Andréa Cobra
Durante o workshop Meninos da Vila – 2007, os franqueados da rede de Escolas Oficiais de Futebol do Santos Futebol Clube se atualizaram sobre as inovações e vantagens que serão implantadas ao longo desse ano no sistema de franchising mantido pela agremiação. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (25), no Auditório Vicente Cascione do Hotel Recanto dos Alvinegros, no Centro de Treinamento Rei Pelé.
A nova concepção do projeto foi desenvolvida pelos coordenadores de Marketing e de Franquias do Santos FC, Alex Fernandes e Higor Nunes, com suporte da Bittencourt Consultoria, empresa especializada em gerenciamento de franquias, que já atuou em mais de 300 projetos.
![]()
Franqueados realizaram dinâmicas em grupo durante workshop
Os proprietários das escolas foram saudados pelo gerente de Planejamento, Projetos e Negócios do Peixe, Dagoberto Fernando dos Santos, que qualificou o evento como um divisor de águas no tocante ao relacionamento entre o Santos FC e seus franqueados. “Minha expectativa é que todos saiam desse encontro com uma visão diferente sobre o negócio, principalmente no que se refere a modelos de gestão. Queremos que nossa parceria se consolide cada vez mais e faremos o que for necessário para que a rede cresça, gerando mais receitas para vocês e para o Santos FC”.
Na primeira etapa do encontro, a diretora-presidente da Bittencourt, Claudia Bittencourt, e a consultora Janete Nagasawa, explicaram aos franqueados as vantagens em ser proprietário de uma franquia e as condições necessárias para mantê-la, além de conceituar os papéis de franqueador e franqueado no processo.
![]()
Claudia Bittencourt
“O franqueado, ao receber um modelo de negócio já testado, tem a oportunidade de obter rentabilidade e sucesso. Já o franqueador tem que apoiar seus parceiros e se reciclar permanentemente, para que sua rede se expanda e prospere”, destacou Claudia Bittencourt.
O coordenador de Marketing do Peixe, Alex Fernandes, proferiu palestra sobre a dinâmica do departamento, ressaltando as ações realizadas pelo clube. “Nosso principal objetivo é explorar a força da marca Santos FC. Contamos com um universo de quase cinco milhões de torcedores e atuamos de modo a satisfazê-los e a gerar dividendos para o clube. Algumas de nossas atribuições são: licenciamento de produtos, captação de patrocínios e empresas parceiras e gerenciamento de franquias”, resumiu.
O coordenador de franquias Higor Nunes (foto) apresentou o novo projeto de Escolas Meninos da Vila e o cronograma de implantação das ações. “Iremos implementar uma nova metodologia de trabalho e, para isso, contamos com os franqueados. A partir de agora, damos o pontapé inicial para alcançarmos um modelo de franquia ideal”.
O encerramento do encontro ficou por conta do avaliador técnico do Peixe, Claudinei Oliveira, que explicou ao franqueados os procedimentos e critérios de avaliação de alunos das escolas interessados em integrar as categorias de base do Santos FC.
Ao final do workshop os franqueados responderam a questionários de satisfação sobre os conteúdos apresentados, nos quais se constatou que a maioria saiu satisfeita com as mudanças no sistema de franqueamento do clube.