Notícias / Educação e Treinamento / Empreendedorismo: professora troca aulas de biologia para investir em rede de franquia de cursos de gastronomia

Empreendedorismo: professora troca aulas de biologia para investir em rede de franquia de cursos de gastronomia

Instituto Gourmet entrou para o mercado de franchising em 2017 e já conta com 23 unidades e espera chegar ao faturamento de R$ 5 milhões

Compartilhe:   

Em meados de 2010, a bióloga Lucilaine Lima resolveu trocar as aulas que dava para estudantes do ensino médio para investir em vendas de doces caseiros. E o objetivo principal era poder ficar mais perto de seu filho. Foi assim que surgiu a ideia de criar o Instituto Gourmet, na cidade de Serra, no Espirito Santo.

A alta qualidade de seus produtos atraiu a clientela que logo passou a questionar seus segredos culinários. Com o tempo, Lucilaine resolveu repassar as informações que tinha transformando suas receitas em um negócio de sucesso, dando início a empresa Instituto Gourmet.

“Em 2014 inauguramos a primeira unidade na nossa cidade, o que agradou em cheio aos alunos e gerou faturamento já nos primeiros meses”, conta a empresária. No ano seguinte, ela se uniu a dois sócios: Robson Fejoli, seu esposo e Glaucio Athayde, carioca e grande conhecedor do setor de franchising.

 

A rede de franquias

Atualmente o Instituto Gourmet é uma escola de culinária que une a praticidade da cozinha dedicada à arte de cozinhar, e é indicada tanto para os interessados em ingressar profissionalmente na área gastronômica, que vem crescendo a cada dia no país, quanto para aqueles que fazem da cozinha um momento de descontração e hobby.

A rede oferece um ensino qualificado com técnicas da cozinha clássica e contemporânea, de forma atual e descontraída. Os alunos aprendem truques especiais para manipular ingredientes, utensílios, higienização, contando também com demonstrações teóricas e práticas.

Lucilaine afirma que a procura pelos cursos aumentou no ano passado devido à crise econômica, pois as pessoas começaram a procurar um novo tipo de profissionalização. “Nosso diferencial está justamente em formar profissionais na área de gastronomia, com baixo investimento e alta qualidade nos cursos, proporcionando flexibilidade de horários e certificado profissional”, finaliza.

Com aulas dinâmicas e práticas, o Instituto Gourmet oferece oito cursos: Confeiteiro Profissional, Doceiro Profissional, Chef Mix, Cozinheiro Profissional, Cake Designer, Food Trucker Profissional, Italian Chef e Chocolateiro Profissional.  Para cada curso finalizado, é fornecido um certificado.

No mercado de franquias desde 2017, a empresa já conta com 23 unidades e a a expectativa para este ano é de crescimento em 200%. O investimento inicial em uma nova unidade da marca é a partir de R$250 mil.

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?