Notícias / Educação e Treinamento / Conheça a história da rede Kumon: são 4,35 milhões de franquias no mundo e 1500 só no Brasil

Conheça a história da rede Kumon: são 4,35 milhões de franquias no mundo e 1500 só no Brasil

A rede de franquias requer que franqueados tenham formação superior, mas não necessariamente na área de educação

Compartilhe:   

Conheça a história da rede Kumon: são 4,35 milhões de franquias no mundo e 1500 só no Brasil. A rede de franquias requer que franqueados tenham formação superior, mas não necessariamente na área de educação


A marca Kumon é, sem dúvidas, a maior rede de franquia no segmento de educação do mundo. Os números conquistados pela empresa são surpreendentes. No Brasil são aproximadamente 1.500 unidades franqueadas e no mundo são 4,35 milhões – distribuídas em 50 países. Em número de alunos, o Brasil só fica atrás do Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos: são 160 mil alunos. E a rede quer crescer ainda mais: quer chegar a 1650 unidades brasileiras até 2020.

Agora vamos a um pouquinho de história sobre como a Kumon chegou a este patamar. O método - que leva o mesmo nome da marca - foi criado em 1954 pelo professor japonês Toru Kumon, que tinha o intuito de desenvolver ainda mais seu filho mais velho, Takeshi Kumon. Dessa forma, elaborou uma série de exercícios de cálculo, direcionando o primogênito a estudar de maneira autodidata, todos os dias. Percebendo os avanços do garoto na escola, os pais dos outros alunos começaram a se interessar pela ideia do docente, que disponibilizou seu método inovador. A primeira unidade do Kumon surgiu em 1956, no Japão, tendo como primeira orientadora a senhora Teiko, esposa do professor Toru Kumon. 

Dessa forma, o Kumon é uma metodologia que visa desenvolver na criança a autonomia nos estudos, buscando fortalecer o potencial de aprendizado de cada um. Por meio de um processo de aprendizagem planejado e individualizado, o aluno se torna confiante e capaz de enfrentar sozinho o desafio da conquista do conhecimento. A grande inovação do método Kumon está no fato de não se ensinar ao aluno como resolver o material proposto: ele é estruturado para fazer com que o aluno aprenda a solucionar os exercícios sozinho.

A expansão da rede Kumon pelo mundo começou em 1974, quando chegou a Nova York por uma solicitação de executivos de empresas japonesas que foram transferidos para os EUA, para que seus filhos não interrompessem os estudos. Anos depois, em 1977, foi aberta a primeira unidade franqueada do Kumon na América do Sul, na cidade de Londrina/PR. Desde então a rede Kumon vem se expandindo enormemente, em todos os estados brasileiros e em países como Chile, Argentina, Colômbia, Peru e Bolívia.

 

Novos franqueados

Para expandir a marca exige que novos franqueados tenham formação superior - não necessariamente da área de educação, interesse em trabalhar com crianças e disponibilidade em horário integral.

Para abrir uma franquia no Brasil, o interessado participa de uma reunião de apresentação e de um processo seletivo, que envolve testes e entrevistas em uma das 15 filiais. Ele receberá treinamentos na parte pedagógica, administrativa, de marketing e outros assuntos que vão prepará-lo para a abertura da franquia, além de suporte para a escolha do local e montagem da unidade.

É o caso da engenheira mecânica Raquel Lopes, que inaugurou há pouco tempo a unidade da Barra Tijuca. Ela nunca tinha tido um negócio próprio antes, apenas a experiência de 15 anos numa grande empresa do setor de distribuição de combustíveis nas áreas comercial e marketing. Da vivência anterior trouxe o aprendizado na liderança de equipes e na gestão de negócios.

“A vontade de empreender começou junto com a maternidade. Tinha o desejo de continuar trabalhando, mas com mais autonomia e liberdade. Além disso queria um ambiente onde o meu filho pudesse estar e participar de alguma forma. Conhecia superficialmente e então entrei no site, li tudo a respeito e me inscrevi para assistir uma palestra. A partir daí quanto mais conhecia sobre o método Kumon mais me apaixonava e tinha certeza que era o negócio certo para mim”, conta a empreendedora. Raquel está satisfeita com os resultados obtidos e os atribui ao processo de treinamento oferecido pela rede antes mesmo da implantação. “É bem longo e prepara muito bem o franqueado para o momento da abertura”, complementa.

Com investimento total a partir de R$30mil, o faturamento médio mensal de uma unidade é de R$ 24.000 (com 120 alunos matriculados). Porém, o valor pode variar de acordo com a região e os custos operacionais da unidade. Tendo esse valor como base, a lucratividade média sobre o faturamento: 20% a 25%. A rede afirma que não há ocorrência de franqueado não tenha tido o retorno no tempo esperado.

Clique aqui e saiba como ser uum franqueado Kumon

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?