Início / Notícias / Moda / Os pilares estratégicos que impulsionam o crescimento da Morana

Os pilares estratégicos que impulsionam o crescimento da Morana

Gestão integrada, curadoria de informação e consistência de propósito sustentam a expansão da marca no setor de moda

Os pilares estratégicos que impulsionam o crescimento da Morana
Isis Brum Publicado em 01 de Outubro de 2025 às, 13h00. Atualizado em 01 de Outubro de 2025 às, 13h00.

Compartilhe:   

O setor de moda é um dos mais desafiadores do varejo. Os ciclos são curtos, as tendências, voláteis. Além disso, há alta dependência de variáveis externas, como o câmbio – e, a princípio, são dinâmicas que podem afastar os investidores. Mas não Jae Ho Lee, fundador da Morana. O executivo manteve resiliência e construiu uma rede sólida em bijuterias finas e acessórios femininos que ultrapassa 300 lojas e permanece em crescimento. Segundo ele, o sucesso só foi possível porque estruturou a rede com um modelo de gestão integrada sobre quatro pilares estratégicos: além da gestão, curadoria inteligente de informação, tomada rápida de decisão e consistência de identidade e propósito.

“Trabalhamos com um modelo de gestão colaborativa, em que as áreas da franqueadora atuam de forma multidisciplinar. Isso nos permite acompanhar indicadores-chave, oferecer suporte personalizado aos franqueados e ajustar ações individualmente sempre que necessário”, conta Lee.

À essa prática se soma a diversificação de fornecedores. A Morana possui cerca de 50 parceiros distribuídos entre Coreia, China e Brasil, garantindo agilidade, competitividade e inovação contínua.

O fundador da Morana estará no palco do BConnected 2025, detalhando como escalar de forma consistente e sustentável. O portal Estratégias&Negócios é media partner do evento, que acontece nos dias 7 e 8 de outubro, no Teatro Santander, em São Paulo, e publica uma série de reportagens com palestrantes e speakers confirmados na edição deste ano.

Leia também: Incentivos instantâneos reduzem turnover e ampliam escala
Leia também: Retail media abre novo ciclo de crescimento no varejo

Conexão com o público-alvo

Segundo o fundador da marca, o ambiente de consumo, hoje, está saturado de estímulos e opções. Por essa razão, considera fundamentais dois conjuntos de elementos:

  • Curadoria inteligente de informação e tomada de decisão ágil: escolher o que agrega valor e descartar o que não fortalece a marca evita conteúdos vazios e reforça consistência, no entanto, na era digital, essas decisões precisam ser tomadas rapidamente. A estratégia da Morana para crescer inclui squads de influenciadoras diversas, permitindo representatividade real e conexão genuína com diferentes comunidades. Esse movimento amplia alcance e, principalmente, aprofunda a relação com o público, com comunicação alinhada em toda a rede.
  • Consistência de identidade e de propósito: em um mercado saturado, é o posicionamento claro que diferencia. Consumidores buscam identificação com valores e estilo de vida, não apenas produtos. Crescer com identidade exige escuta, seleção cuidadosa e comunicação intencional apoiadas por inteligência, agilidade e empatia como códigos essenciais.

Na prática, esses pilares do crescimento da Morana refletem simultaneamente na gestão do negócio, que valoriza: escuta ativa, as pessoas e a multidisciplinaridade. As decisões não são centralizadas: diferentes áreas e competências participam, transformando diversidade de perspectivas em inteligência estratégica.

Com os franqueados, a lógica é de parceria. “Mantemos padrões bem definidos que garantem a identidade da marca, mas escutamos muito os franqueados, que estão na ponta e têm muito para contribuir”, conta. “Esse estilo de gestão impacta diretamente a performance porque engaja os franqueados e suas equipes. Quando todos sentem que fazem parte das decisões e que suas vozes são ouvidas, a motivação cresce e, com ela, os resultados em loja”, complementa o fundador da Morana.

O mesmo zelo é percebido na busca constante do equilíbrio entre físico e digital. O e-commerce da Morana, lançado em 2021, foi estruturado como canal complementar, nunca concorrente às lojas físicas, representando cerca de 21% do faturamento total na atualidade. O objetivo da marca é de que a plataforma atue junto à rede para fortalecer a marca como um todo, nunca concorrendo com  as operações no ponto de venda de físico.

A pandemia acelerou a digitalização das vendas e mudou também os hábitos de consumo. A Morana passou a fazer uso estruturado do Instagram das lojas, com conteúdos oficiais compartilhados em rede e WhatsApp, consolidado como canal de relacionamento e vendas. “Quando falamos em inovação, não nos referimos apenas ao uso de novas tecnologias. Inovar também é colocar ferramentas já existentes a serviço do negócio”, destaca Lee.

Aprender e inspirar

Para os executivos que estarão no evento, Jae Ho Lee resume aprendizados que podem inspirar outras redes a trilhar o seu caminho de sucesso:

  • Resiliência e visão estratégica: aceitar dar um passo para trás para avançar dois à frente;
  • Profissionalização contínua: encarar o mercado dinâmico como jogo sem regras fixas;
  • Inovação com coragem: adaptar-se sem perder identidade; e
  • Escuta e parceria: transformar diversidade de perspectivas em força de rede.

“A principal lição da nossa trajetória é não desistir diante dos desafios”, afirma Lee. “Resumindo, inteligência no crescimento vem da combinação entre visão de futuro, inovação, resiliência e coragem para se adaptar”, conclui.

O BConnected

O BConnected é o principal evento de gestão de redes de negócios e franquias da América Latina. Em 2025, completa 15 anos e tem a previsão de receber mais de 2 mil participantes, entre os quais, 80% de perfil decisório, incluindo fundadores, sócios, C-Levels e diretores de operações dos setores de varejo, franchising, indústria e serviços. O tema definido para este ano é “O Código do Crescimento – Decifrando as estratégias para expandir com inteligência em um ambiente complexo e hiperconectado”. Em outras palavras, o evento abordará os desafios do crescimento na era pós-digital e gerar conhecimento e insights claros para o público presente e para a audiência que acompanhará o BConnected online.

Líderes de marcas globais como Alpargatas, Nvidia, McDonald’s, Tommy Hilfiger, AmPm, Natura, Dexco, Stix, entre outras, irão debater a cultura de inovação, as abordagens inéditas em dados, as mais recentes experiências do consumidor virtual e as estratégias mais atuais em expansão de negócios.

No segundo dia, haverá o anúncio dos vencedores do Selo Top 25 do Franchising Brasileiro. O prêmio, também alinhado ao tema central do BConnected, completa 8 anos em 2025.

Como participar

Os ingressos estão disponíveis para participação presencial e online por meio da plataforma Sympla. Clique aqui para adquirir o seu ingresso presencial. Para ingressos online, o leitor do SF tem 50% de desconto. Clique aqui para adquirir o ingresso online.

Local:
Teatro Santander, São Paulo
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, Vila Olímpia – São Paulo

Data e horário:
De 7 a 8 de outubro de 2025, a partir das 8h30 até as 18h do segundo dia

Informações:
www.bconnected.com.br

Imagem: Arquivo Pessoal

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?