Notícias / Especial / Redes sociais: utilize bem e atraia novos clientes para sua empresa

Redes sociais: utilize bem e atraia novos clientes para sua empresa

Redes sociais podem ser ferramentas que fazem a diferença para o seu negócio. Veja as dicas do Sebrae para melhores resultados

Compartilhe:   

Redes sociais: utilize bem e atraia novos clientes para sua empresa. Redes sociais podem ser ferramentas que fazem a diferença para o seu negócio. Veja as dicas do Sebrae para melhores resultados


O crescimento da internet, sobretudo a democratização da informação por diversos canais, trouxe mais tempero para a gestão dos negócios e para a vida do empreendedor. Com isso as redes sociais direcionam as estratégias de várias empresas, anunciantes e agências de publicidade.

O nível de relevância se tornou tão alto que sempre é um tema que gera muitos debates, opiniões e tendências, especialmente, quando se refere aos impactos que elas provocam na gestão dos negócios.  É importante conhecer o que grandes e pequenas empresas estão fazendo para gerar conversões ao utilizar as redes de forma inteligente.

Para isso, o Sebrae divulgou recentemente o relatório Internet Trends Report, elaborado pela empresa de capital de risco Kleiner Perkins Caufield & Byers (KPCB), o qual analisa as principais estratégias para mídias online.

 

Clientes mais satisfeitos

O relatório, baseado em uma amostra de consumidores dos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, revelou que a maioria dos consumidores (60%) espera que as empresas tenham canais de suporte e atendimento ao cliente que sejam de fácil acesso e capazes de responder suas questões com praticidade e agilidade.

Esses resultados comprovam a influência das redes sociais para os grandes e pequenos negócios. Uma pesquisa sobre as principais tendências das redes sociais, realizada em novembro de 2016, pela Rock Content – empresa líder em marketing de conteúdo no Brasil –, mostra que os principais motivos para a presença das empresas nas redes sociais foram: visibilidade online (83,2%) e interação com o público (63,2%).

Além disso, os principais benefícios que as redes sociais oferecem são: divulgar a marca (77,4%), engajar a audiência (63,2%), aumentar tráfego no blog/site (50,3%) e ampliar as vendas e o número de clientes (48,5%).

A análise desse número revela a importância de oferecer um serviço de atendimento ao cliente nas redes sociais, que seja ágil, eficiente e personalizado, capaz de acelerar a comunicação entre as partes. Essas facilidades trazem praticidade tanto para os clientes quanto para a empresa e cria vínculos com o seu público, sobretudo uma melhor a reputação para o seu negócio.

 

Propaganda boca a boca

É crescente o número de casos de consumidores que divulgam experiências ruins com empresas nas redes sociais das mesmas. O que precisa ser destacado é que, além de se preocupar com a repercussão dessas avaliações negativas, o empresário precisa driblar a situação reconhecendo nela a oportunidade de resolver esse tipo de problema de maneira ágil, prática e, principalmente, transparente, dando maior credibilidade à empresa e, dessa forma, gerando impactos positivos nos próximos negócios com os clientes.

De acordo com o Internet Trends Reports, 82% dos consumidores param de fazer negócio com uma empresa depois de experiências ruins. Essa tendência é realidade comum no cenário das redes sociais. A sua marca – quer você queira ou não –, já está online, sendo avaliada de acordo com as experiências que ela proporciona para os clientes, sejam elas positivas ou negativas.

E se as notícias boas se espalham rapidamente, com certeza, as negativas têm uma repercussão ainda maior. Inclusive, com as ferramentas que o consumidor possui hoje em dia, essa experiência ruim pode se tornar um viral e trazer danos irreparáveis para a empresa, influenciando até no desempenho das vendas futuras de produtos ou serviços.

Um bom atendimento é essencial para evitar e remediar esse tipo de situação. Seja em loja física ou online, os consumidores esperam ser bem atendidos e as redes dão a oportunidade que isso seja feito de maneira transparente e reconhecida por outros potencias clientes. Os ganhos de um bom atendimento ao cliente pelas redes sociais geram reflexos positivos com relação ao aumento da receita, na fidelização do cliente, sobretudo, na inovação constante de seus processos.

 

Bate papo com o cliente

Outra estratégia que vem crescendo rapidamente é a conversa em tempo real com o cliente. O consumidor quer que suas dúvidas, reclamações e sugestões sejam ouvidas e, principalmente, quer resolver seus problemas de forma rápida. Essa ferramenta também apresenta outras possibilidades de relacionamento, uma vez que é a partir deste contato que o cliente relata sua experiência, sua opinião e seu feedback imediato sobre o produto. Esses dados e informações – quando bem trabalhados – podem direcionar ações internas para corrigir ou fortalecer estratégias de atendimento com o seu cliente.

O objetivo, além de proporcionar um canal de suporte remoto de fácil acesso e mais rápido, é responder as perguntas de tal maneira que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador.

 

Rede social Vitrine

A experiência do cliente com a empresa se inicia muito antes da compra do produto ou serviço, mas sabemos que é na solução de um problema ou no acompanhamento do pós-venda que um atendimento de qualidade é imprescindível. É nesta situação que a empresa pode criar vínculos ou simplesmente perder este cliente para sempre – além de correr o risco de perder credibilidade.

As redes sociais estão sendo utilizadas, pelos consumidores, como uma espécie de vitrine, onde os produtos são avaliados de acordo com qualidade, valor etc. Empresas que disponibilizam fotos de qualidade de seus produtos tendem a ter resultados melhores, conquistando pelo senso estético aqueles que desejam adquirir algum produto e serviço.

Resultado

Muitas estratégias e tendências estão sendo utilizadas pelas empresas, e algumas dessas tendências têm se apresentado como resultados concretos, tais como, melhor desempenho nas vendas, mais publicidade e conteúdo, maior número de visitantes e engajamento dos clientes. No entanto, o empreendedor que queira utilizar as redes sociais a favor de seu negócio deverá cuidar de duas premissas importantes para fazer uma boa gestão do atendimento nas redes sociais: a primeira delas é saber que o consumidor é quem define como quer ser ouvido.

Se você já está nas redes sociais, busque aperfeiçoar o monitoramento e acompanhamento do perfil da sua empresa na internet. Em segundo, saiba que no meio digital reputação é tudo, mas nem tudo está perdido quando sua empresa recebe um comentário ruim, basta saber aproveitar a oportunidade e utilizar nossas dicas para reverter a situação – e evitar que ela aconteça!

Fonte: Sebrae

 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?