Notícias / Especial / Por que investir fora das capitais?

Por que investir fora das capitais?

Fatores como o contra-êxodo e uma busca maior por qualidade de vida leva redes de franquias para a contramão do fluxo

Compartilhe:   

Por que investir fora das capitais? Fatores como o contra-êxodo e uma busca maior por qualidade de vida leva redes de franquias para a contramão do fluxo


O interior passou de patinho feio a menina dos olhos de franqueados e franqueadores. Hoje, para muitos mercados, tornou-se mais estratégico investir fora das capitais. Para a Help Home, rede de manutenção e reparos, "o potencial de obra de cidades menores não é menor que o de grandes cidades. Temos vários exemplos disso, como Tucuruí (PA) e Santa Maria (RS)", segundo  Andrius Esperança, diretor de expansão da rede. Eles estão buscando cidades do interior para se capilarizar e estarem presentes em todo o Brasil (já há unidades em 18 estados).

A rede PubliPaper, de publicidade em embalagens de papel também tem apostado em cidades de pequeno e médio porte do interior, principalmente, de São Paulo. Por isso a rede lançou até mesmo um programa de isenção de royalties nos seis primeiros meses de operação, para incentivar a expansão da franquia.

Hoje, o que se vê é um movimento na contra mão do que aconteceu a algumas décadas atrás, em que as pessoas saiam do interior para ir para as grandes capitais. Os filhos ou netos daqueles que saíram das pequenas cidades em busca de oportunidades, hoje começam a voltar para o interior em busca de segurança, tranquilidade e até mesmo oportunidades.  Essa é a motivaçãoi da rede khea thai, que direciona suas primeiras lojas para as cidades interioranas por conta da própria demanda de investidores interessados  em cidades menores.

O perfil dos candidatos a franqueados da rede é, em sua grande parte, formado por profissionais que foram desligados de grandes empresas ou se aposentaram. A franquia surge para eles como uma oportunidade de continuarem ativos.

Cidades do interior como Ribeirão Preto, São Carlos, Campinas (SP); Vila Velha (ES); Região do Lagos (RJ), além de outras localidades, oferecem oportunidades e uma infraestrutura igual à de uma capital, porém ainda guardam um pouco da tranquilidade do interior.

Grandes redes tem adotado tal estratégia, de dar início em suas operações por cidades menores, porém com muito potencial. É claro que, assim como tudo que envolve um grande negócio, essa estratégia requer um estudo minucioso, um estudo mercadológico e de viabilidade, e foi justamente após realizar esses estudos que foi constatado essa tendência, o plano diretor de expansão da marca não elimina possibilidades, mas prioriza aquelas que previamente já foram analisadas, estudadas e aprovadas.

Há seis meses, a rede Spaziale Italiana entrou para o setor de franquias. Sua unidade piloto, localizada em São José do Rio Preto, tem um faturamento médio mensal de R$ 80 mil e vende em média, de 60 a 80 pratos por dia (chegando a 100 aos finais de semana).

A rede de está procurando novas franquias no interior, já que acredita que as cidades do interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais são as apostas para o crescimento da marca e o reconhecimento do público, para 2017 a rede pretende ter 10 unidades em funcionamento. 

-- 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?