Início / Notícias / Franquia / Livraria Nobel

Livraria Nobel

A primeira unidade foi fundada em 1943 em São Paulo

Livraria Nobel
Sua Franquia Publicado em 01 de Janeiro de 2016 às, 01h00. Atualizado em 08 de Agosto de 2025 às, 17h24.

Compartilhe:   

A Livraria Nobel foi fundada em 1943 pelo imigrante italiano Cláudio Milano. A primeira loja ficava na Rua da Consolação, 49, no centro de São Paulo, muito próxima à Biblioteca Mário de Andrade, um dos principais pontos culturais da cidade na época.

A livraria comercializava livros, materiais de papelaria e principalmente apostilas mimeografadas, o que lhe rendeu o  apelido de "casa das apostilas" entre os estudantes da época. Neste período, foi criada a Editora Nobel, que cresceu e chegou a possuir quatro selos editoriais: Nobel, Marco Zero, Studio Nobel e Zastras e uma carteira com mais de três mil autores em seu portifólio.

Com grande reconhecimento por sua qualidade no atendimento e principalmente de seus serviços, a Livraria Nobel abriu sua segunda unidade na Rua Maria Antônia, próxima à Universidade Presbiteriana Mackenzie, tornando-a ainda mais popular entre estudantes e jovens.

O rápido crescimento começou a partir de 1992, quando a Nobel escolheu o sistema de franchising para expandir seus negócios. Uma decisão pioneira na América Latina, fundamentada na constatação de que a presença do "dono" na loja aumenta a fidelidade da clientela e a produtividade dos funcionários, gerando maiores vendas e lucros.

Logo depois, foram abertas as unidades localizadas no Brooklin e Itaim Bibi, ambas na região Sul da capital paulista. Atingiu, em 15 anos, a marca de mais de 200 unidades, distribuídas por 105 cidades, 21 estados e, além do Brasil, na Espanha, Portugal, Angola e México, o que lhe rendeu o título da maior rede de franquias do país!

Em 1998, abriu a primeira mega store, uma loja-conceito com maior área física, com o objetivo de proporcionar clientes mais do que uma livraria: um local com diversas opções de lazer e cultura, além de um completo mix de produtos, como livros, CDs, DVDs revistas, papelaria e presentes, o que foi, instantaneamente, um sucesso do setor.

As inovações avançaram e, em 2001, a Nobel criou uma loja compacta para ajustar seu modelo de franquia ao potencial de cada região. A unidade podia funcionar em pontos alternativos, tais como hospitais, lojas de conveniência, postos de gasolina, grandes condomínios, clubes, empresas, universidades, hipermercados, etc. Foi a primeira livraria a estar dentro de um estádio de futebol, o Morumbi, sonho realizado em fevereiro de 2009.

Crise no mercado editorial

A segunda década do novo milênio chegou com desafios para as livrarias. O mercado foi fortemente impactado pela digitalização dos negócios e a conveniência de receber os produtos em casa seguida pelos livros digitais e plataformas de áudio. 

O ano de 2020, marcado pelo isolamento global frente à epidemia de covid-19, foi desastroso para as empresas que se esforçavam para sobreviver. Em 2021, a Nobel entrou em recuperação judicial.

Modelo renovado

A Nobel renovou o seu modelo de negócio e se manteve no franchising, agora, em parceria com a Zastras, referência em brinquedos educativos. Ao ampliar o portfólio, a franquia atrai diversos públicos, aumenta o ticket médio e mantém-se fiel à sua essência. Há opção, inclusive, de modelo store in store.

Os quiosques podem ser implementados a partir de 6 m2 enquanto as lojas, a partir de 20 m2. O investimento inicial é a partir de R$ 84 mil.

Com baixo custo de montagem e oferta de estoque consignado dos títulos mais desejados pelos clientes, a estrutura privilegia vendas por impulso e com entrega imediata.

Além disso, a operação é ligada também ao site, o que permite a venda online de todos os livros disponíveis no mercado com vantagens para franqueados e seus clientes.

Vantagens da franquia:

  • Modelo quiosque ou loja
  • Vendas on-line e apoio a redes sociais
  • Estoque 100% consignado
  • Isento de Royalties e FPP
  • Produtos éticos e sustentáveis
  • Curadoria de produtos
  • Produtos nacionais e importados
  • Vendas físicas, on-line e externas

Imagem: Reprodução

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?