Para ampliar o conhecimento e o interesse pelo modelo de franquias e promover o desenvolvimento de pequenos negócios, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) firmaram um novo Convênio de Cooperação Técnica e Financeira. O projeto visa promover melhoria do ambiente de negócios do franchising brasileiro com foco em ações de acesso a mercados, qualificação, capacitação e integração de microempresas e empresas de pequeno porte que desejam atuar neste setor.
Com um investimento de, aproximadamente, R$ 18,7 milhões e duração inicial de 30 meses, a iniciativa prevê a realização de cursos presenciais de capacitação, o desenvolvimento de conteúdos gamificados com foco em gestão e rodadas de negócios, atingido cerca de 13 mil pequenos negócios e potenciais empreendedores em todo o País, fortalecendo o ecossistema do franchising brasileiro e ampliando o acesso a mercados.
“As franquias vêm ganhando cada vez mais espaço no empreendedorismo. O Sebrae avalia que elas funcionam como um modelo estruturado para quem deseja ter o seu próprio negócio. Somando esforços com a ABF, os pequenos negócios receberão orientações e informações sobre como atuar neste mercado, assim como serão orientados a melhorar sua gestão impulsionando seus negócios e ampliando mercados”, afirma Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.
O setor de franquias deve superar a marca de R$ 300 bilhões de faturamento ao final de 2025, já contando com mais de 200 mil operações ativas e estando presente em 69% dos municípios brasileiros.
“Assinamos o novo convênio da ABF com o Sebrae em um momento muito importante para o franchising brasileiro", avalia Tom Moreira Leite, presidente da ABF. "Temos acompanhado de perto a interiorização das redes de franquias, um movimento que vem se intensificando com o avanço do agronegócio, a expansão das marcas para cidades menores e o crescimento do número de empreendedores em todo o País", afirma. Segundo o executivo, o ranking ABF das cidades mostra claramente essa tendência, segundo a qual entre os 30 maiores municípios no franchising brasileiro, quase 50%, isto é, 14 deles, não são capitais.
A presidente do Conselho da ABF, Cristina Franco, completa que “a ABF também vem ampliando sua estrutura com novas regionais, mas sabemos que para garantir que franqueados, franqueadores e interessados em abrir um negócio recebam capacitação empreendedora de altíssima qualidade e informações atuais sobre franchising, temos que ampliar ainda mais nossa capilaridade. E para levar esse conhecimento a um número cada vez maior de empreendedores, em todas as regiões do Brasil, a ABF tem a certeza de que o melhor parceiro é o SEBRAE, que possui a experiencia e a presença nacional fundamentais para esta missão”.
Para obtenção dos resultados e dos objetivos pactuados nesta parceria, serão realizadas ações em quatro eixos que norteiam o projeto, e que dado a ampla atuação em âmbito nacional, a oferta será diversificada e simultânea, com atividades de identificação de oportunidades, realização de um Estudo Nacional do Franchising, preparação das empresas com ações de capacitação e gestão dos pequenos negócios e ações que promoverão melhor e maior acesso a mercados destes pequenos negócios.
Entre as entregas previstas, estão, além da realização do Estudo Nacional do Franchising Brasileiro, quatro missões técnicas internacionais, doze rodadas de negócios, 25 mentorias online, 55 turmas presenciais e a capacitação de 500 colaboradores do Sistema Sebrae.
Imagem: Canva