Notícias / Especial / Novidade: projeto promove interação entre redes de franquias com menos de 50 unidades

Novidade: projeto promove interação entre redes de franquias com menos de 50 unidades

“Acelera Franchising” reúne dicas para franquias de médio porte enfrentarem desafios com mais conhecimento

Compartilhe:   

Atualmente existe um universo de 3.039 franquias espalhadas pelo Brasil e, desse total, 2.430 empresas possuem menos de 50 unidades franqueadas, o que corresponde a 80% do setor. Pensando em ajudar este grupo, renomados consultores e empresários decidiram criar uma iniciativa para promover a interação e a ajuda de crescimento mútua entre empresários de redes de franquias com menos de 50 unidades

É o projeto “Acelera Franchising”, que consiste em uma página na rede social Facebook com dicas, informações, depoimentos e trocas de experiências entre franqueadores que atualmente se encontram na base da pirâmide das franquias.

Apesar de terem menos estrutura que as grandes franquias, as empresas com menos de 50 franqueados representam 25% das marcas com 5 estrelas de qualidade, de acordo com dados da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. E se cada uma dessas inaugurar seis unidades em 2018, serão, no total, 14.580 novas lojas, aquecendo a economia e gerando mais empregos.

“Nosso objetivo é trabalhar com informações do mercado de franquias que possam impactar no coletivo dessas pequenas empresas, o que ajuda a estes empreendedores a entender melhor esse modelo de negócio”, relata Cláudio Thieghi, Diretor do Instituto Sorridents, um dos responsáveis pelo projeto e que acumula passagem como Diretor de Inteligência de Mercado, Relacionamento e Sustentabilidade na Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A DNA Natural, por exemplo, que tem cerca de 35 unidades atualmente, enfrenta desafios como a dificuldade no atendimento aos franqueados por conta da receita da franqueadora. “É diferente do que eu estava acostumado a fazer com a Restaura Jeans, que possui mais de 200 lojas. Mas também há oportunidades únicas, pois, a nossa experiência em um grupo maior nos dá mais agilidade de informação e engajamento para atuar em uma rede menor, como a DNA Natural, além de ter a possibilidade de crescer mais rapidamente”, comenta Paulo Conrad, executivo do Grupo Restaura Jeans, que, no ano passado, assumiu a administração total da “DNA Natural”, rede de franquias de alimentação saudável.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?