Início / Notícias / Empreendedorismo Feminino / Mãe de quatro filhos foi de vendedora à dona de franquia

Mãe de quatro filhos foi de vendedora à dona de franquia

No Dia das Mães, o SF compartilha histórias das mães que também prosperam nos negócios

Mãe de quatro filhos foi de vendedora à dona de franquia
Isis Brum Publicado em 11 de Maio de 2025 às, 09h00. Atualizado em 11 de Maio de 2025 às, 09h00.

Compartilhe:   

Pamela Oliveira começou como vendedora em uma unidade do Instituto Gourmet e hoje, anos depois, lidera quatro escolas da rede com muito orgulho e filhos ao seu lado. Sua trajetória dentro da franquia é um exemplo do poder da dedicação. Sem experiência na área de gastronomia, ela ingressou na rede como funcionária e, pouco a pouco, foi subindo degraus em sua carreira.

Pamela faz parte de uma estatística em plena transformação nos negócios e no franchising brasileiro. Os dados mais recentes do estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as mulheres já são maioria nas redes franqueadoras. A participação delas saltou de 46% para 57% entre 2015 e 2024. Além disso, 3 em cada 10 operações franqueadas (32,2%) são lideradas por mulheres. 

O levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revela que 67% das empreendedoras no Brasil são mães. Seja por necessidade - 49,1% das mulheres no Brasil são chefes de família, segundo o IBGE - ou por realização pessoal, a maternidade não é um impeditivo para a atuação feminina no mercado de trabalho.

Mãe de quatro filhos e de quatro escolas

Mãe de quatro filhos, Pamela Oliveira sempre sonhou em ter o próprio negócio. No Instituto Gourmet, onde começou a trabalhar como vendedora, tornou-se dona de quatro escolas da rede. Inicialmente, não tinha experiência na área da gastronomia, mas a dedicação a ajudou a escalar os degraus do negócio.

Pamela Oliveira e família

“Quando surgiu a oportunidade, já conhecia a força e potencial de crescimento da marca e vi ali a chance de transformar minha vida e a da minha família”, conta Pamela. Mãe de quatro filhos, ela comenta que o maior desafio foi superar o medo de não dar conta, já que a maternidade exige muito e o empreendedorismo também.

A empreendedora conta com o marido, Danilo, para conciliar os horários de trabalho e a dedicação à família. “Minha agenda é cheia, mas meu dia começa cedo com meus filhos e sempre que possível, reservo um tempo de qualidade com eles à noite”, comenta. 

Jornada de desafios

O caminho do sucesso não foi percorrido sem tropeços. Pamela encarou momentos difíceis, como uma gravidez em meio a mudanças operacionais e até a desapropriação de uma unidade. Em momentos difíceis como esse, ela conta com sua rede de apoio, formada pelo companheiro e pela equipe de trabalho, além de se lembrar do seu propósito: os filhos.

Ao refletir sobre sua caminhada, Pamela gosta de relembrar suas conquistas: “Depois que assumi a primeira unidade, o faturamento mensal da escola mais do que duplicou. Foi um marco para nós, comemoramos muito com toda a equipe!”. A empreendedora também afirma que, mais do que números, ver alunos se formando e mudando de vida é uma grande satisfação.

A estrutura de apoio da franqueadora também foi essencial para o crescimento de Pamela, com materiais, treinamentos e uma equipe disponível que a fazia se sentir sempre segura. Além disso, o apoio entre as franqueadas também é presente, especialmente as mães. A empreendedora ressalta que existe uma troca muito verdadeira, compartilhando os desafios e vitórias, se fortalecendo juntas.

Hoje, com quatro unidades do Instituto Gourmet, Pâmela se tornou inspiração para muitas alunas. “Elas veem onde cheguei e se reconhecem, porque sabem que comecei como elas. Acredito que minha história mostra que é possível, sim, conquistar espaço com dedicação e coragem”, complementa.

Para outras mães que sonham em empreender, o recado é claro: o medo sempre vai existir, mas não pode ser paralisador, é preciso ter autoconfiança. Com o planejamento e organização certos, é possível chegar a qualquer lugar. “Ser mãe e empreendedora é desafiador, mas também é libertador”, finaliza a franqueada.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?