Notícias / Retorno da ABF Franchising Expo 2022 trouxe novidades e mostra desejo do brasileiro por empreender

Retorno da ABF Franchising Expo 2022 trouxe novidades e mostra desejo do brasileiro por empreender

Em quatro dias de evento, a visitação chegou a 65 mil pessoas, trazendo empreendedores de várias partes do Brasil e até do exterior.

Compartilhe:   

Em seu retorno após dois anos de pandemia, a ABF Franchising Expo 2022, maior feira de franquias do mundo, confirmou mais uma vez a grande disposição dos brasileiros em abrir e desenvolver seus negócios. Em quatro dias de evento, a visitação chegou a 65 mil pessoas, trazendo empreendedores de várias partes do Brasil e até do exterior. Foram 457 marcas expositoras, sendo que quase 200 participando pela primeira vez. Dada a demanda em 2022, a área da feira foi ampliada para 32 mil m² no total. Expositores e a organização do evento relatam a presença de empreendedores, de diferentes perfis, qualificados, com boa preparação prévia e segmentos ou ramos alvo.

“É meu segundo dia aqui na feira, vim do interior de São Paulo e tenho interesse em abrir uma franquia na minha cidade. Estou analisando a área de saúde, beleza e bem-estar por ser um segmento que vem crescendo no mercado”, disse Ana Cecília Alvarenga, empresária.

“É minha terceira vez na ABF Expo, trouxe meu filho para conhecer a feira e me ajudar na escolha da melhor franquia para investir. Temos sociedade em uma rede de academia, mas o foco hoje é no segmento de alimentação”, afirmou Isaac Rabelo, empresário.

A feira representa e alavanca um setor que já recuperou grande parte dos impactos da pandemia - as franquias registraram um crescimento de quase 14% em 12 meses -, atraindo cada vez mais investidores - o volume total de unidades cresceu 9,1% em 2021. Atualmente, o franchising brasileiro fatura mais de R$ 185 bilhões e dispõe de mais de 171 mil operações no país, com quase 1,5 milhão de empregos diretos.

Realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), com organização e promoção da Informa Markets, o evento ocorreu de 22 a 25 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. A edição deste ano, a 29ª, contou com o patrocínio de Bradesco, PagBank/PagSeguro, Santander/Getnet, Banco do Brasil e Prudential. O evento contou ainda com a presença de quase 30 celebridades de áreas variadas como Caio Castro, Caito Maia, Celso Portiolli, Deborah Secco, Dr. Paulo Muzy, Duda Nagle, Érick Jacquin, Fofão (Hélia Silva), Giovanna Antonelli, Helô Pinheiro, Marcelo Negrão, Netinho de Paula, Renato Góes, Sabrina Sato, Thaila Ayala e Tiago Abravanel.

Para o presidente da ABF, André Friedheim, “sem dúvida esta foi a feira da retomada do setor após dois anos desafiadores de pandemia. E é muito importante notar que o interesse permanece por parte dos dois lados: redes de franquia com planos agressivos de crescimento e empreendedores ávidos por novidades e negócios lucrativos. A feira presencial continua sendo um ambiente muito favorável para fazer este ‘match’, alavancando o crescimento do setor nos próximos meses”.

A relevância dos eventos presenciais, como as feiras de negócios, e da retomada da própria ABF Expo, foram observadas por Hermano do Amaral Pinto Junior, diretor de Portfólio da Informa. “Temos uma grande demanda reprimida por eventos presenciais. Com segurança, as pessoas querem se encontrar, ter esse contato mais próximo. É nos eventos presenciais que conseguimos proporcionar uma experiência mais completa e profunda, ainda mais no caso do mercado de franquias que exige um investimento significativo, uma avaliação criteriosa, em uma relação de longo prazo. Não por acaso, tivemos um feedback positivo do público na feira da ABF e em outros eventos de negócios que realizamos”, declara.

O evento evidenciou também movimentos importantes. “Além das tradicionais alimentação e food service e educação, tivemos uma forte presença de franquias de moda, com destaque para lingerie e roupas masculinas, franquias B2B associadas à casa e construção, tecnologia, gestão, finanças, seguros e energia solar, e redes de saúde, beleza e bem-estar com serviços de estética, saúde e odontologia, e academias especializadas, como boot camp e para crianças. As lavanderias, com diferentes propostas, também marcaram presença”, ressalta o presidente de ABF. Destaque também para a forte participação de microfranquias, modelos alternativos de venda (home based, virtuais, vending machines, container, tuk tuk, carro, quiosque etc.) e o interesse pelo setor por parte de bancos, fornecedores de tecnologia e outros elos da cadeia produtiva do franchising.

A reinvenção de segmentos tradicionais também continua. Em Alimentação, além da forte presença de hamburguerias, pizzarias, sorveterias e negócios especializados em açaí, chegaram forte também cervejarias, bebidas, alimentos naturais, vinhos, cookies, panificação e comidas brasileiras em box e panelas. Apareceram também nichos como algodão doce colorido, sorvete em bolinhas, pipocas gourmet, congelados e até um fast food da Hello Kit. Em educação, cresceram muito os modelos digitais, com aulas de robótica e profissionalizantes.

Outras propostas interessantes foram de banco digital, mercado autônomo em condomínios, gestão e desenvolvimento humano, locação e venda de insumos e equipamentos industriais (até de geradores), serviços tributários, softwares e plataformas de gestão, para o mercado rural, logística (agenciamento de envios), tintas, gestão de importação e exportação, papel de parede (incluindo impressão), chip para celular, iluminação led e intermediação de venda de carros. Um dos expositores estava, inclusive, captando leads para abertura de unidades em Portugal.

A ABF Franchising Expo trouxe mais uma vez marcas reconhecidas com o objetivo de escalar seus negócios, tais como: AlphaGraphics, Aramis, Babbo Giovanni, Burger King, Constance, Hope Lingerie, Jogê, Pampili, Paris 6, Reserva e Valisére. Outra marca das mais tradicionais, a fabricante de brinquedos Estrela, em parceria com o Grupo BITTENCOURT - consultoria especializada em desenvolvimento, expansão e gestão de redes de franquias e negócios -, apresentou seu modelo de franquia na feira da ABF, a Estrela Beauty, do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar.

“Notamos também uma maior maturidade do setor, com muito grupos empresariais de larga atuação e um uso cada vez mais intensivo de tecnologia em todo o processo, incluindo ERPs [sistemas de gestão empresarial], plataforma de gestão de franqueados, comunicação, captação de leads, gestão de performance e outros”, afirma André Friedheim.

 

ABF Franchising Week 2022
Promovida de 20 a 24 de junho, já a ABF Franchising Week contou com a participação cerca de 5 mil pessoas (presencial e online), retomando o forte networking tão característico do franchising. O evento envolveu cinco dias intensos de imersão em conteúdos de qualidade do setor, com debates e palestras de especialistas renomados.

As marcas participantes da 29ª ABF Expo ressaltaram, entre outros aspectos, a qualidade dos leads, a importância de estar na Feira e as perspectivas para os seus negócios.

Confira os depoimentos e balanços dos expositores:

5àsec - Alex Quezada, vice-presidente de Novos Negócios:
A edição da ABF Franchising Expo deste ano, sem dúvida, foi ótima. Tivemos muitos interessados qualificados que se preocuparam em pesquisar antes sobre o segmento de atuação da 5àsec, por exemplo. Dessa forma, conseguimos avançar nas conversas com objetivo de mostrar todos os diferenciais da maior rede de lavanderias do Brasil. Além disso, percebemos que muitos visitantes já tinham em mente realizar um investimento com recursos necessários para isso. Com certeza, esse perfil de investidor é fundamental para o aquecimento do setor de franchising.

AF Crédito - Nilton Dantas, departamento de Expansão:
“É a primeira vez que a gente vem para feira e está tá sendo muito positiva na questão de prospectar novos negócios, a gente percebeu várias possibilidades aqui dentro. O pessoal está vindo para conhecer e buscando várias franquias do mesmo segmento. Com isso, se informa sobre nós e acaba se interessando, às vezes nem é ao projeto dela, mas no fim acaba percebendo como o nosso negócio é bom e isso é contagiante ver aqui dentro do evento.”

Banco Santander - Diogo Capuzzo, superintendente de Nichos, Cadeias, Franquias e Parcerias:
“O Santander está há sete anos como parceira da ABF Expo. Conseguimos nesse ano mais de vinte contatos aqui negócios futuros, além das franquias que já são nossos clientes. Nossa participação foi super satisfatória. De fato, esse tempo que ficou sem feira, as pessoas se prepararam para vir até aqui. Então, a conversa foi muito mais fluída, muito mais fácil de ser feita, tanto para nós aqui do banco, a nossa experiência foi bem melhor.  Cada vez mais a gente vai estar inserido neste setor, mais próximo dos franqueadores, mais próximo da ABF para que de fato a gente consiga empresas e pessoas a prosperarem.”

BidonCred - Felipe Wichmann, CEO:
“Conseguimos analisar que a primeira participação da BidonCred na feira foi de sucesso. Muitas pessoas gostaram e ficaram interessadas pelo nosso novo modelo de negócio de franquia por assinatura, pelo fato de contar com uma forma de pagamento mais acessível. Além disso, encontramos muitas pessoas que foram na feira somente para vir no estande da franquia, com muitos negócios bem encaminhados. Também fizemos um grande network com outros franqueadores do mesmo ramo e ramo diferentes, alguns pontos de vista e troca de informações positivas entre eles para melhorarmos ainda mais nas novas ações tanto de marketing quanto de operação da empresa. Temos intenção de nas próximas feiras ter um estande maior com mais pessoas para atendimento e suprir a demanda. O resultado final foi de um grande sucesso!”

Bradesco - Leonardo Antunes, superintendente da área de Nichos de Franquias:
“Somos parceiros há muito tempo da ABF e das franquias, nos posicionamos nesse setor porque acreditamos nele, no modelo de negócio da franquia está muito encaixado com a solução financeira que o Banco oferece. Sempre apostamos na feira, somos o patrocinador platinum e fazemos jus a isso pois acreditamos que o Brasil que dá certo e cresce é o brasil do empreendedorismo. O modelo de franquia dá uma base, uma segurança porque ele se vincula a uma marca forte, testado. Estamos vendo muitos interessados com intensão de investir e como o Banco pode apoiar nesse momento.”

Brazil Health - Gorete Ferreira, gerente de expansão:
“Gostaria de parabenizar a ABF pela organização e divulgação da feira e sentimos que o público está bem selecionado.  Ficamos dois anos sem a feira, então entendemos que as pessoas estão retomando o interesse em empreender e estamos muito felizes com os resultados. Com certeza, a ABF pode contar conosco para o ano que vem.

Calçados Bibi - Júlio Mattos, gerente de expansão:
“Notamos que na edição deste ano, os visitantes estavam muito mais qualificados e com informações prévias sobre a Calçados Bibi, ou seja, fizeram pesquisas e durante os dias de ABF Franchising Expo puderam tirar dúvidas sobre a marca.  Acredito que 90% das pessoas já tinham uma noção de negócios, da parte financeira, permitindo que o atendimento das redes fosse mais assertivo. Além disso, percebemos que empresários que já operam no varejo estavam em busca de diversificar seus negócios, procurando marcas para ampliar os investimentos. Sem dúvida, essa edição foi a melhor de todos os tempos.“

Casa do Celular - Hugo Casasanta, CEO:
“A feira superou nossas expectativas e entendemos que isso se dá pela demanda reprimida de dois anos sem o evento por conta da pandemia. Dobramos o número de leads que esperávamos. Muita gente buscando investimento. Foi muito positivo.”

Casa do Construtor - Bruno Arena, diretor de Expansão:
“A maior feira de franquias do mundo sempre oferece boas oportunidades. Neste ano, em que ainda estamos vivenciando uma pandemia, um evento desta magnitude representa uma chancela para o franchising brasileiro. Para nós, da Casa do Construtor e outras marcas, este evento é muito importante para mostrar a força da recuperação do setor. Além disso, por ser um evento de abrangência nacional, conseguimos angariar bons leads, de vários estados. Outro ponto é que não notamos um aumento na procura, mas sim, na qualificação dos interessados e este número tem aumentado ano a ano. Muitos, inclusive, já são clientes da Casa do Construtor e têm experiência com a marca. Outros, vieram com a “lição de casa feita”, conhecendo bem a empresa. Como diretor de Expansão da Casa do Construtor, estou muito esperançoso de fechar bons negócios. É por isso que, provavelmente, nas próximas 100 feiras, estaremos juntos.”

CasaGroup - Alex Piton, CEO:
“Tivemos uma média de 200 atendimentos por dia, totalizando 1.000 atendimentos durante a feira. A expectativa é dobrar de tamanho depois da feira, chegando a 300 unidades em todo o país. Estamos muito contentes com o resultado da feira nessa estreia na ABF Expo deste ano. Fomos um dos estandes mais visitados com uma média de 200 atendimentos por dia! Nossa Íris, máquina que esculpe algodão doce, foi considerada a novidade da feira. As filas para ver e provar o algodão doce eram imensas todos os dias.”

Cololido - Roberto Lemos, CEO: 
Essa foi a primeira feira que a rede participou e mesmo com um estande pequeno e modesto, a rede Cololido chamou muita atenção no evento, com seu algodão doce colorido e com formatos diferentes. “A feira foi um sucesso, nosso estande não ficou vazio nenhum minuto durante os 4 dias de feira, todos ficaram surpresos com a novidade”, ressalta Roberto Lemos, CEO da rede. O objetivo da rede era marcar presença e fortalecer o nome Cololido para expandir os negócios. “Tivemos muitos leads quentes, muitos contatos bons que daremos sequência”, comemora Lemos. Mesmo sem fechar negócios no local, já que não é permitido, a diretoria acredita que nesses dez dias de COF [Circular de Oferta de Franquia] muitas novas unidades serão fechadas.

Cuidare - Daniel Costa, diretor de Expansão:
“A Expo Franchising 2022, marca um novo tempo para o franchising brasileiro, juntamente com a retomada da economia. Nesses dias de feira conseguimos sentir o mercado, voltar a negociar presencialmente com investidores, fazer networking e de fato fomentar o franchising brasileiro. Novos e bons negócios já estão surgindo devido a esta que é a maior feira de franquias do mundo. Vamos em frente!”

Divino Fogão - Emiliano Silva, diretor de Operações:
“Durante a ABF Franchising Expo tivemos visitantes que procuraram pelo Divino Fogão para tirar suas dúvidas e conhecer mais a fundo o modelo de negócio da marca. Notamos que os participantes foram até o evento com um propósito, pois muitos já tinham investimento para abrir seu primeiro negócio de franquia. Dessa forma, o público era qualificado e tinha noção do que buscava. Na feira, não fechamos nenhum negócio, porém após os contatos, está em nossa previsão fechar três contratos advindos do evento.”

Domino’s Pizza Brasil - Gean Mark, diretor de Expansão:
“A ABF Franchising Expo é um evento importante para o setor. Já participamos de muitas edições e essa foi sem dúvidas especial por marcar o reencontro com empresários que buscam novas oportunidades de negócios. Observamos um crescimento de franquias de baixo investimento, mas ao mesmo tempo identificamos muitas pessoas dispostas a investimentos significativos nesse mercado. Na Domino’s trabalhamos com mais de um modelo de franquia, com investimentos a partir de R$ 320 mil e durante a feira fizemos bons contatos do ponto de vista qualitativo. Por se tratar de um negócio sólido e muito estruturado, a partir de agora se inicia um processo para que esses novos franqueados possam ingressar na rede Domino’s. Estamos animados!”

Ecoville - Cristiano Correa, CEO:
“A Feira da ABF é muito importante para mercado do franchising e, em participações anteriores, a Ecoville, marca especializada em soluções de limpeza, chegou fechar 60 contratos após o evento. Depois de dois anos sem a realização da feira por conta da pandemia, a expectativa é de fechar 40 contratos depois do evento deste ano.
“Ainda não temos um balanço oficial, mas entendemos que havia uma demanda reprimida de investidores e empreendedores com capacidade financeira para entrar no negócio, e eles estavam na feira. Agora, o trabalho é com a equipe de expansão”.

Frango no Pote - Carlos Jr., CEO e sócio-proprietário:
“A feira desse ano nos surpreendeu muito positivamente. Desde o primeiro dia, o evento estava bem cheio, com muitas pessoas com capital para investimento. Estamos muito felizes, foi uma das melhores feiras da qual a Frango no Pote já participou. Tivemos uma captação de mais de 700 leads muito bem qualificados. Tenho certeza de que vão sair negócios fantásticos dessa edição da ABF Franchising Expo. Como sempre, a ABF surpreendendo a gente de maneira positiva, queremos estar cada vez mais próximos.”

Gigatron Franchising - Victor Ruiz, diretor comercial:
“Como sempre a participação na ABF Franchising Expo foi muito proveitosa. Aproveitamos o espaço para apresentar nosso modelo de negócio a novas pessoas, fazer demonstração do sistema para futuros clientes, receber a visita de franqueados da rede e fazer muito network para futuras parcerias com novas marcas. Ao todo foram gerados 90 leads quentes, onde nosso time comercial já está fazendo contato com eles, desses 90, 2 já sinalizaram que vão avançar com a franquia e a tendência nesses próximos dias é esse número aumentar. Percebemos que muitos dos leads estão em busca de iniciar o próprio negócio e operar em uma franquia de tecnologia, o que casa com a nossa franquia. A feira foi uma ótima oportunidade para se conectar e apresentar o nosso modelo de franquia a novas pessoas, além de muitos empreendedores conhecerem mais da nossa marca e de nossas soluções. Ao decorrer dos quatro dias, foram gerados diversos novos leads para aquisição da franquia, assim como também para ser cliente final e utilizar os sistemas da Gigatron. Já estamos com o passaporte garantido para 2023, e é sempre um prazer fazer parte da maior feira de franquias do mundo.”

Giraffas - Eduardo Guerra, diretor de Expansão:
“A 29ª ABF Franchising Expo 2022 marcou o calendário do setor com excelentes resultados, pelo menos para a rede Giraffas. Eduardo Guerra, diretor de expansão da marca, comentou que a feira rendeu ótimos contatos. “Foi muito emocionante ver a nossa marca reconhecida no mercado. O evento foi um sucesso em todos os sentidos e conhecemos muita gente com vontade de empreender, sair da zona de conforto e buscar novos desafios! O movimento no nosso stand foi intenso todos os dias, nossa equipe trabalhou duro para levarmos a melhor experiência ao público! Estamos felizes de ter esse contato com o mercado. Agora é colher os frutos e trabalhar da melhor forma Giraffas de ser”.

Grupo HOPE - André Momberg, gerente nacional de Expansão e Implantação:
"Após dois anos sem a Feira da ABF de forma presencial e com todo cenário de pandemia, era inevitável a mistura de uma “torcida otimista” para que tivéssemos uma boa feira com um pouco de insegurança de saber como seria de fato o seu desempenho. Para nós do Grupo HOPE, temos a satisfação em dizer que a feira superou as expectativas, foi muito produtiva. Percebemos que as pessoas fizeram uma pesquisa prévia dos segmentos que tinham interesse e de suas respectivas marcas, os interessados em ter uma franquia vieram muito preparados e conscientes do que precisavam saber para a tomada de decisão. Dentro deste cenário, as conversas foram focadas e extremamente positivas e nós não temos dúvidas que a Feira da ABF vai nos impulsionar a atingir todos os nossos objetivos do ano."

Grupo Smart Fit - Gerson Torres, gerente de Expansão dos Studios:
“A ABF Franchising Expo 2022 tornou-se um evento totalmente diferente e único dos anteriores, justamente por unir novamente a nata do franchising brasileiro, após uma pandemia, que ainda não se foi totalmente, mas que nos permite, aos poucos, voltar a uma certa normalidade.  O Grupo Smart Fit retornou à feira agora apresentando seus Studios: Race Bootcamp, Vidya Studio, Tonus Gym e Jab House. Os estúdios são realidade e sucesso no exterior e o nosso Grupo, como pioneiro no mercado brasileiro, vem testando os Studios desde 2017 e, agora, estamos prontos para expandir através do modelo de franquias. Estamos com 10 unidades abertas, 4 em obras, 19 PDVs [pontos de venda] assinados e estamos internacionalizando as marcas. Vamos colher os frutos da feira, que está nos rendendo excelentes leads e, com certeza, novos Studios virão, oriundos da nossa participação na ABF São Paulo”.

Grupo Trigo:
Durante os quatro dias da Expo Franchising ABF 2022, o Grupo Trigo - dono das marcas Spoleto, China in Box, Koni, Gendai, LeBonTon e Gurumê - realizou cerca de 100 cadastros de candidatos interessados em abrir uma franquia, além das demais visitas ao estande. O perfil dos visitantes do evento foi o destaque desta edição, principalmente no sábado. A maioria bem capacitada e com bom conhecimento sobre o mercado de franquias, já chegando ao estande com excelentes perguntas, certeza do segmento que gostaria de investir, direcionamento da marca de interesse e até com sugestão de local. O plano do Grupo Trigo após a feira é conseguir concretizar bons negócios com os contatos estabelecidos, além da continuidade do plano de expansão agressivo da marca China in Box para cidades do interior e região Sul do Brasil. No geral, o Grupo Trigo ficou satisfeito com a sua participação na feira e está ansioso para a edição do próximo ano.

Guia-se Agências Digitais - José Rubens Oliva, CEO:
“Nós tivemos resultados incríveis, com mais de 20% de geração de leads em comparação com a última feira presencial, em 2019. Tivemos um grande número de interessados, distribuímos mais de 200 panfletos e mais de 2.000 pessoas pararam para nos ouvir. Desses 2.000, 330 pediram maiores informações sobre nosso modelo de negócios e a nossa marca. Realizamos reunião com mais de 10 candidatos, que já estavam em nossa base de dados, e para nós foi um momento muito especial, com uma equipe bastante engajada. O fato da ABF promover treinamentos em conhecimentos sobre franquias para os visitantes da feira, auxiliou muito para que o possível franqueados escolha o tipo de negócio ideal para ele. Sentimos que voltamos com tudo. Esperamos que o apetite por investimento continue alto e possamos continuar seguindo com sucesso.”

Halipar - Ricardo José Alves, CEO:
“A participação da Halipar - Holding de Alimentação e Participações, gestora das marcas Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho - na ABF Franchising Expo é sempre muito importante, já que é o maior encontro de franquias do mundo em número de visitantes, especialmente depois do hiato provocado pela pandemia. O evento, que acontece em São Paulo [SP], principal polo de negócios do país, atrai investidores e empresários de todas as regiões, o que nos ajuda na expansão de nossas marcas por todo o território brasileiro. A feira nos permitiu retomar o contato presencial, e essa troca faz total diferença na hora de prospectar novos franqueados. Durante os quatro dias de evento, ainda tivemos a oportunidade de rever atuais investidores e conversar com futuros parceiros. Com o franchising em recuperação, a ABF Franchising Expo nos trouxe boas expectativas quanto à retomada do mercado em geral e geração de novos negócios”.

Ice Creamy - Émmerson Serandin, fundador-presidente:
“Participamos de todas as edições da ABF Franchising Expo desde que iniciamos nossa expansão por franquias há seis anos. Entendemos que a feira sempre traz visibilidade para a marca, assim como um volume de pessoas interessadas que já sabe o que é franquia. Franquias consolidadas devem estar na feira até mesmo para mostrar tanto para os prospects como para os franqueados o caminho que queremos seguir. Para nós, portanto, foi um evento importante para atingirmos nossa meta de 2022 que é chegar a 100 lojas.”

Mini Kalzone - Marcos Magro, diretor-geral:
“Decidimos vir sem equipe comercial, pois nosso foco não é apenas abrir lojas novas. Queríamos apresentar o nosso modelo de negócio, com informações verdadeiras e pelos olhos de quem realmente vive a Mini Kalzone. Por isso, além dos sócios fundadores, trouxemos as pessoas-chave de cada setor, como, o Diretor-geral, o Giretor da Indústria, a Gerente de Marketing, a Gerente de Qualidade, nossas arquitetas e nossa advogada, entre outros profissionais. Nesses quatro dias de evento atendemos inúmeras pessoas que já conheciam nossos produtos e que, agora, entendem melhor sobre o nosso bem-sucedido modelo de negócio e desejam crescer junto com a nossa marca.  Estamos felizes com a nossa participação e já pensando no próximo ano.”

Mr. Cheney - Johannes Ayres Castellano, sócio-diretor:
“Nosso balanço é muito positivo. Tivemos a casa cheia todos os dias. No sábado, tivemos seis casais qualificados e completamente interessados em investir em nossa franquia em regiões que temos interesse. Nos outros dias, foram ainda melhores, com mais de 30 contatos qualificados para negociarmos a abertura de unidades Mr. Cheney. Com tudo isso, ficamos animados em relação à feira, principalmente com os resultados obtidos. Nossa expectativa é que concluímos algumas dezenas de unidades novas por conta disso. Estamos muito otimistas com os resultados ao ponto de nos interessarmos em participar nos próximos anos da ABF.”

Multsaúde Benefícios:
Fazendo sua primeira participação na feira, a Multsaúde Benefícios saiu com um saldo extremante positivo. A participação na feira, foi a oportunidade perfeita para a retomada nos negócios, proximidade com novos parceiros e relacionamento em geral. A Multsaúde levou para seu estande o seu propósito de promover dignidade e felicidade, através de um produto acessível a todos, com propósito de trazer soluções a saúde. Quem passou pelo estande pode conhecer um pouco mais do nosso modelo único de negócio, e comprovar que a Mult é diferente de tudo já visto. Perspectivas superadas e metas atingidas, um fim com chave de ouro. Até 2023, presença mais que confirmada.

Mundo Verde - Leonardo Lima, diretor comercial e de Gestão de Produtos:
“Tivemos um balanço positivo e com grandes expectativas de concretizarmos bons negócios nas próximas semanas e, inclusive, estimamos que nossas expectativas serão superadas. Os visitantes vieram com “dever de casa” feito e aproveitando o espaço para esclarecer algumas dúvidas. Parabenizamos a todos pela organização e já na contagem regressiva para 2023.”

NetplaN - Daniel Alberto Bernard, diretor-geral:
“A NetplaN Consultoria participou novamente da ABF Expo, como fez em suas 28 edições anteriores. Divulgamos com destaque a Beetools, rede de ensino de inglês imersivo com 30 inovações tecnológicas, perceptíveis mediante experimentação, razão pela qual esta rede de franquia “figital” progressiva obtém maior sucesso em sua demonstração exatamente em feiras presenciais. No total foram 13 clientes expondo seus conceitos no evento, 11 deles em stands individuais. Divulgamos 32 redes em fase de expansão em nosso stand e listamos 384 redes clientes assessoradas desde 1992. Ou seja, quem encontrou a gente na feira ganhou um bônus, pois dobrou suas chances de encontrar a franquia certa! Aliás, oferecemos o serviço Franchise Business Matching desde 1995, auxiliando franqueados em seu processo de avaliação e escolha da franquia certa! Também esteve em nosso stand Leonardo Ríos Parra, intercambista da AIESEC da Costa Rica, fluente em espanhol, inglês e português, que auxiliou em nosso atendimento a clientes brasileiros e estrangeiros.”

Nutty Bavarian - André Novaes, gerente de Operações:
“A participação nessa edição da feira foi muito boa para a Nutty Bavarian. Conseguimos cadastrar pessoas qualificadas, que sentimos ter sinergia com a marca e perfil adequado ao nosso plano de expansão. Acreditamos que sejam cadastros bem promissores.  Além disso, a Nutty estava com dois quiosques, um em cada praça de alimentação da feira. Também foi um sucesso. No primeiro e segundo dia, não conseguíamos dar vazão à produção para atender ao público. Portanto, tivemos um saldo extremamente positivo em todos esses dias de feira, ficamos muito satisfeitos em participar de mais uma edição do evento.”

Oral Sin - José Henrique da Silva, gerente de Expansão:
“Estamos muito contentes com a participação na feira. Atendemos cerca de 30 pessoas que eram franqueadas da Oral Sin e vieram a nosso convite para trocar experiências. 30% dos nossos atendimentos foram leads novos, vieram à feira buscando marcas bem mais colocadas no mercado. O visitante não veio se aventurar na área da saúde, são pessoas muito bem engajadas e com alto potencial de fechamento e estavam ansiosas para conhecer o mundo do franchising.”

Padaria Pet - Arquelau So, diretor comercial:
“Participar da ABF é sempre muito importante para a Padaria Pet. Nos 4 dias de evento nós tivemos a possibilidade de mostrar para o empreendedor as novidades que estamos trazendo de inovador a um mercado que se encontra em constante expansão. Neste ano, com o lançamento do modelo de negócio contêiner e a confeitaria para cães e gatos, a Padaria Pet mostra o desejo de se expandir cada vez mais pelo Brasil.”

Rede iGUi - Lilian Marques, diretora de Expansão Nacional:
“Nossa participação na ABF Franchising Expo 2022 foi bastante positiva, uma das melhores. Recebemos leads bastante qualificados que devem se converter na venda de dez unidades da marca TRATABEM, uma iGUi e três da Splash, o que corresponde à geração de negócios da ordem de R$ 1,5 milhão.”

Rural Pago - Marcelo Amantea, diretor-geral:
“Nossa experiência na feira foi extremamente positiva. Tivemos uma média de 250 leads por dia, e leads surpreendentemente qualificados, no perfil que estávamos esperando. Temos uma perspectiva de aumento de vendas de 50% pós feira, e esperamos colher os frutos do evento até o final do ano."

SmartComm - Anderson Lucila, CEO:
“A ABF Franchising Expo foi uma experiência marcante para a SmartComm! A feira nos proporcionou grandes encontros, muito network, um ótimo e seletivo fluxo de candidatos e a possibilidade de mostrar o potencial da marca, confirmando a todos a grande oportunidade de investir em uma franquia de comunicação inteligente, se tornar dono do seu próprio negócio e investir em um dos mercado mais promissores de 2022. Tivemos a oportunidade de receber em nosso estande, grandes nomes do franchising e diversos clientes com grande potencial para se tornarem franqueados da marca. As negociações aconteceram e fluíram de forma positiva e estamos confiantes de que muitos negócios serão concluídos nos próximos dias. Estamos satisfeitos e felizes com o resultado da nossa participação. Com certeza estaremos juntos novamente na próxima edição”.

Sterna Café - Deiverson Migliatti, fundador e CEO:
Participamos pela 4ª vez da ABF Franchising Expo e sentimos que este retorno dos eventos presenciais pós-pandemia trouxe um público mais direcionado, sabendo o que queria da feira. Pelo nosso estande passaram mais de 1.000 pessoas, que tiveram a oportunidade de saborear o autêntico café especial, sendo que 25% estavam realmente em busca de oportunidade de ampliar seus negócios ou mesmo iniciar um. Tivemos grande aceitação dos nossos modelos que apresentamos na feira. O evento proporcionou também o encontro com antigos parceiros e a possibilidade de concretizar novos negócios, visto a aproximação que tivemos com novas marcas”.

Tag Center - Rodrigo Xavier, fundador e CEO:
“A ABF Franchising Expo foi uma importante e grandiosa validação das nossas soluções, com resultados muito positivos tanto referente a clientes e parceiros, quanto a avaliação e pesquisa de mercado. Percebemos que o público estava aberto para inovações e tecnologias que solucionem problemas que já estão há muito tempo martelando nos setores de marketing e vendas. A oportunidade de networking foi gigante e, claro, bem aproveitada. Conhecemos diversos possíveis parceiros e clientes, que estão dispostos, com a Tag, a escalar o seu negócio. O evento também nos gerou insights sobre novas soluções que podemos gerar para o público e até potencializar os serviços que já oferecemos. A participação da Tag Center foi um sucesso. Estreamos oficialmente na maior feira de franquias da América Latina e o resultado que levamos para casa foi tão grandioso quanto o evento. Foram dois anos de muita preparação, testes, pesquisas, ajustes e mais testes. Validamos a importância dos serviços oferecidos para o mercado e observamos ainda mais necessidades que as soluções da Tag podem suprir.”

Twice - Maria Cláudia Amaro, CEO:
“Além de identificar um bom número de interessados pelo negócio de franquias, tivemos também visitas no estande de representantes de escolas com interesse sobre a solução de bilinguismo. Outra possibilidade bem presente é do contato com fornecedores das mais diversas áreas do ecossistema de franquias, tanto com soluções para o modelo e franquia em si quanto para nosso modelo original de negócio. Por fim, ao longo dos próximos dias, além de falar com os contatos mais próximos estabelecidos, teremos uma régua de comunicação com cada um dos leads levantados na feira”.

Usaflex - Elbio Armiliatto, diretor de Franquias:
“Participar da 29ª edição da ABF Franchising Expo foi uma ótima oportunidade para expansão da rede. “Depois de dois anos sem a feira presencial, estávamos ansiosos para a edição deste ano. Recebemos vários interessados no nosso sistema de franquias e temos certeza que em breve teremos novos franqueados para a Usaflex que, passou a investir no sistema de franquias no ano de 2016 e hoje representa 38% do faturamento total da marca que atualmente conta com 260 franquias, em todo território nacional, com previsão de chegar a 350 lojas até 2023”.
                                                                                                                 
Via Certa Educação Profissional - Décio Marchi, diretor executivo:
“Registramos um balanço bem produtivo da nossa participação na feira. Saímos com vários negócios encaminhados, superando as nossas expectativas, pois essa foi apenas a primeira vez que participamos com um stand. Nós sentimos uma feira com excelentes oportunidades de negócios, registrando um saldo muito positivo. Além disso, as prospecções são boas e nós acreditamos que vá superar a nossa meta, mas vamos consolidar esses negócios durante essa semana. O público foi muito bom, pois era um perfil que nos interessava bastante, todos bem focados em fazer negócio, sendo eles investidores e isso nos animou muito. Além disso, outro ponto positivo é o relacionamento que fizemos por lá, com um network bem grande e forte. Nossos planos para o futuro é de participar de todas as feiras.”

YANG - Samuel Freire de Oliveira, diretor-geral:
“Estreando no mundo do franchising na maior feira do setor, a YANG modeladoras utilizou a feira da ABF como uma importante vitrine para seus negócios. A marca fez da feira parte do seu plano de expansão nacional e espera fechar 10% dos negócios prospectados no evento. O golaço da ABF está no público superqualificado, todos interessados em investir e encontrar uma boa oportunidade de negócio.”                             

Yogoberry - Gustavo Val, diretor-geral:
“A feira da ABF, não é uma feira qualquer. Trata-se da maior feira de franquiadas do mundo. Nesses 4 dias de feira atendemos uma média de 500 pessoas por dia, fora as outras milhares que viram a marca Yogoberry estampada em nosso stand, a visibilidade proporcionada por uma feira dessa magnitude é imensurável, porém os negócios que serão viabilizados por conta dessa enorme exposição, nós ainda não quantificamos. Estamos muito animados com todos os contatos e networking que conseguimos realizar na feira. Acreditamos que será muito positivo para a expansão da marca. Foi muito gratificante receber pessoas de todo o Brasil que reconhecem a qualidade do nosso produto e demonstraram interesse em investir e nos levar até seus estados. Contudo, já renovamos nosso interesse junto à ABF para participarmos da edição de 2023.”

Sobre a ABF Franchising Expo
Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Markets, a ABF Franchising Expo reuniu, em sua 29.ª edição, expositores dos mais diversos segmentos e ramos, tais como: alimentação e food service, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados, dentre outros. A exposição ocupou os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção mais adequada de pontos comerciais pelos investidores, a Feira contou com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores. Além da exposição das marcas, a Feira proporcionou aos interessados em ingressar no universo das franquias a participação em palestras gratuitas sobre diversos aspectos do franchising na Arena do Conhecimento. A feira compôs a programação da ABF Franchising Week, uma semana inteira de imersão no universo das franquias, formada a partir da união de uma série de simpósios, eventos de capacitação e ações da ABF.

 

Mais informações no site: www.abfexpo.com.br.

 

Sobre a Associação Brasileira de Franchising (ABF)
A ABF é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 185,068 bilhões em 2021, mais de 170 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e emprega diretamente mais de 1,4 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.500 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e online, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

Sobre a Informa Markets
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como saúde e nutrição, infraestrutura, construção, alimentos e bebidas, agronegócio, tecnologia e telecom, metal mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos presenciais, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.

 

Para mais informações, visite o site www.informamarkets.com.

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?