Notícias / Especial / Franquias de food service apostam em tuk tuk para sobreviver no mercado

Franquias de food service apostam em tuk tuk para sobreviver no mercado

Cuordicrema, Divino Caldo Brasil, Padaria Pet e Dali Delicatessen já se beneficiam desse veículo; barbearias, salões e pizzarias também são potenciais de mercado

Compartilhe:   

Franquias de food service apostam em tuk tuk para sobreviver no mercado: Cuordicrema, Divino Caldo Brasil, Padaria Pet e Dali Delicatessen já se beneficiam desse veículo; barbearias, salões e pizzarias também são potenciais de mercado


Sem aluguel, oferecendo serviços criativos e a possibilidade de ir até os clientes, o mercado de food truck tinha boas chances de dar certo quando virou febre em 2014. O modelo de negócios ganhou o gosto popular, e houve grande procura por pequenos caminhões e Kombis para adaptar às franquias. Porém, como aconteceu com as paleterias, perdeu o diferencial, se encheu de negócios com a mesma identidade e tornou-se menos atrativo.

Isso permitiu que os triciclos ganhassem espaço. Desde 2009 sendo fabricados no Brasil exclusivamente pela Motocar, são atualmente a opção mais econômica – em média, são 50% mais baratos que os trucks tradicionais – e customizável para as identidades das marcas, como é o caso do Breadtuk da Shimura Pães e Doces.

Além da Shimura Pães & Doces, outras marcas brasileiras já estão se beneficiando da novidade: a Cuordicrema e a Bacio Di Latte, duas sorveterias paulistanas, usam triciclos em shoppings; a marca capixaba Mr. Esfiha começou a usar os triciclos para divulgação de seus produtos e teve tanto sucesso que em breve irá expandir para São Paulo; e a Padaria Pet, que criou o Dogmóvel para usar em festas e eventos.

Clique aqui e saiba como abrir uma franquia Cuordicrema

Clique aqui e saiba como abrir uma franquia Padaria Pet

Para Carlos Araújo, diretor comercial da Motocar, seu tamanho compacto faz com que possam ser usados como uma alternativa de quiosques em shoppings e aeroportos, além de facilitar a circulação na cidade. “Por ser um híbrido de moto e carro, os triciclos conseguem alcançar lugares menos acessíveis com mais facilidade que outros veículos”, diz o executivo.

Dessa forma, há muitos modelos de negócios que podem adaptar o triciclo, de acordo com sua necessidade. Dali Delicatessen, por exemplo, transformou o modelo de baú de carga em quiosque móvel que oferece queijadinhas para o público.

Para todos os tipos de negócios, a Motocar dispõe dois modelos de triciclos de carga: o MCA250, com baú aberto, e o MCF250, com baú fechado. De acordo com Araújo, a segunda geração dos triciclos traz novidades como baú isotérmico, abrangendo ainda mais áreas de franquias. “Um de nossos clientes viu o grande potencial dos triciclos e está planejando expandir sua franquia de açaí para os Estados Unidos, um mercado com grande potencial”, conta o executivo.

SOBRE A MOTOCAR

Fundada em 2009 e com sede na Zona Franca de Manaus, a Motocar é a primeira indústria no Brasil especializada em veículos de três rodas.  Produzidos nacionalmente, os triciclos Motocar são os únicos do país homologados pelo Denatran e Ibama. Entre os modelos estão os destinados ao transporte de pequenas cargas, MCA-200 e MCF-200, e o de passageiros MTX-150. Por seu preço acessível, são utilizados principalmente por micro e pequenos empreendedores.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?