Notícias / Especial / Em Goiás, cresce o número de franquias abertas no primeiro semestre de 2017

Em Goiás, cresce o número de franquias abertas no primeiro semestre de 2017

Goiás ocupa a oitava posição no mercado nacional de franquias. Somente no mercado goiano são mais de 415 franquias atuantes, destas 44 nasceram no próprio Estado.

Compartilhe:   

Em Goiás, cresce o número de franquias abertas no primeiro semestre de 2017: Goiás ocupa a oitava posição no mercado nacional de franquias. Somente no mercado goiano são mais de 415 franquias atuantes, destas 44 nasceram no próprio Estado.


Dados levantados pela Associação Brasileira de Franquia (ABF) Região Centro-Oeste e pela consultoria Rizzo Franchise, de São Paulo, mostram que o Estado de Goiás está em oitavo lugar no mercado nacional em número de franquias e o crescimentos é cada vez maior. Somente no primeiro semestre de 2017 houve um aumento de 20% com relação ao número de franquias abertas nos seis primeiros meses de 2016. Atualmente são mais de 400 franquias em atuação em variados segmentos. Destas 415 que operam no mercado goiano, 44 nasceram no Estado.

Entre as marcas legitimamente goianas está a HelpDigital, rede de franquias nascida em Goiás que atua no segmento de suporte tecnológico para micro, pequenas e médias empresas, e que já está presente em todo território nacional com quase 40 unidades proporcionando, àqueles que sonham em ter o próprio negócio, a possibilidade de ser franqueado de uma marca nacional que possibilita a facilidade e comodidade de trabalhar em casa.

“Nosso modelo de franquia é o estilo home office, ou seja, o franqueado não irá depender de um espaço físico para lidar com os clientes no dia a dia. Além disso, o baixo valor de investimento, de royalties, a não exigência da taxa de publicidade e com prazo médio de retorno entre 6 e 12 meses são nossos principais diferenciais como franqueadora”, explica o CEO Founder da empresa, Fernando Aurélio.

Com valor de investimento inicial de R$7.500, há quase três meses o empreendedor Felipe Serradela, de Barretos, São Paulo, já comemora os bons resultados obtidos com a sua franquia HelpDigital. “Antes de me tornar um franqueado eu atuei por sete anos como técnico de informática e por quatro anos como analista de sistemas. Estamos há pouco tempo no mercado, mas já conseguimos cobrir os custos operacionais da nossa empresa, além disso as parcerias firmadas estão dando maior publicidade. Isso faz com que a marca conquiste no dia a dia o seu espaço no mercado de prestação de serviços na área de T.I”, conta.

Rodrigo Guimarães Lapuente (37) e Gustavo Araújo (30) são franqueados da cidade de Jaguarão, município de Rio Grande do Sul. Ambos trabalhavam como terceirizados em uma empresa da própria cidade onde moram, mas ao tornarem-se franqueados de uma rede nacional, o trabalho exercido por eles ganhou mais força. “Hoje, posso chegar em um cliente com a certeza que tenho as ferramentas necessárias para atender a marca dele não importando se a empresa contratante é pequena, média ou grande e isso nos traz muita segurança. A sensação de termos o próprio negócio e ainda fazer parte de uma marca nacional como a HelpDigital é única, pois nunca imaginávamos chegar nesse patamar. À medida que vemos o nosso trabalho fluindo, as metas e objetivos vão tornando-se cada vez maiores”, revela o gestor de TI.

Centro-Oeste em destaque

Claudia Vobeto, diretora da ABF no Centro-Oeste, está otimista quanto ao setor de franquias e acredita que o futuro da região é promissor. “Sentimos impacto do cenário econômico atual, mas tivemos um bom crescimento no primeiro semestre de 2017 em relação ao mesmo período 2016. Somos uma região central, que mescla os mercados urbano e rural, e isso dá um novo dinamismo para o crescimento do setor. Temos o nosso lugar de destaque na economia nacional”, destaca a diretora.

As previsões são positivas diante de um cenário geral de retração. A ABF acredita numa estabilidade como tendência para o setor de franchising em 2017, com crescimento positivo, projetado entre 7 a 9%.

Conheça mais redes de franquias de Goiás

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?