Notícias / Gráficas e Sinalização / Primeira franquia AlphaGraphics completa 20 anos e é uma das maiores do mundo

Primeira franquia AlphaGraphics completa 20 anos e é uma das maiores do mundo

Compartilhe:   

Da simples fotocópia em preto e branco às impressões personalizadas crossmedia. Durante seus 20 anos de atividades, recém-completados em 2012, a AlphaGraphics Faria Lima, primeira franquia brasileira da AlphaGraphics, líder mundial em soluções de impressão digital e comunicações personalizadas, atravessou importantes marcos do setor gráfico e de tecnologia. De 1992 para cá, muita coisa mudou. A unidade foi aperfeiçoando seu parque gráfico até chegar ao que de mais moderno existe no mercado em equipamentos e serviços, atrelados às novas necessidades das corporações e dos profissionais de marketing. Serviços como a impressão de cartões de visita, por exemplo, acompanham a unidade ao longo desses 20 anos – atualmente, eles estão mais bem acabados e podem trazer recursos como o QR Code, por exemplo.

A AlphaGraphics Faria Lima tem o maior movimento de balcão entre as 260 franquias da rede no mundo. Isso se deve, em parte, ao seu atendimento ininterrupto, 24h por dia, sete dias por semana. Em 2005, a unidade se tornou a pioneira mundial a operar no modelo non-stop. “Não era nosso plano sermos 24h, mas algumas pessoas batiam à noite desesperadas para realizar um serviço urgente. Na maioria das vezes, eram estudantes e universitários preocupados com os prazos de entrega de seus trabalhos escolares ou de faculdade. Outro público que nos procurava na madrugada eram as agências de criação, que desenvolviam peças e bonecos durante a noite e precisavam imprimir as artes a tempo de conseguirem apresentá-las nas reuniões marcadas para o começo das manhãs”, lembra Arno Witte, diretor da AlphaGraphics Faria Lima, que migrou do setor automotivo para o ramo gráfico. Nesta empreitada, Witte apostou suas fichas na primeira loja piloto corporativa da empresa no País, já em funcionamento.
 
Uma das mais importantes conquistas da AlphaGraphics Faria Lima veio em 2009, quando se tornou a primeira franquia fora dos Estados Unidos a receber o Franny Award, espécie de “Oscar” da categoria. Antes disso, a unidade já figurava entre as três maiores franquias da AlphaGraphics em todo o mundo, posição que ocupa até hoje. Também em 2009, os proprietários da unidade Faria Lima inauguraram o segundo empreendimento do grupo, novamente uma franquia da AlphaGraphics, desta vez no bairro da Vila Olímpia, também na capital paulista. Atualmente, as unidades contam com um quadro de 124 colaboradores.
 
Recordar é viver...
“Vi o sucesso da AlphaGraphics nos Estados Unidos, onde cheguei a utilizar os serviços da unidade de Nova Iorque, e me encantei com o conjunto de soluções gráficas que eles ofereciam. Me pareceu um conceito muito interessante. Em um só lugar, as pessoas podiam solicitar desde cópias a serviços de acabamento, passando por cartões de visita, que ficavam prontos com muita rapidez”, conta Witte, recordando como teve a ideia de comandar a primeira unidade franqueada da AlphaGraphics no Brasil. Tomada a decisão, o executivo visitou a matriz da rede em Tucson, Arizona, nos Estados Unidos, e conheceu todos os detalhes da operação.
 
Curiosidades
- Há duas décadas, a sensação da AlphaGraphics Faria Lima era a primeira Xerox 5775 copiadora/impressora colorida, serviço até então acessível somente para empresas e não para consumidores finais, como foi a aposta da unidade. Assim, se tornou uma das primeiras gráficas a realizar impressão digital colorida para o mercado B2C.
 
- Como os pen drives ainda não haviam chegado, os clientes chegavam ao balcão com discos SyQuest, que, por muitos anos, foi o mais popular meio de transferência de documentos de grandes formatos para as impressoras. Outro destaque era o Bernoulli, disco removível de armazenamento que trazia 240MB em 1994, considerada uma altíssima capacidade para a época.
 
Serviço
AlphaGraphics Faria Lima
Av. Brig. Faria Lima, 2941, Jardim Paulistano - São Paulo/SP
(11) 3078 4900

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?