Início / Notícias / Negócios / Liderança: 4 dicas de gestão de pessoas para aplicar em seu negócio em 2023

Liderança: 4 dicas de gestão de pessoas para aplicar em seu negócio em 2023

Liderança: 4 dicas de gestão de pessoas para aplicar em seu negócio em 2023

Compartilhe:   

Apesar das marcas estarem apostando em grandes tecnologias e na inovação de seus serviços, são as pessoas que formam o pilar mais importante e estratégico de uma organização. Isso porque é a partir delas que tais ideias de modernização são sequer pensadas. Se surgir alguma crise na sua empresa, por exemplo, não será uma máquina que resolverá o problema, mas alguém por trás dela.

Para quem quer investir em uma boa equipe para os próximos anos, é preciso ficar atento: não basta contratar profissionais eficientes e oferecer bons salários. As pessoas querem mais do que isso. Elas querem que o ambiente que elas passam cerca de um terço de seus dias seja sinônimo de felicidade e que tenha significado e propósito.

Mas como melhorar a gestão de pessoas do seu negócio? É verdade que, em pleno século XXI, ainda não há uma fórmula concreta para o sucesso de uma empresa, mas podemos nos basear em modelos eficientes. Deixo aqui alguns pontos que acho importantes e devem ser considerados para 2023:

1- Entenda que as pessoas são diferentes e mostre que você se importa com isso!

Antes de tudo, é preciso entender e aceitar que ninguém é igual. Assim como seus clientes possuem necessidades e desejos únicos, seus colaboradores também são diferentes uns dos outros, com qualidades e fragilidades. Para explorar o que há de melhor nas pessoas que trabalham na sua empresa, é essencial conhecê-las. Portanto, faça pesquisas internas, converse com seu pessoal, saiba suas preferências e discuta sobre os principais erros e acertos da relação. Além de estarem ali pelo salário, os trabalhadores precisam criar uma relação de confiança com a empresa. Cada um precisa se sentir uma peça única e importante da marca.

2- Mostre a importância do trabalho em equipe

Como já falamos, as pessoas são diferentes e, além do líder entender isso, é essencial que o time também entenda. Em uma empresa, resultados individuais são motivados por pensamentos que contribuem para o crescimento da equipe. O time precisa estar ciente que o trabalho de cada indivíduo está interligado na marca. A comunicação interna também precisa estar 100% alinhada. Para isso, estimule o diálogo entre a própria equipe, crie um canal de comunicação que seja acessível para todos da empresa e mostre a importância de deixar as informações sempre claras.

3- Proporcione um ambiente de trabalho saudável

Seja no modo presencial ou remoto, todo gestor precisa prestar atenção em como estão as condições de trabalho dos seus funcionários. Providenciar que o colaborador tenha todos materiais e equipamentos para a execução das tarefas e analisar a relação entre jornada e a carga de trabalho são primordiais para garantir o bem-estar da equipe. Isso evita também o chamado “quiet quitting'', ação de quem deixa de se esforçar nas tarefas sem pedir demissão.

4- Invista em conversas e evite feedbacks

Aqui é novamente um caso de opinião e não uma fórmula correta, mas muitos executivos são contra a distribuição de críticas datadas, mesmo que construtivas. Isso porque não há uma troca de conhecimento quando apenas um é “julgado”. A dica é proporcionar conversas com os funcionários para entender as principais dores do dia a dia e onde a equipe pode trabalhar para amenizá-las. A ideia é oferecer uma ajuda ao colaborador e não uma bronca.

*Por Marcelo Biasoli, Country Manager da 123Seguro

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?