Notícias / Empoderamento Feminino / Mulheres ganham espaço e dão mais força ao mercado brasileiro de franquias

Mulheres ganham espaço e dão mais força ao mercado brasileiro de franquias

5àsec conta com mulheres à frente das operações

Compartilhe:   

O crescimento do empoderamento feminino faz com que as mulheres ganhem posições de destaque no mercado de trabalho e, consequentemente, isso tem fortalecido a economia brasileira. Muitas delas deixam de ser colaboradoras de uma determinada empresa para dar um passo adiante e investir no próprio negócio. Esse é o caso de Caroline Czerwenka Rembowski e Leandra Bisi Priante, que decidiram desbravar o setor de franquias, ao investir em unidades da 5àsec. A mudança nas escolhas profissionais veio da vontade de empreender, além da opção por ter mais qualidade de vida. Hoje, a 5àsec tem 442 unidades em operação no Brasil, sendo que 41% delas têm mulheres como franqueadas no comando.
De acordo com dados do Anuário dos Trabalhadores das MPE, publicado pelo Sebrae, o número de mulheres empreendedoras no Brasil cresceu 15,4%, registrando um aumento de 6,9 milhões para 8 milhões, em 10 anos, levando em consideração o período de 2005 a 2015. Os índices revelam também que, nesse intervalo de tempo, a participação das mulheres no total de empreendedores passou de 30,7%, em 2005, para 31,6%, em 2015, em todo o território nacional. Um fator relevante que também foi apontado na pesquisa é que os negócios liderados por mulheres sobrevivem mais em tempos de crise.
Caroline ingressou no mercado de franquias em 2019 e hoje conta com três lojas e quatro lockers, mais conhecidos como armários digitais que são implantados em condomínios. Todas as operações estão localizadas em São Paulo, capital. Enquanto estava no período de experiência do novo emprego, surgiu a oportunidade de abrir o próprio negócio e ser tornar uma empreendedora. "Tudo estava caminhando de forma bem favorável. Já era cliente fiel da 5àsec e acreditava na marca pela força e credibilidade que tem no mercado. Além disso, a franqueadora estava buscando franqueados para atuar na região onde eu moro e onde está localizada a escola das minhas filhas", relata Rembowski.
A nova franqueada conta que sempre foi uma pessoa dinâmica e focada na carreira, mas que começou a repensar certas prioridades e ambições de vida após o nascimento das duas filhas. "Estamos falando de uma alternativa que permite o desenvolvimento do meu lado empreendedor e, ao mesmo tempo, faz com que eu tenha mais tempo para conciliar a questão de carreira com qualidade de vida e a criação das minhas filhas. Antes de fechar o negócio, analisamos o business plan e o retorno sobre o investimento, que se mostrou rentável. Tivemos a oportunidade de conversar com o presidente do conselho administrativo, Fábio Roth, e avaliamos também o direcionamento da empresa, os projetos para o futuro, o suporte e a estrutura que a franquia disponibiliza para auxiliar o franqueado. Diante de tantos fatores positivos, fechamos esta parceria visando a implantação de três unidades na capital paulista. No meio do percurso, a franqueadora lançou o locker como modelo de negócio e decidimos apostar nesta novidade", explica a franqueada.
Outro caso é a multifranqueada, Leandra Bisi, responsável por cinco unidades da 5àsec em Belém, no Pará. A empresária atuou por 13 anos em uma empresa de calçados, inicialmente na área comercial e, em seguida, assumiu a representação da marca no segmento feminino nos estados do Pará, Amapá, Amazonas e Roraima. Após alguns anos, chegou a hora de prospectar e fazer longos estudos para ser dona do próprio negócio e o segmento de Franchising foi uma das alternativas para isso. "Confiei na minha experiência adquirida nos negócios e optei por mudar de segmento. Percebi que, na época, o ramo de lavanderia tinha um mercado propício na região metropolitana de Belém. Diante disso, fui a algumas franqueadoras deste ramo para entender melhor seu funcionamento. A 5àsec foi a que mais se alinhava com as minhas expectativas e modelo mercadológico que eu buscava para empreender. Não só pela forma de trabalho, operação diferenciada, gestão, sistema e qualidade, mas principalmente pelos valores e credibilidade no mercado mundial", revela Leandra.
A primeira unidade foi inaugurada em 2012 e ao longo dos anos a franqueada foi abrindo outras lavanderias da rede, todas localizadas na capital do estado de Pará. E o sucesso continua. As cinco lojas de Leandra registraram um crescimento anual de 15% em relação ao ano anterior, o que demonstra comprometimento com a qualidade dos serviços, excelente custo-benefício e empenho com os clientes atendidos. "A pretensão é continuar expandindo com mais lojas da 5àsec dentro do Estado. Inclusive, estamos inaugurando mais uma unidade nos próximos 30 dias, também em Belém. Será uma 5àsec conceitual, que terá um projeto bem diferenciado e uma localização estratégica", comemora a multifranqueada.
Sobre a 5àsec:
Especializada no tratamento de roupas e produtos têxteis, por meio de um sistema de limpeza de qualidade, que utiliza equipamentos e produtos de alta tecnologia em seus serviços, a 5àsec é reconhecida no mercado como uma lavanderia inteligente. Seus diferenciais estão centrados no atendimento ao cliente e nos serviços especializados, como: a revitalização das cores das roupas; o processo de engomar, que conserva as roupas como recém-passadas; a impermeabilização, que evita incrustações de manchas, e o tratamento especial em couro, que o hidrata e rejuvenesce. A 5àsec é a maior rede de lavanderias do Brasil, com 442 unidades em todo o território brasileiro.

 

Encontre a melhor franquia para você: Franquias de Limpeza e Conservação
 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?