Entre janeiro e setembro de 2007, houve um crescimento de 3,1% no número de unidades de franquias em operação. As projeções para o período de outubro a dezembro é de aumento médio de 3,6%, de acordo com a pesquisa sobre o desempenho do setor de franquias no terceiro trimestre do ano da ABF (Associação Brasileira de Franchising), realizada em parceria com o Provar (Programa de Administração de Varejo da FIA) e o Canal Varejo (Consultoria de Mercado de Bens e Serviços), informou o site InfoMoney.
Já a expectativa de faturamento para o quarto trimestre do ano é de crescimento de 18,3%, quando comparado ao mesmo período do ano passado.
Alimentação
Entre as redes do setor de Alimentação, foi apurada uma alta de 2,3% no número de unidades, ainda no período compreendido entre janeiro e setembro, e a expectativa para o último trimestre é de expansão de 3,3%. Quanto ao faturamento do último trimestre do ano, o prognóstico é de crescimento de 19,1%.
Pesquisa
O levantamento teve como base uma amostra de 29 redes de franquias dos segmentos Alimentação; Negócios; Serviços e Conveniência; Educação e Treinamento; Beleza, Saúde e Produtos Naturais; Vestuário; Serviços Automotivos; Escolas de Idiomas; Acessórios Pessoais e Calçados; Construção, Material e Serviços; Cosméticos e Perfumaria; Fotografia; Gráficas e Sinalização; Móveis, Decoração e Presentes; e Serviços Financeiros.
No total, mais de 5 mil lojas participaram desse último levantamento, 90,4% eram unidades franqueadas e 9,6% eram próprias.
A participação de mais peso foi do ramo de Alimentação, com 24% das redes, seguido por Negócios, Serviços e Conveniência (14%), Beleza, Saúde e Produtos Naturais e Educação e Treinamento (10% cada um).
Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios.