Notícias / Especial / Internacionalização de franquias brasileiras: conheça dicas para empreendedores interessados

Internacionalização de franquias brasileiras: conheça dicas para empreendedores interessados

Saiba como construir uma linha de crédito com bancos americanos e abrir uma unidade franqueada por lá de redes como Multifilmes e Master House

Compartilhe:   

Após conquistar a consolidação da marca no Brasil, muitas redes têm buscado expandir suas fronteiras. Em pesquisa divulgada em 2016, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que 61 países já possuem unidades brasileiras instaladas e os locais mais procurados são Chile, Colômbia, Costa Rica, Venezuela e claro, os Estados Unidos.

Quando a possibilidade de alcançar o sucesso está relacionada aos Estados Unidos, muitos consideram extremamente plausível a chance de iniciar uma nova vida mais prospera. E isso não exclui as franqueadoras que enxergam o território norte-americano – berço do sistema de franquias – como um caminho com enorme potencial para expansão e para tornar a marca ainda mais sólida no universo do franchising. Com isso, “fazer a América”, como diziam os imigrantes, ainda é um grande negócio.

Entretanto, existem muitas diferenças entre se investir em um país e outro. E uma das principais diferenças está no sistema bancário do país. Para abrir uma conta e usufruir de linhas de crédito em bancos americanos é essencial conhecer como funciona a burocracia local e providenciar os detalhes que as ações demandam.

“Para abrir uma conta de negócios é muito simples. Geralmente é necessário ter uma US Corporation, Florida Corporation, qualquer empresa cadastrada dentro dos Estados Unidos é válida. Nesse momento, você terá o que chamamos de Article of Organization. Também é preciso enviar um número de identificação”, explica Daniel Toledo que é advogado, consultor de negócios e sócio fundador da Loyalty Miami.

Sobre o crédito, o consultor explica que o valor disponibilizado geralmente depende do segmento e tipo da empresa. Para negócios, o banco solicita que a organização solicitante já esteja operando há dois anos em solo americano. Além desta exigência, é preciso apresentar pagamentos de taxas, ser rentável e vendas substanciais e constantes.

“Ao solicitar uma máquina de cartão de crédito o banco passa a olhar você e o seu negócio como parceiro comercial e não uma pessoa que simplesmente tem uma conta para apenas fazer movimentações financeiras e, sem as informações devidas, fazer lavagem de dinheiro. A próxima etapa é analisar números para apresentar a solução ideal. Vale lembrar que isso é apenas para linhas de crédito empresariais.”, completa Toledo.

Redes em expansão nos Estados Unidos

Quem já se aventura pelo mercado norte americano desde meados de 2017 éa Master House Manutenções e Reformas que possui uma unidade em Orlando, na Flórida. A rede especializada em serviços de alvenaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, pintura, gesso e drywall, impermeabilização, montagens e manutenção predial, está buscando novos franqueados nos estados de Nova Iorque, Flórida e Califórnia, considerados como polos fundamentais para o desenvolvimento da marca. O investimento inicial para ser dono de uma franquia nos EUA é de 50 mil dólares – já incluindo a taxa de franquia, de 15 mil dólares – e o prazo de retorno é estimado entre oito e 12 meses.

Outra rede que também começou sua aventura internacional no final do ano passado é a rede especializada em aplicação de películas automotivas e arquitetônicas Multifilmes. Com uma unidade no modelo delivery em Orlando, na Flórida, a rede expande neste ano o mercado americano e projeta para 2019 focar a expansão nos Estados Unidos começando por Miami. No Brasil, a rede expande e busca franqueados para três modelos de negócios: nanofranquia, store in store e loja modelo, com investimento inicial a partir de R$ 28 mil.

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?