Notícias / Especial / Tendência: 74,5% das redes de franquias tem multifranqueados

Tendência: 74,5% das redes de franquias tem multifranqueados

Expansão interna comprova confiança dos investidores nas marcas e fortalece sucesso do setor de franquias no país

Compartilhe:   

Tendência: 74,5% das redes de franquias tem multifranqueados. Expansão interna comprova confiança dos investidores nas marcas e fortalece sucesso do setor de franquias no país


Expandir internamente por meio de multifranqueados é uma estratégia e um recurso para promover crescimento muito popular entre as redes de franquias brasileiras. Em pesquisa recentemente divulgada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, , 74,5% das redes alegam ter multifranqueados em suas operações, ante um índice de 68,5% em 2016. Com isso, somente 03% das redes informaram que não permitem multifranqueados, índice inferior aos 1,4% do ano anterior. O restante das redes de franquias demonstra interesse pelo assunto, embora ainda não o tenham consolidado. Dentre as redes que apontaram ter multifranqueados, possuem em média 23% de franqueados que possuem mais de uma unidade – o que correspondem 37% das unidades na gestão de multifranqueados. 

A rede de alimentação fora do lar Megamatte declara ter uma média de 40% de franqueados com mais de uma unidade, acima da média do mercado. Um destaque na rede é um casal de franqueados que possuem 5 unidades em shoppings e locais de grande circulação no Rio de Janeiro. “A Megamatte tem como princípio a proximidade e o relacionamento com o franqueado, gerando grande troca de informação e entendimento de como estão os processos na ‘ponta’. Não ouvir o franqueado é fechar os olhos para o sucesso. Nesse sentido, a rede compartilha o interesse em ter cada vez mais franqueados com duas ou mais unidades. Para isso, há um programa de incentivo com várias premissas e requisitos para os franqueados atuais se motivarem a investir em outra unidade da marca”, aponta Daniel Lazary, diretor de novos negócios e expansão da Megamatte.

Por outro lado, as estratégias para expandir internamente variam de uma rede para a outra. Investir em uma segunda unidade da mesma franquia, ou em uma segunda marca utilizando o mesmo endereço, ou ainda em pontos comerciais de baixo investimento que se reportam à matriz são alguns exemplos de movimentações geradas por empreendedores do Grupo Acerte Franchising. A empresa é detentora das marcas Quality Lavanderia, Prima Clean Lavanderia Express e Linha e Bainha Costuras. Com o uso essas opções de crescimento interno, cerca de 30% de seus franqueados operam mais de um negócio do Grupo, sendo no modelo store in store (loja dentro da loja) ou em unidades individuais.

Clique aqui e saiba como abrir uma franquia Quality Lavanderia

O empresário João Carlos Orselli, de Joinville/SC, é parceiro do grupo Acerte Franchising há 8 anos e proprietário de 3 operações diferentes, mas atreladas ao mesmo grupo: uma unidade matriz da Quality Lavanderia, uma store in store (Quality Lavanderia + Linha e Bainha Costuras – franquia de reparo e customização de roupas) e ainda um ponto de coleta da Quality (extensão da loja matriz, com um baixo investimento, onde o cliente apenas entrega e retira os artigos a serem lavados).

Orselli optou por expandir os negócios dentro do grupo Acerte Franchising motivado pela credibilidade que as marcas já tinham no mercado e também pela facilidade de utilizar uma estrutura já existente. “Otimizar custos e espaço sem aumentar o aluguel do ponto comercial é realmente uma vantagem excelente.” O casamento dos negócios também foi um fator decisivo para o empresário. “Uma loja atrai mais venda para a outra, e vice-versa. O cliente vem para uma, vê que existe a outra no mesmo lugar e passa a utilizar as duas.”

 

Ações para incentivar multifranqueados

As redes Encontre Sua Viagem e Bidon Corretora de Seguros pertencem à mesma empresa e ainda não possuem multifranqueados. Porém, de olho nessa estratégia de crescimento, a empresa vem oferecendo descontos para franqueados de uma marca que que optarem por investir em uma nova unidade da outra rede. Este desconto é bem expressivo e gira em torno de 50% da taxa de franquia. Estas ações são promovidas nos grupos internos, principalmente através dos canais de atendimento como WhatsApp e Central de Relacionamento.

“Entendemos que o franqueado que já está inserido no nosso grupo já conhece a nossa dinâmica e se identifica com ela. Além disso, facilita a nossa pré-qualificação, uma vez que ela já foi realizada quando o franqueado adquiriu uma das marcas”, diz Henrique Mol, empresário representante das duas marcas. “O franqueado que já está no nosso time pode aproveitar a cartela de clientes que possui para produtos de ambas as marcas, expandindo o seu portfólio, aumentando a receita e diminuindo o seu risco de negócio. Além do mais, o franqueado aumenta o seu customer share, estando mais presente no subconsciente do seu cliente, e aumentando a sua fidelização através das vendas cruzadas”, finaliza Mol.

Já a PremiaPão, divulgação de anúncios em sacos de pão, os franqueados são estimulados a obterem mais de uma franquia e a trabalharem com o projeto Master Franqueado, que é um projeto de qualificação onde o franqueado se torna o master da franquia e passa a coordenar as franquias de toda a sua região. Para a marca, a expansão começa no momento que é identificado o potencial de um franqueado em desenvolver um bom trabalho em sua região. Dessa forma, nasce à oportunidade de inaugurar em outra região depois de terem obtido sucesso na primeira.

Para Marcelo Salomão, investidor-anjo e fundador da Gigatron Franchising, rede de franquias referência na área de serviços em tecnologia, as estratégias conectadas a expansão e multifranquias estão ligadas basicamente em dois pontos principais: o primeiro é aumentar o número de clientes, e o segundo ponto é necessário aumentar o portfólio de produtos oferecidos no modelo de negócio. Com isso, ter multifranqueados está entre as prioridades da marca.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?