Notícias / Eventos / Dia de Doar: Movimento Arredondar convoca empresas para falar de causas e doação no dia 29 de novembro

Dia de Doar: Movimento Arredondar convoca empresas para falar de causas e doação no dia 29 de novembro

Dia de Doar, é promovido anualmente na primeira terça-feira depois do feriado de Ação de Graças e este ano conta com a participação do Ifood, Burguer King e Extrapulus Supermercado

Compartilhe:   

Realizado pela primeira vez em 2012, em Nova Iorque, o Giving Tuesday, chamado no Brasil de Dia de Doar, é promovido anualmente na primeira terça-feira depois do feriado de Ação de Graças, e na sequência da Black Friday (sexta) e Cyber Monday (segunda) para o e-commerce. A data que mobiliza várias campanhas comunitárias e de ONGs passa a ser mais conhecida pelos brasileiros com a adesão de marcas. O Movimento Arredondar -- que faz parceria com varejistas criando canais para doar no checkout, por meio do arredondamento do troco - convoca as empresas brasileiras a aderir, como já acontece em países como Estados Unidos, Reino Unido e Canadá.

Em 2022, 85 participam oficialmente do Giving Tuesday (Terça Solidária), com nomes e logos locais. Só no Brasil, a Associação Brasileira dos Captadores de Recursos -- ABCR, que lidera a organização do evento junto com o Instituto MOL, estima que as doações online aumentaram 40% desde 2020, chegando a 2 milhões de reais arrecadados e 23 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais.


“O Dia de Doar é um convite para pessoas, empresas, ONGs e comunidades se conectarem ao movimento global que celebra o poder da solidariedade. É um dia para relembrar que cada um de nós pode doar para provocar mudanças fortalecendo organizações sociais”, explica a Diretora Executiva do Movimento Arredondar, Beatriz Bouskela.

Fortalecendo a cultura de doação entre pessoas e marcas

Em todo o mundo, a mobilização conta com a participação de empresas em diversos segmentos e tamanhos. Amazon, Starbucks, Sephora, Victoria ‘s Secret, Banana Republic e até Facebook promovem campanhas para apoiar ONGs, em diversos formatos de engajamento e duração.

O cenário é ainda mais favorável para campanhas de compra com propósito: os consumidores estão mais conscientes sobre o papel dos indivíduos e das empresas na resolução dos problemas socioambientais. E as pessoas estão também mais solidárias. De acordo com o Ranking Global de Solidariedade (World Giving Index) 2022 publicado pela Charities Aid Foundation - CAF e organizado pelo IDIS, o Brasil subiu 36 posições e ocupa o 18o lugar entre 119 países, considerando a média geral de três comportamentos: ajudar pessoas na rua, fazer doação em dinheiro e voluntariado.

Nesse contexto, contar com a força e influência das marcas para inspirar atitudes do bem e criar novos canais para facilitar a doação é um dos caminhos para democratizar a doação no país, que ainda está muito ligada à caridade e à mobilização durante tragédias e períodos de crise.

''Ninguém sai de casa pensando em doar. E quando o cliente vai numa loja e recebe o convite para arredondar e doar centavos, isso é uma virada de chave. O valor acessível, a praticidade e a confiança na marca fazem toda a diferença para as pessoas participarem. Então, o Dia de Doar é uma data para trazer reforçar esse convite, mostrar o que está sendo feito durante o ano todo, inspirar'', Ari Weinfeld, fundador do Movimento Arredondar.

Movimentando o Dia de Doar 2022

Doação será tema nas redes sociais das marcas. Neste ano, o Movimento Arredondar convoca seus parceiros para falar de doação. A ação conjunta celebra o poder do coletivo, engajando milhões de brasileiros nas redes sociais a pensar sobre cultura de doação. As marcas vão usar seu alcance para convidar as pessoas a doar no dia a dia e conhecer o impacto gerado pelas doações para fortalecer a atuação das ONGs apoiadas.

Participam dessa ação: Burger King, Petz, GPA (Pão de Açúcar, Minuto, Mercado Extra, Mini Extra, Compre Bem), Quitanda, Extraplus Supermercados, St Marche, Empório Santa Maria, Serrano, Super Lagoa, Lag Atacadão, Popeyes, NK Store, Corello, Shoulder, Track&Field, Raus Café, Nunu Moves, Belshop, Amoreira, Ecoville, Tricard e Fasano.

Plugin para estimular doação no e-commerce: O Dia de Doar foi a data escolhida para lançar o plugin Arredondar desenvolvido para lojas virtuais que utilizam Adobe Commerce (antiga Magento). A ferramenta possibilita inserir a pergunta para doar no fechamento de compras online, em qualquer meio de pagamento escolhido (débito, crédito, boleto, pix) e sem pedir nenhum dado adicional nem tirar os clientes da tela. Por meio de uma parceria probono com a Webjump - representante oficial da Adobe Commerce / Magento no Brasil, a ferramenta permite expandir o modelo de arredondamento e adicionar uma experiência solidária na jornada de compra digital.
 

''Somos apaixonados por transformação e o Arredondar está totalmente alinhado ao nosso propósito de usar tecnologia para gerar impacto positivo. Com esse plugin, criamos um ambiente simples para doar, receber o comprovante no e-mail e acompanhar todo processo com transparência no site. Está tudo ali, acessível e conectado'', ressalta Ivan Bastos, CEO da WEBJUMP.

iFood amplia opções para doar pela app e faz match solidário: No mês do Giving Tuesday, o aplicativo do iFood ganha um novo formato de doação, em parceria com o Movimento Arredondar. Antes de fechar o pedido, permite ao cliente escolher arredondar o valor total do pedido e doar, de 50 até 99 centavos, conectando doadores e ONGs por meio da plataforma.

O aplicativo também oferece outras duas formas de doar: contribuições com valores fixos ao final do pedido ou diretamente às ONGs que atuam no combate à fome e à pobreza, na preservação do meio ambiente e em projetos de educação, através do menu "Doações" dentro do perfil do usuário.

E para impulsionar o engajamento com a mobilização global, no Dia de Doar, o iFood vai duplicar todas as doações recebidas, em qualquer dos formatos disponíveis, direcionando a quantia dobrada para a principal causa defendida pela empresa: a educação como fonte de alimento para mudar o futuro.

Doações em dobro no Extraplus Supermercado: Durante toda a semana do Dia de Doar, a rede Extraplus Supermercados faz um match para dobrar o valor doado pelos clientes que escolhem arredondar a compra entre os dias 29/11 a 06/12. A parceria recorrente com o Movimento Arredondar viabiliza recursos para as ONGs Instituto Terra e Instituto Ponte, que atuam respectivamente nas causas do meio ambiente e educação.

Burger King®: O Dia de Doar também vai se tornar uma pauta diferente para os seguidores do Burger King® nas redes sociais, estimulados para a adesão na ação solidária de arredondar seu troco nas compras dos produtos no caixa ou no totem da rede. Com participação da influenciadora Ju Cris, a marca fará um convite especial aos clientes, conscientizando-os sobre a possibilidade de doar centavos para 13 ONGs da educação. A parceria, que teve início em 2018, já arrecadou mais de 4 milhões de reais. Assim, a participação no Giving Tuesday (Dia de Doar, no Brasil) deste ano tem grande relevância, somando os centavos doados pelos clientes no checkout.

Sobre o Movimento Arredondar

Fundada em 2011 pelo economista e empreendedor social Ari Weinfeld, a ONG tem a missão de fortalecer a cultura de doação e levantar recursos para ONGs que atuam em diferentes causas e localidades. A iniciativa conta com parceiros de tecnologia e jurídico para implementar o modelo de microdoação nos canais de pagamento de lojas físicas, e-commerce e também no pagamento de faturas mensais. Até aqui, mais de 50 milhões de arredondamentos já foram realizados, arrecadando mais de 10,3 milhões de reais para 60 ONGs de todo o Brasil e que atuam em diversas causas.

Fonte:

Divulgação

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?