Notícias / Especial / Dica: Identifique 7 fatores que podem gerar desperdício na sua empresa

Dica: Identifique 7 fatores que podem gerar desperdício na sua empresa

Conheça a filosofia lean e desenvolva um novo olhar para os custos da sua rede de franquias, com foco no aumento de produtividade da sua equipe

Compartilhe:   

Para que a equação “lucro = faturamento - gastos” seja positiva, é necessário que o faturamento seja maior que os gastos da empresa. E isso vale tanto para empresas que visam crescer com investimentos próprios quanto redes de franquias. Com base na filosofia Lean, segundo apurado pelo Sebrae, há 7 fatores que podem gerar desperdício em empresas, bem como aumento de produtividade das empresas.

Se está difícil aumentar o faturamento, a saída é trabalhar o terceiro elemento da equação: os gastos, ou seja, os custos e as despesas (matérias-primas, insumos, energia elétrica, salários e encargos e materiais de escritório, por exemplo). Se os gastos diminuírem, ainda que o faturamento se mantenha, o lucro aumentará.

Contudo, é preciso fazer isso com muita atenção e estratégia. Decisões aleatórias como cortes de pessoal e diminuição na qualidade do produto podem até reduzir custos, assim como pressionar fornecedores nas condições de pagamento e margem, mas elas provavelmente impactam também na entrega de valor ao cliente. E de maneira negativa, resultando em queda do faturamento.

Lean thinking

A filosofia Lean, lean thinking, empresa enxuta e mentalidade enxuta, são sinônimos de uma filosofia de gestão empresarial que nasceu do Sistema Toyota de Produção (sistema de produção desenvolvido no Japão pela indústria automobilística Toyota, no fim dos anos 1940, que aumenta a produtividade e a eficiência, e está baseada em dois pilares: melhoria contínua e respeito pelas pessoas), que identificou sete desperdícios da produção:

  1. Defeitos
  2. Excesso de produção
  3. Espera
  4. Transporte
  5. Movimentação
  6. Processamento
  7. Estoque

Embora esses desperdícios tenham sido identificados na produção de automóveis, eles valem para outros tipos de negócios.

A filosofia lean pode transformar sensivelmente a realidade dos pequenos negócios. Ela cria oportunidades para a melhoria da gestão, além de aumentar e fortalecer o comprometimento de seus profissionais.

A identificação dos desperdícios é um primeiro passo para implantar a mentalidade de empresa enxuta no pequeno negócio.

Ferramentas

Inspirado no conceito “lean”, o americano Eric Ries passou os últimos anos combinando ideias de marketing, tecnologia e gestão e criou o termo "Lean Startup". Conheça mais sobre esse projeto aqui.

Além disso, para apoiar os pequenos negócios nesse tema, o Sebrae desenvolveu a publicação "Enxugue sua empresa e lucre mais: sete dicas para eliminar desperdícios e entregar mais valor ao seu cliente". O objetivo do material é oferecer dicas e informações sobre a busca de mais rentabilidade.

Fonte: Sebrae

 

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?