Notícias / Negócios e Serviços / Ex-funcionário do Detran cria plataforma que ajuda condutores a se defenderem de multas injustas

Ex-funcionário do Detran cria plataforma que ajuda condutores a se defenderem de multas injustas

Compartilhe:   

Engenheiro por formação, Lucas Oliveira  passou anos se preparando para concursos públicos que, em tese, lhe garantiriam um futuro estável. Dedicado, o jovem de 23 anos foi aprovado para uma vaga no Detran/SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), mas não demorou a perceber que o trabalho se resumia a uma rotina extremamente burocrática e com poucas oportunidades de amadurecimento profissional. Foi neste contexto que se deparou com uma enorme quantidade de multas que, muitas vezes, lhe pareciam injustas. Nascia aí a motivação para a criação, em 2017, do que hoje é a Mister Multas, uma plataforma que ajuda quem busca defesa para infrações consideradas injustas. 

"Eu tinha acesso a alguns processos de recursos e via que mais da metade das punições eram aplicadas de forma injusta. Algumas pessoas, inclusive, chegavam a perder a habilitação pelo simples fato de não saberem como entrar com o processo. Elas muitas vezes tinham razão em suas alegações, mas esbarravam na burocracia e na falta de conhecimento sobre o assunto", explica Lucas Oliveira.

Na prática, o negócio da Mister Multas tem como objetivo a defesa de pessoas que estão com pendências relacionadas à infrações de trânsito. O processo é simples. O condutor vai até uma unidade, cadastra seus dados na base da empresa e recebe em instantes a resposta sobre a possibilidade de reivindicar ou não os pontos e até mesmo a anulação dos valores a serem pagos.

"O sistema conecta o caso de cada cliente a uma base de dados alimentada por dezenas de especialistas presentes em nossa sede. Em menos de 60 minutos o cliente já tem uma posição sobre o seu caso", destaca Lucas sobre a consulta que é realizada de forma gratuita nas unidades da Mister Multas.  

O pagamento só é realizado quando o cliente opta por seguir com os trâmites necessários para anulação das multas. Segundo Lucas, a taxa de sucesso nas defesas bate a marca de 90%.

"Vale ressaltar que toda a plataforma da Mister Multas se baseia em aspectos legais de defesa do condutor. As linhas se baseiam em vários aspectos analisados como a posição irregular de radares, passando pelo envio das infrações fora do prazo e até mesmo multas duplicadas", explica o fundador da empresa que é radicalmente contra a linha de profissionais que atuam de forma irregular no país.

Além disso, a partir do segundo semestre deste ano o aplicativo da empresa deverá ser disponibilizado ao público. Na prática, o cliente deverá cadastrar os dados da multa para que a matriz faça a avaliação do caso. A partir do parecer dos consultores e localização do condutor, será indicada a unidade mais próxima para que ele possa dar início ao processo.   

Franquia

A primeira unidade aberta no início de 2017 na cidade de Tatui, no interior do Estado de São Paulo, recebe em média 30 novos processos por mês. No negócio proposto pelo empresário, o franqueado atua apenas como captador de possíveis clientes, cadastrando os dados dos condutores na base que é analisada na central da empresa.

"Tivemos uma situação em que um dos nossos clientes achou o negócio extremamente organizado e elogiou o atendimento. Ele nos perguntou se éramos uma franquia. Até aquele momento não havíamos pensado no assunto, mas a ideia nos pareceu muito boa e decidimos franquear o negócio", explica Everton Estevam, sócio de Lucas, sobre a origem do projeto de franquias da Mister Multas, que já conta com seis unidades, entre contratos fechados e unidades já em operação.

A expectativa de faturamento da dupla é de R$ 10 milhões para o ano de 2018 e tem como meta a abertura de cerca de 50 novas operações.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?