Notícias / Especial / Pesquisa mercadológica pode minimizar riscos para novos negócios

Pesquisa mercadológica pode minimizar riscos para novos negócios

Conheça passo-a-passo do Sebrae para identificar o público-alvo do seu negócio

Compartilhe:   

Todo novo empreendimento traz muitas incertezas e, para minimizá-las, é necessário que realizar uma pesquisa mercadológica bem detalhada. Porém, informações por si só não levam à decisão nem ao sucesso do negócio. É preciso escolher um plano de ação que ajude a identificar problemas e oportunidades e que, também, indique caminhos que reduzam os riscos. Já, segundo o Sebrae, é preciso que o empreendedor vença o ceticismo e confie nos resultados da pesquisa, elaborada com base em alguns passos essenciais.

O primeiro passo da pesquisa mercadológica é conhecer o perfil do cliente, desde a caracterização nos aspectos quantitativos (potencial do mercado, participação da empresa no mercado, etc.) e qualitativos (estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda, dentre outros). Com isso, é possível também perceber a estratégia dos concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos.

Essa medida, possibilita ao empreendedor a avaliação comparativa de seus potenciais fornecedores e, a partir de certos critérios, definir a classificação deles para orientar o processo de compras, ou, se for o caso, de terceirização das atividades.

A pesquisa serve, também, para dimensionar o mercado, identificar o segmento mais lucrativo, detectar novas tendências, avaliar a performance de seus produtos e serviços, identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços esses produtos poderão ser vendidos.

 

Público-alvo

Ao lançar um produto no mercado, a empresa deve saber quem será o público-alvo. Isso é essencial porque os produtos existem, em primeiro lugar, para satisfazer às necessidades dos clientes. Ou seja, realizar uma pesquisa do público-alvo é uma etapa que não deve ser esquecida, pois poderá fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um novo produto ou até da empresa como um todo.

Uma boa pesquisa junto aos consumidores já existentes ou futuros indicará como um produto será recebido, quem se interessará por ele e até que preço o consumidor estará disposto a pagar. E informará, ainda, quais as vantagens que os produtos concorrentes oferecem e seus pontos fracos. Poderá, inclusive, mostrar como o público reagirá ao nome do produto, à sua embalagem, design, sabor, etc.

A recomendação é fazer uso do cadastro de clientes para entendê-los melhor. Esse cadastro deve conter nome, telefones, e-mails, endereço, sexo, profissão, faixa etária e, principalmente, o que compram, por que compram e com qual frequência.

 

Passo-a-passo

De maneira geral, para que uma pesquisa mercadológica seja eficaz, deve passar pelas seguintes etapas:

1º passo – Defina o objetivo da pesquisa: o que você quer descobrir com ela? (Pode ser para definir a qualidade e a variedade dos produtos, ajustar preços ou dimensionar o tamanho da equipe de vendas, por exemplo)

2º passo – Estabeleça quem é o público-alvo da pesquisa (são os fornecedores, os consumidores ou os concorrentes?). O público é definido com base no objetivo da pesquisa.

3º passo – Defina o tamanho da amostra da pesquisa, isto é, quantas pessoas deverão respondê-la.

4º passo – Elabore um roteiro básico de perguntas. Elas devem simples e imparciais e conter todos os aspectos que se deseja detectar, como aceitação do produto, se a necessidade do consumidor será atendida, o quanto imaginam que vão consumir e opiniões gerais sobre o produto.

5º passo – Elabore o questionário com as perguntas já testadas e validadas.

6º passo – Aplique o questionário junto ao público-alvo da pesquisa, buscando ser isento. Não direcione as perguntas para obter as respostas que você deseja.

7º passo – Compile os resultados e analise as respostas.

Com essas informações em mãos, é a hora de desenvolver um protótipo do produto, utilizando profissionais de design de embalagens entre outros especialistas. O público-alvo é o grupo de possíveis futuros consumidores e suas características, tais como idade, sexo e poder aquisitivo. Durante o processo de lançamento de um novo produto e serviço é importante analisar os dados levantados na pesquisa com imparcialidade. Atente-se também em não buscar opiniões de pessoas envolvidas, tanto profissionalmente quanto na família. Eles não possuem o distanciamento necessário para uma análise imparcial. Lembre-se: o que importa é a opinião dos potenciais consumidores.

E lembre-se: existem profissionais especializados em pesquisa de lançamento de produtos no mercado, bem como empresas de design de novos produtos. Utilize-os, pois eles podem auxiliar no sucesso dos produtos.

Fonte: Sebrae

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?