Notícias / Especial / 10 plataformas que facilitam a gestão de franquia, além de impulsionar as vendas

10 plataformas que facilitam a gestão de franquia, além de impulsionar as vendas

Apps e plataformas online podem ajudar a estratégia e consolidação do setor de franquias

Compartilhe:   

10 plataformas que facilitam a gestão de franquia, além de impulsionar as vendas: Apps e plataformas online podem ajudar a estratégia e consolidação do setor de franquias


Na contramão da crise, o mercado de franquias prevê um crescimento de 7% a 9% para este ano. Em 2016, o setor registrou R$ 151, 247 bilhões de faturamento, um crescimento de 8,3% em comparação ao ano anterior, segundo a ABF (Associação Brasileira Franchising). Com todo esse potencial de mercado e cada vez mais marcas atuando no setor, cresce, também, a demanda por aplicativos (apps) e plataformas que facilitem o gerenciamento e a execução das estratégias de vendas das redes de franquias.

Com isso, para diversificar e impulsionar as vendas das redes, estes recursos podem tornar mais produtiva e econômica a realidade dos franqueados, bem como atuar como uma boa estratégia para aumentar o faturamento. E para atrair novos clientes, recorrer aos aplicativos podem ser uma ótima opção. 

As plataformas tecnológicas e apps tem marcado presença e favorecido o crescimento de redes de franquias de muitos ramos, com destaque para o de alimentação fora do lar e farmácias.

Conheça a seguir 10 plataformas e aplicativos que podem ajudar na estratégia e consolidação das redes de franquias:

 

PedidosJá

No setor de alimentação fora do lar, o hábito de usar apps é cada vez mais comum entre os consumidores, muito pela maior diversidade de restaurantes que oferecem o serviço. O app PedidosJá, por exemplo, já possui mais de 6 mil restaurantes cadastrados em todo o País. Entre eles, vários são franquias com muitas unidades, tanto em lojas de rua como praças de alimentação, como  McDonalds, Bob's, Big X Picanha, Pizza Hut, Lig Lig, Spoleto, Giraffa's, Vivenda do Camarão, Selletti e Empada Brasil.

 

IFood

O Ifood, aplicativo controlado pela empresa brasileira de tecnologia Movile, recebe em média 1,1 milhão de encomendas por mês para restaurantes, em especial FastFoods. A base de restaurantes cadastrados vem aumentando.

As principais redes de franquias que marcam presença neste app são Mc Donalds, Brasileirinho Delivery, Gendai, China In Box, Subway, Temakeria Makis Place e Black Dog.

 

Ekko

O Ekko é um programa cooperativo de economia, que permite ao varejista criar o próprio programa de fidelidade. O objetivo é fomentar o comércio, integrando comerciantes e consumidores, por meio de uma plataforma que possibilita a união do varejo físico com as ferramentas do mundo digital. O projeto piloto do app teve início no bairro de Moema, em São Paulo/SP e recentemente passou a operar também em Belo Horizonte. A economia para os clientes pode variar de 5% a 70%, dependendo dos dias e horários de alto, médio e baixo movimento e outras variáveis.

 

Farmácias APP

Ainda falando sobre marketplace mobile, o Farmácias APP é ideal para redes de farmácias, lojas de cosméticos e suplementos, que pretendem expandir o seu negócio, sem a necessidade de fazer qualquer  investimento. O aplicativo não cobra mensalidade dos anunciantes e a monetização vem por meio de uma taxa fixa cobrada por venda realizada.

 

Pedido Bom

O aplicativo Pedido Bom é um aplicativo gratuito que pode ser utilizado por qualquer pessoa e que viabiliza a compra de remédios de maneira rápida e segura. O app evita que o paciente tenha que se deslocar para buscar remédios ou pesquisar em diferentes farmácias. Em poucos minutos, o usuário recebe, pelo celular, propostas de farmácias cadastradas da região com o preço mais baixo, a entrega mais rápida e a farmácia melhor avaliada.  Em apenas três meses de operação, o Pedido Bom já conta com mais de 200 farmácias cadastradas no estado de São Paulo.

 

Iguanafix

Plataformas de contratação de serviços como a IguanaFix podem ajudar a reduzir, em até 50%, os custos com manutenção predial de franquias, por não haver a necessidade de manter equipe para isso em tempo integral e pela flexibilidade de contratar profissionais apenas pelo período necessário para manutenções específicas ou mesmo aquelas preventivas e corretivas.

 

Freelancer.com

O mercado freelancer pode ser uma opção mais econômica e rápida para as empresas, que podem pagar pelos serviços prestados em apenas uma ação ou projetos. O site conta com mais de 25 milhões de freelancer de todo o mundo, especializados em 950 categorias de trabalho, desde produção de conteúdo, desenvolvimento de websites e materiais de divulgação, como banners e logotipo, até profissionais que podem ajudar a estruturar um plano de negócio para expansão, por exemplo.

 

Arquivei

Para agilizar o processo burocrático de organização, armazenamento e consulta de informações de notas fiscais, há a Arquivei. Através da plataforma criada pela empresa, com sede em São Carlos (SP), é possível fazer o gerenciamento de Notas Fiscais e CTes: XML e DANFe em um só clique, agilizando todo o trabalho do setor fiscal e, reunindo em um só lugar, todos os documentos fiscais da franquia ou, ainda, da de toda a rede.

 

Cuponomia

Pesquisas mostram que os cupons de desconto podem motivar as pessoas a concluírem e não abandonarem suas compras. Investir nos códigos promocionais pode ajudar a impulsionar as vendas de uma franquia que atua no digital ou na venda física. Além disso, é uma solução com custo praticamente zero para as empresas, uma vez que os sites de cupons de desconto trabalham com resultados por performance.

 

Gupy

A Gupy é uma plataforma que usa inteligência artificial e People Analytics para ajudar empresas a digitalizarem seus processos de recrutamento e seleção e mostrar quais candidatos são os mais adequados para diferentes tipos de vagas. Por meio de um aprendizado contínuo, o sistema estrutura os perfis com base nos aprovados e na performance desses colaboradores para refinar seu ranqueamento. Hoje, aproximadamente 60% dos custos das empresas são com as folhas de pagamento, e a ferramenta da Gupy pode ser uma alternativa para diminuir esse custo.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?