A singeleza de uma flor pode trazer vários gestos. E foi o amor às flores que fez o empresário Clóvis Souza transformar a Giuliana Flores na maior floricultura online do País e, agora, escala também no varejo físico.
Visionário e determinado, o empresário trabalhava em floricultura desde os 10 anos para ajudar a família. Ainda com menos idade, também vendeu flores em um cemitério da Zona Leste de São Paulo. A loja on-line surgiu nos anos 2000 e hoje é líder do segmento como a maior empresa de flores e presentes da internet no Brasil. "Não tínhamos a pretensão de chegar até onde chegamos", conta Clóvis Souza.
Os números da Giuliana Flores são superlativos: possui 60% de market share, realizando mais de 290 mil entregas no Brasil, com um tíquete médio atual de R$ 140. O Centro de Distribuição, localizado em São Caetano do Sul, conta com um área de 2.700 m² e uma infraestrutura capaz de atender 85% das solicitações em até uma hora.
A empresa entrega para todo o Brasil e também para o exterior, não apenas flores, mas também variados artigos premium em parceria com grandes empresas como Kopenhagen, Havanna, Amor aos Pedaços, Ofner, Godiva, Lindt, Chandon, Salton, Erdinger, Guinness, Granado, Vyvedas, The Gourmet Tea.
Em 2025, um ano promissor para a marca, com sua entrada no franchising e inauguração de sua primeira flagship, a Giuliana Flores lançou uma linha própria de doces presenteáveis de três tipos: biscoito, pipoca e bombons. Os três produtos foram pensados para combinar com flores e kits tradicionais.
O lançamento reforça o posicionamento da companhia como uma empresa que entrega mais do que presentes: entrega experiências afetivas completas.
Franquias e lojas inovadoras
A previsão da Giuliana Flores de entrar no mercado de franquias entre 2019 e 2020, mas a chegada da covid-19 mudou os planos da marca. Para Souza, a mudança de prazo acabou por ser positiva para o negócio, pois houve tempo de amadurecer o projeto, que mudou completamente desde então.
Na ABF Franchising Expo 2025, a Giuliana Flores apresentou pela primeira vez os seus modelos de negócio.
- Loja full: loja de rua, completa, com mix de produtos que inclui flores preservadas, flores naturais e presentes;
- Mini: loja compacta de rua ou shopping, focada na venda de flores preservadas e presentes; e
- Quiosque: formatado para shoppings e centros comerciais com mix limitado de flores preservados e presentes.
- Boutique: projetada para encantar o cliente com sofisticação, personalização e experiência, atendimento especializado, ambientação elegante e foco na emoção de presentear.
“O formato boutique nasce com a proposta de elevar a experiência de compra, colocando as rosas preservadas no centro de uma jornada sensorial e afetiva. Queremos transformar o ato de presentear em algo duradouro, sofisticado e cheio de significado, com atenção total aos detalhes”, afirma o CEO da companhia.
O plano de expansão tem como meta de inaugurar entre 10 e 15 lojas ainda em 2025. Estes modelos estão direcionados, em um primeiro momento, para capitais e grandes centros urbanos, ou seja, para regiões de alto fluxo comercial, bairros de perfil premium e cidades com elevado potencial de consumo dentro do segmento.
Imagem: Divulgação