A Laundromat iniciou suas operações no Brasil em 1987. Quatro anos depois, em 1991, o grupo atingiu a marca de 2 mil lojas na América do Sul e, em 2009, lançou o sistema de lavanderia integral, incorporando serviços para peças delicadas, com a metodologia wetcleaning e passadoria. A partir desse momento, focou sua operação no mercado brasileiro.
Em 2012, com o boom do mercado imobiliário, a Laundromat se antecipou às dificuldades que surgiram para a abertura de novos pontos comerciais e lançou as lojas modulares, formadas por contêineres, ampliando as possibilidades para a abertura de novas lojas em pontos de alta concentração de pessoas, como estacionamentos de supermercados, postos de gasolina entre outros.
Novamente inovando, em 2016, a Laundromat lançou o primeiro piloto de lojas 100% automatizadas. Em 2019, iniciou o franqueamento das operações 100% automatizadas, com uma formulação de negócio muito mais rentável, de gestão simplificada, e possibilidade de funcionamento em horários amplos, para melhor atender às demandas dos clientes.
A marca foi e continua sendo pioneira no mercado brasileiro de lavanderias, sendo a primeira a oferecer o conceito self-service, em que o cliente lava e seca suas roupas, prática muito comum nos EUA e Europa. O conceito inovador que caiu no gosto do brasileiro e vem se consolidando com crescente aceitação a cada ano.
Franquia barata
A Laundromat oferece modelos de franquia a partir de R$ 78 mil, com margem de lucro estimada em 50%. A previsão de retorno sobre o investimento é de 18 a 24 meses, sendo a área mínima para a operação de 15 m.
São mais de 4 mil máquinas em 400 unidades espalhadas pelo País. A empresa já conta com 38 anos de experiência no mercado e mais de 1 milhão de clientes atendidos.
Imagem: Reprodução