Notícias / Especial / Feiras e eventos regionais são alternativa para marcas encontrarem potenciais franqueados

Feiras e eventos regionais são alternativa para marcas encontrarem potenciais franqueados

Evento inspirado em cases europeus será lançado em abril e promete aproximar franqueadores e candidatos a um baixo custo e maior assertividade

Compartilhe:   

Feiras e eventos de franquias são uma das mais tradicionais ferramentas para busca de novos franqueados. As feiras, com seus estandes e toda a estrutura, são o momento em que franqueadores podem literalmente expor suas marcas e conversar pessoalmente com quem quer comprar uma franquia, mas ainda não sabe bem qual, está pesquisando e conhecendo todas as possibilidades.

Uma das maiores feiras do mundo acontece no Brasil, em São Paulo, todos os anos, no final de junho. A feira ABF Expo é realizada pela Associação Brasileira de Franquias - ABF e anualmente reúne mais de 400 marcas que expõe para um público de 65 mil pessoas que percorrem os pavilhões do evento durante 4 dias. É um evento imenso e que movimenta todo o setor de franquias e que é sem dúvidas o principal encontro do calendário para o setor no Brasil.

Entretanto, nem só de grandes eventos vive o mercado de franquias. Feiras e encontros menores podem ser ótimas oportunidades para conversar com candidatos à franquia e apresentar o melhor que as marcas têm para oferecer para quem busca um novo negócio. Afinal, uma conversa, uma entrevista ou mesmo, um balcão de negócios em que o candidato possa conversar pessoalmente com o franqueador tende a passar muito mais segurança no negócio e criar um vínculo que pode ser interessante para ambas as partes nessa fase da negociação.   

Formato não convencional

Nesse cenário, em abril um grupo de empresários do setor de franquias capitaneado pelo investidor Ricardo Branco lança a Franshise4U. O evento promete ser diferente das feiras convencionais, a começar pelo formato. Não existem stands, cada "expositor" terá sua mesa em uma grande sala de convenções, apenas com um display expondo a marca. A ocasião também não é uma feira aberta para "visitação", mas para reuniões. Antes de ir ao evento, o interessado em ter uma franquia precisa entrar no site e agendar um horário (30 minutos) com a marca de interesse. Ele pode escolher se reunir com mais de uma marca participante no mesmo dia.

"No que se refere a eventos de franquia, tenho conversado com franqueadores e noto que muitos estão descrentes do modelo de grandes feiras, cujo investimento é alto, os eventos são cansativos - às vezes são de 3 a 4 dias de feira. Fala-se com muita gente, mas no final isso acaba se resumindo a 100 cadastros e 20 reuniões que, muitas vezes, não levam a nenhum fechamento. Nosso objetivo é identificar potenciais investidores, colocá-los de frente com os franqueadores em um evento de apenas um dia e a custo muito inferior do que se investe em uma feira convencional. O foco é na tomada de decisão. A ideia é que os visitantes saiam com contratos fechados ou negociações, no mínimo, avançadas", explica Branco.

A Franchise4U acontece em um único dia e de forma itinerante, cada edição em uma cidade. A primeira será no dia 19 abril, em Campinas, no Vitória Hall. Já estão agendadas edições em Curitiba (maio) e SP (junho). Nesta primeira edição estão confirmadas as marcas Fisk, Limpidus e outras.

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?