Início / Notícias / Franquia / ABF premia 257 franquias com Selo de Excelência

ABF premia 257 franquias com Selo de Excelência

É a 33ª edição da principal chancela do setor de franquias brasileiro

ABF premia 257 franquias com Selo de Excelência
Isis Brum Publicado em 10 de Maio de 2025 às, 16h10. Atualizado em 10 de Maio de 2025 às, 16h22.

Compartilhe:   

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) chegou à sua 33ª edição do Selo de Excelência em Franchising (SEF), premiando 237 franqueadoras entre 355 inscritas. A entrega dos prêmios ocorreu na noite desta sexta-feira, 9, no World Trade Center Golden Hall, na região sul da capital paulista. O evento contou com a abertura do coral do Instituto Baccarelli, apoiado pela ABF, e shows das bandas Blitz e Leo Jaime no encerramento.

O número de franquias que buscam a chancela da entidade vem crescendo a cada ano. O total de inscritos bateu recorde este ano, mas apenas 67% obtiveram o Selo. Dessas 237, 33 são marcas estreantes. Pelo segundo ano consecutivo, a entidade concedeu o Selo Adicional ESG, que reconhece o empenho das empresas em Sustentabilidade, Social e Governança.

Tom Moreira Leite, presidente da ABF, reconhece a importância das redes buscarem a certificação de excelência. "O número recorde de marcas inscritas nesta edição do SEF demonstra o compromisso crescente das redes de franquias com a qualidade da gestão, do relacionamento com seus franqueados e com a inovação em seus modelos de negócio", disse. "Parabenizo todas as redes que se inscreveram e, em especial, aquelas que conquistaram o Selo neste ano", afirmou o presidente da entidade. "A ABF se orgulha de promover essa iniciativa que impulsiona o desenvolvimento sustentável do setor e fortalece a confiança de investidores, empreendedores e consumidores".

Selo da ABF

De acordo com Sylvia de Moraes Barros, presidente da Comissão de Ética da ABF, “todo o processo de realização do Selo de Excelência em Franchising ABF 2025 revela que o mercado está cada vez mais profissional e muito exigente. O expressivo número de 33 marcas que receberam o SEF pela primeira vez é um indicativo da constante renovação do franchising e da importância do Selo como instrumento de diferenciação das redes", afirmou Sylvia.

Para ela, a pesquisa do Selo é um importante instrumento para o mercado por reconhecer, não uma marca, mas as melhores práticas do setor. "Também parabenizo todas as marcas que se inscreveram e todas que conquistaram essa honrosa chancela. Vocês são referência para o franchising brasileiro", destacou.

Homenagem à MPB

Crianças e adolescentes de Heliópolis, comunidade do Morumbi, na zona sul de São Paulo, abriram a entrega do prêmio com uma apresentação emocionante, entremeando talento, música e movimento.

O coral do Instituto Baccarelli selecionou algumas das canções mais significativas da música popular brasileira (MPB) para interpretar diante da plateia composta por convidados, franqueadoras, consultores e autoridades públicas. Músicas como "Se você quer ser minha namorada", de Vinícius de Moraes, e "Se todos fossem iguais a você", de Tom Jobim, fizeram parte do repertório do coro.

Coral do Instituto Baccarelli

Para o encerramento, a ABF também privilegiou músicos e bandas nacionais que marcaram a geração das décadas de 1980 e 1990 e perpetuam hits até os dias atuais, principalmente, com a volta do estilo e da moda daquela época.

Evandro Mesquita e a Banda Blitz subiram ao palco com sucessos próprios - "Você não soube me amar" e "A dois passos do paraíso" - e covers de Rita Lee (Doce Vampiro), Cazuza (Bete Balanço) e Raul Seixas (A solução é alugar o Brasil).

Com a mesma irreverência do passado, o ator e músico interagiu com a plateia, desceu do palco por alguns minutos e foi abraçado e fotografado pelos fãs, além de misturar elementos pop no figurino - simples, mas divertidos - como em "Vestido de bolinha amarelinha", originalmente escrita pelo norte-americano Paul Vance e famosa no Brasil, primeiro, na voz de Celly Campello, e nos anos de 1980 pela regravação da Blitz. 

Evandro Mesquita e Banda Blitz

Leo Jaime encerrou a noite da premiação com riffs de guitarra inspirados em clássicos do rock and roll, gênero que marcou toda sua carreira. Em "Nada Mudou", por exemplo, o músico e compositor inseriu "Back on the chain gang", da banda norte-americana The Pretenders.

Leo Jaime

Acompanhe a cobertura especial do Sua Franquia sobre a 33ª edição do Selo de Excelência do Franchising 2025 da ABF.

Imagens: Isis Brum

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?