Notícias / Especial / Bike Friendly: redes de franquias se adaptam ao aumente de bicicletas nas cidades brasileiras

Bike Friendly: redes de franquias se adaptam ao aumente de bicicletas nas cidades brasileiras

Veja as dicas da Mobike, empresa de soluções para mobilidade urbana, para receber adequadamente consumidores ciclistas

Compartilhe:   

O aumento de bicicletas nas ruas das cidades brasileiras já é uma realidade e, com isso, as empresas acolhem os consumidores ciclistas levam vantagem. Algumas redes de franquias já estão atentas. Segundo Célia Padilha Fernandes, da empresa Mobike, seja por questão financeira, de saúde, ecológica ou mesmo para fugir do trânsito caótico, pouco a pouco, as bicicletas vem ganhando um lugar de destaque nos grandes centros urbanos.

A Mobike é uma empresa de soluções para mobilidade urbana com o objetivo de estimular o uso da bicicleta como meio de transporte, oferecendo produtos e serviços fundamentais para os clientes, visando à redução dos impactos ambientais, socialização do espaço público e melhorando a qualidade de vida da sociedade.

“Ainda há muito para crescer, mas para que o indivíduo opte por este meio de transporte é importante que o ciclista tenha encontre meios de ponta a ponta, ou seja, pontos que possibilitem o percurso entre a residência e o trabalho, por exemplo. A falta de um destes pontos torna inviável este modal”, lembra Célia. Para participarem deste ponto a ponto que Célia se refere, as empresas podem oferecer espaços exclusivos como, por exemplo, bike parks tanto para clientes como para suas equipes de colaboradores.

Segundo a especialista, o bike park não é apenas a instalação de paraciclos. “É preciso pensar se o espaço é "bike friendly", se dispõe de um bolsão seguro isolado dos veículos, sinalização que facilite o ciclista chegar ao bike park, bomba de calibrar etc. E para do ciclista se recompor, bebedouro ou vending machine para dispor de água e repositores energéticos, e dependendo do movimento, um vestiário com banho.

“É importante que a pessoa que opte por ir e vir de bike tenha a percepção de que é bem-vindo. E, se enxergarmos o ciclista não apenas um ciclista, e sim como um indivíduo comum que trabalha, estuda, passeia, se alimenta e se diverte. Todas a empresas têm potencial para ser bike friendly o que é bom pra imagem, para a cidade, para as pessoas”, ressalta Célia.

Entre as redes que já estão se adaptando a essa tendência de mobilidade urbana, está a Orthodontic. Dentro do projeto de implantação, a OrthoDontic  possui modelos de estacionamento para bicicleta que se adaptam a espaços grandes que contam também com estacionamento para automóveis, como é o caso das unidades de Navegantes e Itajai em SC. Contudo, há também soluções para lojas menores, como o totem com vagas projetado para Andradina/SP. Quanto a informações sobre faturamento, cremos que todos os itens voltados para conforto do cliente influenciam diretamente em índices positivos, as clínicas com este opcional tem bons resultados e atingem metas com facilidade.

“A rede dispõe de itens obrigatórios e opcionais para a estrutura das clínicas, oferecemos ao franqueado todo o suporte para disponibilizar a melhor experiência possível para o cliente de acordo com o que o ponto permite. Trabalhamos com público jovem massivamente, o que faz do estacionamento para bicicletas um diferencial que traz comodidade e acessibilidade ao paciente”, diz Fernando Massi, presidente da OrthoDontic. 

Na rede de franquias Mestre-Cervejeiro também há um estacionamento específico para bicicletas, com destaque para as unidades franqueadas de Vinhedo(SP) e Santa Maria(RS). “De qualquer maneira todas as nossas lojas são amigáveis para ciclistas bem como para animais de estimação. Isso é algo comum, principalmente aos sábados. As pessoas vão de bike e ainda levam seus pets para passar enquanto fazem compras nas lojas e provam algumas cervejas. É até uma maneira um pouco mais consciente do que ir de carro, sendo que tem os seus riscos”, aponta Daniel Wolff,  fundador e diretor da rede.

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?