Início / Notícias / Franquia / Franchising é sinônimo de estabilidade no mercado: 80% das novas empresas fecham as portas em até cinco anos

Franchising é sinônimo de estabilidade no mercado: 80% das novas empresas fecham as portas em até cinco anos

Em sua coluna de estreia, Renato Ticoulat fala sobre como o franchising vigora como um segmento com risco menor para investir

Franchising é sinônimo de estabilidade no mercado: 80% das novas empresas fecham as portas em até cinco anos

Compartilhe:   

O mundo do franchising atrai muitos empreendedores, não apenas pela chancela oferecida, mas também pela estabilidade dentro do mercado. Um levantamento de dados realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revelou que 80% das novas empresas fecham em até cinco anos, e somente 15% das franquias têm esse mesmo destino. Dessa forma, franqueadores e franqueados conseguem manter crescente o ritmo em suas trajetórias profissionais. 
 
Ao oferecer uma receita pronta e suporte aos franqueados, o franchising se estabelece enquanto sinônimo de estabilidade. Os dados são aliados que comprovam as possibilidades de sucesso para o empreendedor que optar pelo investimento em franquias; além da vantagem de iniciar-se no mercado com um sistema estabelecido, detalhes como acesso ao treinamento, às instruções de marketing e manuais da marca fazem toda a diferença no momento de gerir um negócio. Os resultados positivos do último ano comprovam que o setor segue em crescimento. Conforme a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN), as franquias tiveram um crescimento intenso de 17,2% apenas no primeiro trimestre de 2023. 
 
Décadas de vasta experiência me conduzem neste ramo; ocupei, por diversas vezes, o prestigioso cargo de diretor da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Também obtive a honra de  fundar e integrar o Conselho da Associação Brasileira de Facilities. Criei, em 1986, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (ABRALIMP). Todo este período em exercício, somado aos mais de 12 anos como CEO e fundador da rede Limpeza com Zelo, proporcionaram-me vivenciar e acompanhar a rotina estável que os empreendedores encontram no franchising.
 
Em agosto de 2024, serão 33 anos de dedicação completa ao mercado de franquias. Embora graduado em engenharia civil, foi precisamente esta formação que me guiou até à esfera do franchising. À época, fui ao encontro de incorporadores que planejavam vender o Shopping Ibirapuera para lojistas — após um deles adoecer, entrei no processo de venda do local. Como parte da comissão, ganhamos lojas; a partir deste momento, iniciei os estudos do franchising.
 
A pequena quantidade de shoppings que existiam no Brasil me alarmou para a inviabilidade de seguir com o projeto por meio do franqueamento. Mas logo percebi que estes seriam sucesso no país e passariam por processo de terceirização; enxerguei um grande negócio. Ainda obstinado a seguir pelo caminho do franchising, conheci a franquia Jani-King, igualmente ligada à área da limpeza. 
 
Na época, dona de 2.100 franquias espalhadas entre os Estados Unidos, Canadá e Inglaterra, a expansão internacional era o próximo passo. Antes mesmo de a empresa chegar em definitivo ao Brasil por meu intermédio, recebi 150 ligações de candidatos a franqueados. Naquele momento, comprei a franquia. Atualmente, a empresa possui 14 mil unidades. Este foi o primeiro passo em direção à Limpeza com Zelo.
 
É fato que para quem opta por construir uma empresa do zero, existe a liberdade para a criação de sistemas e fluxos de trabalho, mas os desafios podem ser maiores. Os gastos podem sair do planejado, a concorrência pode atrapalhar os negócios, e é possível que existam falhas na gestão. Esses pontos exigem extrema atenção e planejamento para que não seja necessário o fechamento de portas. 
 
Da mesma forma, existem desafios para quem escolhe seguir no franchising. A inexperiência dos franqueados e uma má administração da unidade pode levar ao fracasso desse modelo de negócio. Entretanto, as vantagens ainda se sobressaem, principalmente quando se trata de rendimento e estabilidade. 
 
Quando um indivíduo precisa escolher o tipo de empreendimento em que irá atuar, é necessário colocar na balança seus desejos, desafios e vantagens. Além disso, estar atento ao mercado e ao seu tempo de vida. Lembre-se de optar pelo modelo que mais te trará benefícios! 

 

Renato Ticoulat, CEO da Limpeza com Zelo


Renato Ticoulat leva em seu extenso currículo anos dedicado ao empreendedorismo. Ele já foi diretor da Associação Brasileira de Franchising e da Associação Comercial de São Paulo. Fundou a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (ABRALIMP) e no meio do caminho idealizou e criou a rede de franquias Limpeza com Zelo, sendo o CEO da marca na atualidade. A partir de agora o empresário passa a integrar o time de colunistas da Plataforma Sua Franquia. 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?