partir de R$ 250 mil, com prazo de retorno estimado entre 24 e 36 meses. É feita uma cobrança de 5% de royalties e de 1% de fundo de marketing.
Imagem: Reprodução