A Rommanel, franquia de joias banhadas a ouro e prata, investiu na implementação de uma solução financeira baseada em inteligência artificial (IA) no estado mineiro e está expandindo no Ceará, onde reforça seu compromisso com a geração de oportunidades e a valorização da autoestima feminina, pilares centrais de sua trajetória iniciada em 1986. Com mais de 300 lojas em funcionamento no Brasil e presença em mais de 15 países, a rede de franquias de joias tem como propósito transformar vidas por meio do empreendedorismo.
A primeira loja foi inaugurada recentemente no Cariri Shopping, em Juazeiro do Norte, e já está em pleno funcionamento, oferecendo ao público cearense um portfólio exclusivo de joias com design sofisticado e alta qualidade.
Até o final deste mês, a previsão é de abrir as portas de mais duas novas unidades em Fortaleza: uma loja de rua0, no Atacarejo, e outra, no Shopping Iguatemi Bosque, um dos centros comerciais mais movimentados da capital.
Os novos espaços seguem o modelo de atendimento direto da Rommanel, voltado tanto para clientes finais quanto para empreendedores e revendedores que buscam iniciar ou expandir seus negócios com a marca. Nesta sexta-feira, 23, será o lançamento de dez novas referências de relógios, ampliando o seu mix de produtos.
IA para ajudar nas cobranças
Outra novidade da empresa é a implementação de uma solução baseada em inteligência artificial (IA) nas unidades de. O serviço foi desenvolvido pelo Jota, assistente financeiro, e permite realizar transações via Pix, gerar QR Codes de pagamento e fazer o gerenciamento de receitas apenas com comandos simples de áudio ou texto no WhatsApp.
O objetivo da empresa é agilizar e simplificar os métodos de cobrança e pagamentos em suas lojas físicas e junto às revendedoras parceiras. Além do suporte da prestadora de serviço, os usuários poderão abrir uma conta digital gratuita no WhatsAppp habilitada a realizar transferências via Pix, gerar QR Codes para cobrar seus clientes e até gerenciar receitas e despesas por meio de comandos de áudio ou texto, sem precisar sair da plataforma de mensagens.
O projeto piloto já está sendo executado nas lojas da Região Metropolitana de Belo Horizonte e nas regiões do Triângulo Mineiro e Vale do Aço, além de Montes Claros.
Inovação estratégica
Segundo o distribuidor da Rommanel em Minas Gerais, Marcelo Cataldo, a parceria é um dos pontos-chave da estratégia de modernização da companhia prevista para 2025, sendo necessária para acompanhar o crescimento da empresa.
Para ele, é necessário contar com ferramentas que auxiliem tanto as lojas próprias quanto as mais de 6 mil revendedoras parceiras a lidar com o alto volume de vendas, principalmente, pelo WhatsApp. "O Jota oferece automatização dessas operações financeiras que precisamos", destaca.
Na prática, as lojas adotarão a tecnologia do Jota para gerar os QR Codes sempre que um cliente desejar fazer o pagamento via Pix por comandos de voz e texto. “Ao invés de precisar abrir outro sistema ou utilizar máquinas de cobrança para digitar valores e outros dados, tornando o atendimento mais demorado, nossas revendedoras autônomas podem apenas abrir a conversa com o Jota no WhatsApp e mandar um áudio pedindo para realizar essa tarefa", explica Davi Holanda, CEO do Jota.
Em Minas Gerais, além das lojas físicas, as parcerias autorizadas estão sendo instruídas sobre o cadastramento, funcionamento e os ganhos de tempo e organização proporcionados pela fintech. A proposta, segundo a empresa, é que, ao economizar tempo, as consultoras tenham incremento de vendas. E o melhor: sem precisar sair do WhatsApp.
A desenvolvedora da solução garante, ainda, que a plataforma consome poucos dados móveis, ao contrário dos aplicativos de bancos convencionais e maquininhas de cobrança.