Início / Notícias / Empreendedorismo / 5 dicas para quem quer trabalhar com empreendedorismo de impacto social

5 dicas para quem quer trabalhar com empreendedorismo de impacto social

Nelson Andreatta, CEO da Eats for You, destaca pontos de atenção para atuar em parcerias com outras empresas ESG e conectadas com causas sociais

5 dicas para quem quer trabalhar com empreendedorismo de impacto social
Sua Franquia Publicado em 05 de Janeiro de 2023 às, 04h00. Atualizado em 11 de Julho de 2023 às, 09h56.

Compartilhe:   

O empreendedorismo de impacto social acontece quando uma ou mais pessoas escolhem contribuir ativamente com questões relacionadas ao bem-estar da população, entre elas, saúde, habitação, alimentação, educação e inclusão de diversidade. São iniciativas focadas em promover a transformação de uma realidade social, causar resultados positivos em uma comunidade ou ampliar as perspectivas de pessoas marginalizadas pela sociedade.

As razões que levam empreendedores a implementar negócios de impacto social são diversas. Para Nelson Andreatta, CEO da Eats for You, foodtech de impacto social, a inspiração vem da infância. “Minha mãe mudou a própria história e da minha família empreendendo, além de exercer atividades sociais em instituições nas proximidades de Jataí, Goiás, minha cidade natal. Crescer com esta referência me faz acreditar que o empreendedorismo é uma das chaves capazes de emancipar o indivíduo e é isso que busco fazer ao impactar diariamente o sistema de produção, comercialização e logística de alimentação em nosso país”, observa o publicitário que, hoje, atua ativamente para gerar renda para donas e donos de casa, além de viabilizar o acesso à refeições de alta qualidade com valores acessíveis ao trabalhador brasileiro.

Para inspirar novos empreendedores interessados em seguir na área de impacto social ou mesmo quem já é do ramo e busca atuar em parceria com empresas conectadas com causas ESG, Nelson Andreatta selecionou cinco dicas importantes:

1 – Tenha uma conexão direta com a causa social escolhida

Essa modalidade de empreendedorismo tem por premissa envolver pessoas e empresas com uma causa. Para isso, é essencial conhecer bem de perto a questão social que você deseja resolver. Procure vivenciar essa realidade e desenvolver uma real conexão com o assunto. Esse envolvimento emocional e quase “visceral” em querer gerar melhores condições para um grupo de pessoas é que irá mobilizar o time, empresas e investidores em prol da causa.

2 – Guie seus passos por um propósito genuíno

Além de conhecer a realidade, conduza suas ações com propósito. Busque entender a fundo sobre a causa e mapeie os diferenciais, as fortalezas e as fraquezas para que possa desenvolver estratégias assertivas conectadas ao propósito da sua causa. Planejamento ligado a propósito é fundamental nesta jornada.

3 – Apresente uma proposta de valor muito clara

Embora o empreendedorismo de impacto social não tenha como objetivo principal dar lucro, você quer ver a sua empresa crescer e que tenha potencial para ajudar ainda mais pessoas em situação de vulnerabilidade, certo? Afinal, esta é a única maneira de gerar impacto de forma sustentável. Então, apresente sempre uma proposta de valor clara e engajadora, fundamentada em uma estratégia capaz de direcionar a sua empresa para onde de fato deve ir. Para isso, gerar soluções sociais inovadoras e com capacidade de ser escaláveis.

4- Seja transparente com todos os envolvidos

Transparência é a palavra de ordem em empreendedorismo de impacto social. Crie processos confiáveis e bem estruturados e apresente periodicamente para todos os stakeholders envolvidos na ação. Faça isso pró ativamente , tenha sempre métricas claras e apresente ao seu time e parceiros periodicamente.

5 – Mais do que resiliência, exerça a antifragilidade

Você vai ouvir muitos “nãos”, mas seja persistente. Mais do que desenvolver resiliência, exerça a antifragilidade. Esse conceito é explorado no livro “Anti frágil”, de autoria de Nassim Nicholas Taleb. Segundo o autor, enquanto ser resiliente é aguentar toda a pressão, viver na antifragilidade é se transformar perante situações imprevisíveis. É abraçar desafios e questões aleatórias para ganhar energia e seguir em frente.

Fonte

Divulgação 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?