Notícias / Especial / Como montar uma franquia de sucesso?

Como montar uma franquia de sucesso?

Estudar o momento da marca, a lucratividade do negócio e a estrutura da empresa é essencial para avaliar a viabilidade de operar como franqueadora

Compartilhe:   

Como montar uma franquia de sucesso? Estudar o momento da marca, a lucratividade do negócio e a estrutura da empresa é essencial para avaliar a viabilidade de operar como franqueadora


Muitos empreendedores sonham com a possibilidade de transformarem suas empresas em redes de franquias, mas tem questionamentos se esta seria de fato uma boa estratégia para expandir sua atuação e aumentar a lucratividade do negócio.

O primeiro passo para montar uma rede de franquias é entender em profundidade qual é o momento da empresa. “O empresário deve fazer uma avaliação profunda de seus canais de vendas e das ações que ele deveria executar para expandir seu negócio como uma rede de franquias. Só assim é possível expandir de uma forma estruturada e ter o sucesso esperado”, orienta Claudia Bittencourt, sócia e diretora geral do Grupo Bittencourt.

Veja a seguir um passo a passo para ponderar a viabilidade da sua empresa passar a operar como uma rede de franquias:

1) Faça um estudo de viabilidade da sua empresa. Para isso, avalie a saúde financeira do negócio, verifique a lucratividade e elabore uma lista de pontos fortes e fracos para checar se sua empresa de fato tem potencial de se tornar uma franqueadora.

2) Estude o atual modelo de negócio da sua empresa e pense se o formato poderia realmente ser replicado como franquia com sucesso ou se precisaria de adaptações para ser uma alternativa com boa rentabilidade para os futuros franqueados.

3) Com o modelo de negócio em mãos, é importante olhar para a estrutura atual da empresa e ponderar quais áreas precisariam ser reestruturadas como, por exemplo, a área de logística e de treinamento.

4) Caso o ramo de atuação da sua empresa envolva produtos, avalie como seria a produção em larga escala e quais mudanças seriam fundamentais para viabilizar a operação como franquia – assim como o quanto teriam que investir nessas mudanças

5) Reflita se toda a operação da sua empresa está organizada de uma maneira que poderia ser convertida em manuais para os futuros franqueados e também para serem a base de treinamentos à rede. Quanto mais transparente a forma de operação e o dia a dia do negócio, mais chances de sucesso.

6) Defina como seria o perfil de franqueado para tocar o modelo de negócio da sua empresa. Pondere como seria o profissional ideal para estar à frente de uma unidade franqueada, se precisaria ou não ter conhecimento na área, se ter experiência em gestão de empresas e equipes é essencial, entre outros. Aceitar qualquer perfil de investidor pode gerar fracassos.

7) Estabeleça um valor para sua marca, ou seja, o know how que será transferido aos futuros franqueados. Essa avaliação é imprescindível para determinar a taxa de franquia e os royalties que serão pagos pelos futuros franqueados.

8) Considere se com os valores de royalties estipulados - em geral entre 5% e 8% do faturamento bruto - as unidades franqueadas seriam lucrativas, isto é, um bom negócio tanto para franqueados como para a empresa como um todo.

9) Se fazendo toda esta análise, você concluir que é viável tornar sua empresa em uma rede de franquias, é o momento de procurar um advogado para conhecer a legislação que rege o setor e formatar a Circular de Oferta de Franquias.

10) Para dar início à sua atuação como franqueadora, é recomendado entrar também em contato com consultorias especializadas em franquias, para assim garantir que a estratégia será bem-sucedida e contar com apoio comercial e de marketing. Boa sorte!

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?