Início / Notícias / Moda / Diretor da Tommy Hilfiger mostra como cultura gera expansão

Diretor da Tommy Hilfiger mostra como cultura gera expansão

No BConnected, Paulo Matos detalha como a marca converte capital cultural para expandir

Diretor da Tommy Hilfiger mostra como cultura gera expansão
Isis Brum Publicado em 25 de Setembro de 2025 às, 08h00. Atualizado em 25 de Setembro de 2025 às, 08h00.

Compartilhe:   


Poucas marcas conseguiram traduzir cultura em negócio com a mesma consistência da Tommy Hilfiger. Desde os anos 1990, quando o rapper Snoop Dogg usou uma polo da marca no programa Saturday Night Live e a transformou em um ícone do hip hop, a Tommy entendeu que seu diferencial estava em capturar e amplificar o buzz cultural.

“Tommy sempre soube que o negócio dele era buzz combinado com design. Ao longo dos 40 anos da marca, soube muito bem como capturar buzz das suas ativações”, afirma Paulo Matos, diretor-geral da Tommy Hilfiger. No BConnected 2025, Matos promete revelar parte desse segredo. “Como transformar esse capital cultural em um motor de crescimento, eu vou mostrar um pouco do nosso segredo no BConnected”, antecipa.

Diretor da Tommy Hilfiger mostra como cultura gera expansão

O BConnected é o principal evento executivo de varejo, negócios e franchising da América Latina, promovido pelo Grupo Bittencourt, consultoria especializada em gestão, conceito e expansão de redes de negócio e franchising. A expectativa deste ano é reunir 2 mil pessoas no Teatro Santander, nos dias 7 e 8 de outubro. O portal Estratégias&Negócios é media partner do evento e publica uma série de entrevistas com líderes do mercado que subirão ao palco do BConnected.

Em um cenário de consumidores hiperconectados, o desafio é transformar engajamento em conversão. Matos explica que a Tommy não foca em perseguir métricas imediatistas, mas em manter consistência de marca: “Nós focamos mais em quem nós somos e trabalhamos para que nossas ações se tornem relevantes para nosso público. O impacto dos consumidores mexe na evolução da marca como um todo a longo prazo”

Assim, a estratégia da Tommy Hilfiger é construir relevância cultural para, depois, colher resultados sustentáveis. 

Comunidades globais e resultados de negócio

Para o executivo, construir comunidades globais em torno de uma marca é menos sobre modismos e mais sobre autenticidade. Alcançar esta última requer, primeiro, que o storytelling seja verdadeiro e que tanto a direção quanto os elementos que conversam com a marca sejam claros e bem direcionados.

Segundo Matos, escalar em ambientes complexos não é um desafio quando há clareza na identidade da marca. “Se você souber muito bem quem você é, o ambiente deixa de ser complexo”, avalia. Este critério leva a outro conselho: “fuja do efeito manada”. Na opinião dele, seguir tendências e estratégias apenas porque todo mundo está seguindo, não gera resultado.

A atuação da Tommy Hilfiger em diferentes países exige equilibrar identidade global e adaptações regionais. A marca define uma direção macro globalmente, mas permite que cada região faça sua “tropicalização”. “No Brasil, seguimos esse mantra. Adaptamos a linguagem e as ações ao público local, sem perder de vista a essência da marca”, resume Matos.

Lições para executivos brasileiros

Ao refletir sobre o que executivos de varejo, indústria e franchising podem aprender com a trajetória da Tommy Hilfiger, Matos resume em aprendizados práticos:

  • Olhe para dentro: identifique as fortalezas antes de buscar expansão;
  • Construa uma base sólida: sem consistência interna, não há espaço para crescimento sustentável;
  • Ataque variáveis com clareza: a complexidade se torna administrável quando a identidade está bem definida; e
  • Evite pular etapas: crescer sem respeitar processos exige mais sorte do que estratégia.

“Vale muito mais a pena olharmos pra dentro, buscar nossas fortalezas e depois, com a base bem construída, atacar de forma consistente todas as variáveis e complexidades”, afirma. “Pulando etapa você vai precisar de mais sorte para prosperar”.

Prévia da palestra

A presença da Tommy Hilfiger no BConnected 2025 reforça a proposta do evento de decifrar estratégias para expandir com inteligência em ambientes hiperconectados. Ao compartilhar como a marca transformou cultura em crescimento e identidade em escala global, Paulo Matos deve oferecer aos líderes presentes um olhar sobre como comunidades, autenticidade e consistência podem ser convertidas em vantagem competitiva.

No Teatro Santander, em outubro, o executivo promete mostrar o “segredo do sucesso” de uma das marcas mais icônicas do mundo e convidar os participantes a refletirem sobre como traduzir esse modelo para suas próprias empresas.

O BConnected 2025

O BConnected é o principal evento de gestão de redes de negócios e franquias da América Latina. Em 2025, completa 15 anos e tem a previsão de receber mais de 2 mil participantes, entre os quais, 80% de perfil decisório, incluindo fundadores, sócios, C-Levels e diretores de operações dos setores de varejo, franchising, indústria e serviços.

O tema definido para este ano é “O Código do Crescimento – Decifrando as estratégias para expandir com inteligência em um ambiente complexo e hiperconectado”. Em outras palavras, o evento abordará os desafios do crescimento na era pós-digital e gerar conhecimento e insights claros para o público presente e para a audiência que acompanhará o BConnected online.

Líderes de marcas globais como Alpargatas, Nvidia, McDonald’s, Tommy Hilfiger, AmPm, Natura, Dexco, Stix, entre outras, irão debater a cultura de inovação, as abordagens inéditas em dados, as mais recentes experiências do consumidor virtual e as estratégias mais atuais em expansão de negócios.

No segundo dia, haverá o anúncio dos vencedores do Selo Top 25 do Franchising Brasileiro. O prêmio, também alinhado ao tema central do BConnected, completa 8 anos em 2025.

Como participar

Os ingressos estão disponíveis para participação presencial e online por meio da plataforma Sympla. Clique aqui para adquirir o seu ingresso presencial. Para ingressos online, o leitor do SF tem 50% de desconto. Clique aqui para adquirir o ingresso online.

Local:
Teatro Santander, São Paulo
Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, Vila Olímpia – São Paulo

Data e horário:
De 7 a 8 de outubro de 2025, a partir das 8h30 até as 18h do segundo dia

Informações:
www.bconnected.com.br

Imagem: Reprodução

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?