Início / Notícias / Negócio Próprio / O poder do storytelling na comunicação empresarial

O poder do storytelling na comunicação empresarial

Em sua coluna mensal, a empresária Carol Paiffer fala sobre o poder do storytelling de uma marca. Confira!

O poder do storytelling na comunicação empresarial

Compartilhe:   

Como empresários e empreendedores, muitas vezes nos concentramos em números, estratégias e resultados tangíveis. No entanto, há um elemento crucial que muitas vezes é negligenciado, mas que pode fazer toda a diferença na forma como nos conectamos com nosso público: o storytelling.

O storytelling é a arte de contar histórias, e é uma ferramenta poderosa na comunicação empresarial. Quando bem utilizado, o storytelling pode cativar audiências, transmitir mensagens de forma memorável e criar conexões emocionais com clientes, funcionários e até novos investidores.

Por exemplo, no Shark Tank Brasil, além de observar o potencial lucrativo da empresa, eu costumo escolher negócios que eu me identifico e tem uma história por trás que de alguma forma está relacionada com as minhas crenças e os meus valores. 

Como se conectar com o público?

No coração de cada grande história está a emoção. Como humanos, somos seres emocionais, e é por isso que histórias bem contadas têm o poder de nos cativar e nos envolver de uma maneira que os fatos e números nunca poderiam. 

Contar a história por trás da minha empresa ou investimento, estou chamando o meu público para fazer parte dessa jornada emocionante. Dessa forma, eles se conectam não apenas com o que fazemos, mas por que fazemos.

Quando os clientes se conectam emocionalmente com uma marca, eles são mais propensos a se tornarem leais e engajados. Eles não apenas compram produtos ou serviços, eles compram uma história, uma experiência. 

Ao transmitir nossos valores e missão por meio de narrativas envolventes, podemos construir uma base de clientes fiéis que se identificam não apenas com o que fazemos, mas com quem somos.

O poder do storytelling vai além da mera conexão emocional, também tem o poder de inspirar e motivar. Ao compartilhar os desafios que enfrentei como empreendedora, as lições que aprendi ao longo do caminho e os sucessos que conquistei.Eu mostro ao meu público que o sucesso está ao alcance deles. Estou incentivando-os a perseguir seus próprios sonhos, não importa quão grande ou aparentemente inatingível possa parecer.

Como o Storytelling pode elevar sua marca?

Em um mercado saturado, é essencial encontrar maneiras de se destacar da concorrência. O storytelling oferece essa uma oportunidade única de diferenciar minha empresa, destacando o que a torna única e especial. 

Ao compartilhar uma história marcante da trajetória da empresa, estou mostrando ao meu público o que nos torna diferentes, o que nos torna melhores e por que devem escolher fazer negócios conosco em vez dos outros.

Uma marca forte é aquela que se destaca da concorrência, não apenas em termos de produtos ou serviços, mas em termos de identidade e propósito. Ao contar nossa história de uma forma autêntica e envolvente, podemos destacar o que nos torna únicos e mostrar aos clientes porque devem escolher nossa marca em vez de outras.

Como empreendedora e investidora, aprendi que o storytelling não é apenas uma ferramenta de comunicação; é uma arma estratégica que pode elevar minha marca, inspirar meu público e construir relacionamentos duradouros. 

Portanto, não subestime o poder de uma boa história. Em um mundo cheio de ruído, uma história bem contada pode ser o que diferencia sua empresa e a leva ao sucesso.

 

Carol Paiffer

*Por Carol Paiffer é cofundadora e CEO da Atom S/A,  empresa de traders e publicadora de conteúdos educacionais sobre educação financeira, mercado financeiro e empreendedorismo de toda a América Latina.  A empresária atua no mercado financeiro desde 2005, é investidora no programa Shark Tank Brasil e sócia do Instituto Êxito de Empreendedorismo, onde é a única mulher em meio a 33 homens e fundou o Êxito Ladies, o braço feminino do projeto, para incentivar outras mulheres a aprender sobre empreendedorismo e acelerar seus projetos. 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?