Início / Notícias / Franquia / 37% das franquias estão testando IA, diz pesquisa da ABF

37% das franquias estão testando IA, diz pesquisa da ABF

Entre as franqueadoras, 47% alegam falta de conhecimento técnico

37% das franquias estão testando IA, diz pesquisa da ABF
Redação Publicado em 14 de Novembro de 2025 às, 10h30.

Compartilhe:   

Apesar do avanço na aplicação da inteligência artificial (IS) nas redes de franquias, uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que 37% dessas empresas estão em fase de testes e 22% utilizam a ferramenta de forma não estruturada. Intitulado "Uso da Inteligência Artificial pelas Redes de Franquias 2025", o estudo aponta ainda que 47% das franqueadoras alegam falta de conhecimento técnico para implementar a IA.

O estudo mostra que 40% das redes respondentes estão nos primeiros passos, testando e explorando possibilidades da IA, enquanto 34% se encontram em estágio intermediário, com ganhos pontuais.

De acordo com Tom Moreira Leite, presidente da ABF, os dados revelam que o franchising está entrando em uma fase de aprendizado e consolidação tecnológica. “Embora seja algo muito novo, a IA já se faz mais presente entre as estratégias do franchising brasileiro. A pesquisa da ABF indica que as redes estão adotando a tecnologia de forma crescente, mas ainda há um caminho importante de aprendizado e estruturação pela frente. Porém, a implantação dessa tecnologia tem muito a avançar para provocar uma transformação mais acentuada em nosso setor”, afirma.

Chatbots e IA generativa lideram a adoção

Entre as ferramentas mais utilizadas, chatbots e assistentes virtuais lideram, e estão presentes em 75% das franqueadoras. Logo em seguida, vêm as ferramentas de IA generativa de textos, como o ChatGPT, adotadas por 71% das redes. 

“Estamos vivendo um momento de transição entre a curiosidade e a maturidade digital. As redes estão aprendendo a explorar o potencial da IA e começam a perceber que ela não é apenas uma ferramenta operacional, mas um diferencial competitivo. A maturidade mostra que as redes de franquias estão no caminho certo, mas é fundamental que as empresas franqueadoras avancem na mensuração efetiva dos benefícios da IA porque ganho efetivo é aquele incorporado à rede”, afirma Carlos Zilli, diretor-adjunto de Estratégia Digital da ABF.

De acordo com as franquias respondentes, a área de marketing concentra 83% das aplicações de IA nas redes, especialmente em criação de conteúdo, gestão de redes sociais e relacionamento com o consumidor. Em seguida vêm materiais internos (62%) e atendimento ao cliente (55%). O estudo indica que o uso ainda está concentrado em tarefas de apoio e produtividade, devendo evoluir nos próximos anos para análises preditivas, operações e gestão.

Os principais benefícios apontados pelas redes são aumento de produtividade (73%) e automação de tarefas repetitivas (63%). Também aparecem melhoria no atendimento ao cliente (51%), apoio à tomada de decisão (41%) e personalização da comunicação (40%). Apenas 4% das franqueadoras disseram ainda não perceber ganhos concretos.

Desafios de conhecimento e integração tecnológica

A pesquisa mostra que os principais obstáculos à adoção plena da IA são a falta de conhecimento técnico interno (47%), a dificuldade de integração com sistemas existentes (39%) e os custos de implementação (38%).

“Observamos também que, entre os desafios, há dificuldades de cultura e entendimento, o que reforça a importância de um processo contínuo de capacitação. A ABF Academy, plataforma de capacitação da associação, possui conteúdos sobre o assunto e pode auxiliar os associados nessa jornada da implantação e obtenção de resultados efetivos com a IA”, completa Zilli.

O estudo inédito da ABF aponta que ainda é pequeno o índice de empresas com políticas formais para uso da IA e que a maior parte já caminha para adequação do processo, entretanto, mais de um terço ainda não tem este assunto em pauta, principalmente entre menores portes.

Metodologia

A pesquisa foi realizada via questionário online de 8 de julho a 8 de agosto com 419 respondentes, que representam 64.060 das operações. A amostra equivale a 32% das operações do setor e todos os dados apurados refletem o universo total da marcas de franchising que operam no Brasil.

Imagem: Freepick

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?