Notícias / Especial / Cursos da ABF capacitam empreendedores no sistema de franquias

Cursos da ABF capacitam empreendedores no sistema de franquias

ABF divulga também seu Calendário Anual de Cursos

Compartilhe:   

Com o objetivo de ampliar a capacitação de empreendedores para o mercado de franquias, a ABF – Associação Brasileira de Franchising lança uma novidade entre os cursos oficiais do setor realizados pela entidade. Um dos seus mais tradicionais cursos, o Entendendo Franchising passa a ser oferecido a partir de abril também on-line. A entidade divulga, ainda, o Calendário da ABF Educação deste ano.

Os cursos oficiais do franchising, oferecidos pela ABF e reconhecidos pelo mercado, abrangem todas as áreas do setor e em diferentes níveis. Eles envolvem desde os conhecimentos necessários para se ingressar no sistema de franquias – como o Entendendo Franchising – à pós-graduação, por meio do MBA Gestão de Franquias, pioneiro e único no País.

“O desenvolvimento do setor de franquias no Brasil se deve, em boa medida, à maior capacitação dos profissionais envolvidos, e a ABF, desde a sua fundação, há 30 anos, assumiu como parte de sua missão promover esse desenvolvimento por meio da educação empreendedora”, afirma o presidente da entidade, Altino Cristofoletti Junior.

Além de ser um dos mais tradicionais, o Entendendo Franchising é também um dos cursos mais procurados da ABF. De acordo com Angela Manzoni, diretora de Educação, “o conteúdo é o mesmo do curso presencial, com a vantagem de poder ser feito onde e quando o estudante quiser, e, ainda, com mais economia, praticidade e comodidade”.

O Entendendo Franchising soma-se a outros dois cursos via web oferecidos pela ABF por meio de sua plataforma on-line de capacitação: Expansão e Venda de Franquia e Administrando o Relacionamento com a Rede. Acesse www.abfeducacao.com.br e confira.

A grade de cursos oficiais do franchising oferecidos pela ABF inclui ainda Especializações sobre os seguintes temas: Mediação Aplicada ao Franchising; Liderança e Finanças para Franquias; Expansão e Venda de Franquia e Locações Comerciais. E para ampliar ainda mais a capacitação de empreendedores, durante a ABF Franchising Expo (que será realizada de 27 a 30 de junho de 2018), a entidade oferece uma série de palestras e minicursos gratuitos na Arena do Conhecimento.

Cursos gamificados

A ABF oferece, ainda, em parceria com o Sebrae Nacional, o Game Franquias Brasil. São seis cursos on-line gratuitos, em formato de games, que levam o usuário a vivenciar a experiência de administrar uma franquia nas seguintes áreas: Preços, Vendas e Custos; Gestão de Pessoas; Atendimento a Clientes; Marketing e Merchandising; Gestão Financeira e Indicadores de Desempenho.

O Game Franquias Brasil pode ser jogado on-line nos computadores e tablets ou baixado como aplicativo em smartphones nos sistemas Android e iOS.

Confira o Calendário de Cursos Oficiais ABF para 2018 na sede em São Paulo e nas regionais. Os cursos divididos em módulos podem ser feitos de forma independente pelo estudante, de acordo com os temas de seu interesse.


Curso

Data e Local

Expansão e Venda de Franquia (módulos presenciais e on-line): como realizar a expansão de redes de forma sustentável e conhecer as mais eficientes técnicas de venda. Dirigido a franqueadores, equipe da franqueadora, profissionais de expansão de franquias e stakeholders.

27/02 - São Paulo

Entendendo Franchising (modalidade on-line a partir da segunda quinzena de março): com linguagem simples e exemplos práticos, trata-se da capacitação ideal para quem deseja conhecer e se envolver com o universo das franquias. Voltado a candidatos à franquia e ao público em geral interessado no assunto.

15/03 - Belo Horizonte
12/04, 19/07, 30/08 e 06/12 – São Paulo

Programa de Capacitação em Franchising (PCF): trata com profundidade aspectos vitais para implantação, operação e gestão de uma rede franqueadora. Os participantes têm acesso às melhores práticas do franchising, troca de experiências com redes maduras e a oportunidade de conhecer uma operação de sucesso na visita técnica. Direcionado a potenciais franqueadores, franqueadores e equipe da franqueadora.

19/03 – Módulo 1 – Análise de Franqueabilidade - Aspectos Mercadológicos – São Paulo
20/03 – Módulo 2 – Análise de Franqueabilidade – Aspectos Econômicos e Financeiros – São Paulo
26/03 – Módulo 3 – Plano de Expansão – São Paulo
27/03 – Módulo 4 – Venda de Franquia – São Paulo
02/04 – Módulo 5 – Suporte Operacional – São Paulo
03/04 – Módulo 6 – Manuais e Programas de Treinamento – São Paulo
09/04 – Módulo 7 – Analisando os Aspectos Jurídicos – São Paulo
10/04 – Módulo 8 - Administrando o Relacionamento com a Rede – São Paulo
16/04 – Módulo 9 – Praticando Conhecimentos em Franchising – São Paulo
17/04 – Módulo Prático – Visita técnica a uma franqueadora – São Paulo

MBA Gestão de Franquias: fruto de uma parceria entre o PROVAR/FIA – Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração e a ABF, o curso, que contempla o estudo aprofundado da gestão de negócios alinhado às especificidades do setor de franquias, destina-se aos profissionais que atuam no setor de franchising: franqueadores, franqueados, consultores, prestadores de serviço, etc.

06/04 (início) – Aulas quinzenais: sextas-feiras, das 14h às 20h; sábados, das 8h às 14h – São Paulo

Certificação em Gestão de Redes de Franquias: o programa fornece ao participante competências e habilidades para realizar planejamentos de marketing, entender e estruturar o fluxo de caixa e o planejamento financeiro das franquias, estruturar o processo de seleção de franqueados, a manutenção de uma consultoria de campo eficiente e a gestão do fundo de propaganda, além de apresentar ferramentas para o desenvolvimento e aprimoramento de programas de excelência e de relacionamento. Dirigido a franqueadores e à equipe da franqueadora.

14/05 – Módulo 1 – Planejamento de Marketing de Alto Impacto para Franquias – São Paulo
15/05 – Módulo 2 – Marketing de Experimentação em Varejo e Franchising – São Paulo
21/05 – Módulo 3 – Planejamento Financeiro para a Franqueadora e Unidades Franqueadas – São Paulo
22/05 – Módulo 4 – Fluxo de Caixa: organização para o sucesso das unidades franqueadas – São Paulo
28/05 – Módulo 5 – Passo a Passo para uma Seleção de Franqueados – São Paulo
29/05 – Módulo 6 – Como Estruturar e Manter uma Consultoria de Campo Eficiente – São Paulo
04/06 – Módulo 7 – Criação e Manutenção do Fundo de Marketing – São Paulo
05/05 – Módulo 8 – Desenvolvendo Programas de Excelência para Redes de Franquia – São Paulo
11/06 – Módulo 9 – Como Criar Programas de Comunicação de Alta Qualidade – São Paulo
12/06 – Módulo 10 – Negociação e Gestão de Conflitos no Franchising – São Paulo
13/06 – Prova de Certificação

Locações Comerciais: ministrado por profissionais que são referência no assunto, o curso trata de Contrato de Locação e cuidados na fase pré-contratual, encargos locatícios (obrigações e deveres das partes), ação renovatória e Contrato de Locação e ação revisional de aluguel.

31/07 – São Paulo

Para obter mais informações sobre os cursos oficias ABF, acesse www.abfeducacao.com.br.

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual de aproximadamente R$ 160 bilhões, mais de 140 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por 2,4% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.100 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?