Notícias / Especial / ABF anuncia vencedores do principal prêmio de design no mercado de franquias brasileiro

ABF anuncia vencedores do principal prêmio de design no mercado de franquias brasileiro

Premiação teve recorde de inscrições, com 105 projetos de 58 redes de franquias

Compartilhe:   

ABF anuncia vencedores do principal prêmio de design no mercado de franquias brasileiro: Premiação teve recorde de inscrições, com 105 projetos de 58 redes de franquias


A Associação Brasileira de Franchising e o Retail Design Institute Brasil divulgaram na última quarta-feira, dia 25, os vencedores deste ano do Prêmio ABF+RDI Design. Os troféus foram entregues na celebração que integra o maior encontro do setor de franquias no ano e que reúne cerca de 600 líderes do franchising brasileiro na Ilha de Comandatuba (BA).

Criado para homenagear e valorizar profissionais e empresas franqueadoras que utilizam o design como ferramenta estratégica, agregando valor aos seus negócios e promovendo o desenvolvimento do mercado de franquias no País, o Prêmio chega à sua sétima edição consolidado como referência e inspiração para o setor. E em mais uma iniciativa relacionada aos 30 anos da ABF (completados em julho deste ano), a entidade criou a sétima categoria do Prêmio: Design de Inovação.

“Por meio deste prêmio, a ABF e o RDI têm o propósito de contribuir para a aplicação de vanguarda do design nas redes e em 2017 ampliamos ainda mais o escopo do Prêmio, criando uma categoria específica de Inovação. Inovar é algo quase que inerente ao franchising e essa premiação visa reconhecer os esforços que já estão sendo feitos e estimular um mergulho ainda mais profundo nesta área”, declara Altino Cristofoletti Junior, presidente da Associação.

Concorreram ao ABF+RDI Design este ano 105 projetos criados por 58 marcas inscritas (um recorde da premiação que no ano passado recebeu 84 projetos de 52 redes). Desse total, 24 marcas assinaram 30 projetos que alcançaram a mais alta pontuação, consagrando vencedoras as redes e profissionais de design envolvidos.

Para George Homer, presidente do RDI Brasil, “o design encontrou no franchising um terreno fértil para se desenvolver. É extremamente gratificante para todos nós que acompanhamos ambos os setores e realizamos o Prêmio ver, ao longo desses sete anos, a evolução dos projetos e os resultados do design na prática, aproximando e fortalecendo a relação entre marcas e consumidores”. A relevância do Prêmio para as marcas também foi observada por Jae Ho Lee, diretor de Comunicação e Marketing da ABF. “A crescente participação das redes de franquias ano a ano para concorrer ao Prêmio é uma clara demonstração do quanto o design tem sido usado como elemento estratégico para a valorização das marcas e dos seus produtos e serviços junto aos seus clientes e demais stakeholders”.

Dentre os casos premiados, temos o projeto de uma barbearia retrô-futurista inspirado nos bairros nova-iorquinos do Soho e Tribeca (da Like a Boss, vencedora da categoria Projeto Arquitetônico – Loja); o projeto de um quiosque que, mesmo em um diminuto espaço, transmite o conceito da marca de transformar a vida das pessoas através da comida, inspirando mudanças e promovendo o bem-estar (Boali/Projeto Arquitetônico - Quiosque); uma embalagem que remete à diversão e à alimentação saudável (Sucão/Embalagem); um inédito calçado não-tóxico para crianças de 0 a 9 anos (Calçados Bibi/Design Consciente), e uma impactante campanha de tratamento de celulite para o Verão (Onodera/Design de Inovação).

As marcas, os profissionais e os respectivos projetos premiados integram o livro digital do Prêmio ABF+RDI Design 2017. Em sua terceira edição, a obra é uma iniciativa da ABF que traz os detalhes da concepção de cada projeto premiado, perfil do júri e artigos de alguns dos principais profissionais envolvidos no assunto.

Confira os vencedores do Prêmio ABF+RDI Design 2017:

CATEGORIA MARCAS VENCEDORAS

PROJETO

Projeto Arquitetônico - Loja

Ouro: Like a Boss

Like a Boss Barbearia

Prata: Koni

Koni | Novo Conceito de loja

Bronze: CNA Inglês Definitivo

Escola Modelo CNA Inglês Definitivo

Projeto Arquitetônico - Quiosque

Ouro:Boali

Quiosque Boali

Prata: Sucão

Quiosque Iguatemi

Bronze: Megamatte

Quiosque Megamatte RioShopping

Visual Merchandising – Vitrine

Ouro: Imaginarium

Vitrine Comemorativa de 25 anos

Prata: Lez a Lez

Vitrine Hanami

Bronze: Via Mia

Vitrine de Inverno 2017

Visual Merchandising – Ação Promocional

Ouro: Imaginarium

Campanha 25 anos

Prata: Fábrica di Chocolate

"Pipocas Di Chocolate" - Parceria com a Warner Bros no filme "Cegonhas"

Bronze: Nutty Bavarian

Loucos Por Nuts

Visual Merchandising – Campanha de PDV Ouro: Chilli Beans

Retrofit Chilli Beans

Prata: 5àsec

Bag 5àsec

Bronze: Ice Creamy

Campanha NY Shake

Produto

Ouro: Calçados Bibi

Clique-se Colors

Prata: Casa de Bolos

Bolo Caseiro no Pote

Bronze: iGUi

Levita Cobertura Retrátil e Automática

Embalagem

Ouro: Sucão

Linha "Grab and Go" Sucão

Prata: Nutty Bavarian

Copos Liga da Justiça

Bronze: Via Mia

Embalagem de Meia

Brand Design

Ouro: Tomatzo

Novo Branding Tomatzo

Prata: Café Cultura

Branding Café Cultura

Bronze: Super Ótica São José

Branding Grifes Exclusivas

Design Consciente

Ouro: Calçados Bibi

Bibi Não Tóxico

Prata: Via Mia

Necessaires Outubro Rosa

Bronze: Stalker

Tag Semente do Bem

Design de Inovação

Ouro: Onodera Estética

Shock Wave #Todascontrauma

 

Prata: Portobello Shop

Officina Portobello

 

Bronze: Yázigi

Game Save the Word Yázigi

Sobre a ABF 


A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, criada há 30 anos para divulgar, defender e promover o desenvolvimento sustentável, técnico e institucional do modelo de negócio denominado como Franchising/Franquia. Sendo assim, a instituição reúne todas as partes envolvidas na franquia - franqueadores, franqueados, consultores e prestadores de serviços – para garantir e disseminar as melhores práticas da indústria do franchising no Brasil. Entre as funções desempenhadas pela entidade estão orientar o investidor como pesquisar corretamente uma franquia, indicar leituras especializadas e fornecer dados sobre as empresas franqueadoras no Brasil e no exterior. Para as empresas interessadas em expandir seus negócios por meio do sistema de franquia, a ABF indica quais ações são necessárias para formatar o negócio, assim como relaciona profissionais de consultoria em Franchising para auxiliarem o processo.

Para marcar suas três décadas de história, a ABF lançou o livro ABF 30 Anos (impresso e digital) e com ele um projeto atemporal que conta a história da entidade e do franchising brasileiro.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?