Notícias / Especial / Micro e pequenas empresas geram 389 mil empregos no ano

Micro e pequenas empresas geram 389 mil empregos no ano

Os pequenos negócios no Brasil tiveram saldo positivo de contratações nos últimos 6 meses, aponta levantamento do Sebrae

Compartilhe:   

Micro e pequenas empresas geram 389 mil empregos no ano: Os pequenos negócios no Brasil tiveram saldo positivo de contratações nos últimos 6 meses, aponta levantamento do Sebrae


As micro e pequenas empresas permanecem como as principais responsáveis pelo saldo positivo de empregos no Brasil este ano. Segundo estudo realizado mensalmente pelo Sebrae, com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), fornecido pelo Ministério do Trabalho, desde janeiro de 2017, os pequenos negócios renderam um número de contratações superior ao de demissões, exceto no mês de março.

De janeiro a setembro, os pequenos negócios abriram 389 mil novas oportunidades de emprego, enquanto que as médias e grandes apresentaram saldo negativo de 200 mil. “Os pequenos negócios são os grandes responsáveis pela redução do desemprego no país. Eles são fundamentais para impulsionar a retomada da economia”, enfatiza a diretora-presidente em exercício do Sebrae, Heloisa Menezes.

Vale observar que, no mesmo período, esse segmento apresentou saldo positivo e apenas no mês de março houve saldo negativo. Já as empresas de maior porte tiveram um número de contratações maior do que de demissões, somente em abril e maio.

No mês de setembro, as micro e pequenas empresas registraram criação líquida de 51,2 mil empregos, enquanto as médias e grandes empresas eliminaram 16,1 mil postos de trabalho. No total, considerando o saldo de empregos das empresas ligadas à administração pública, foram gerados no Brasil, em setembro, 34,4 mil vagas.

Em setembro, sobressaíram-se também as micro e pequenas empresas que atuam no Comércio, com geração de 15,2 mil vagas, e as da Indústria de Transformação, com 12,3 mil novas ocupações.

Fonte: Sebrae

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?