Notícias / Cama, Mesa e Banho / Você seria o primeiro franqueado de uma nova marca? Eles disseram ‘sim!’ e colhem os frutos do investimento

Você seria o primeiro franqueado de uma nova marca? Eles disseram ‘sim!’ e colhem os frutos do investimento

Compartilhe:   

Primeiros franqueados de novas e bem-sucedidas redes, como WSI, Natortilha, DiVetro, Anjos Colchões e Mais Educa contam suas experiências e comemoram o bom desempenho dos negócios
 
Em geral, quem procura o sistema de franchising para abrir o próprio negócio o faz impulsionado pela segurança de encontrar em marcas reconhecidas no mercado experiência e conhecimento, adquiridos ao longo de vários anos. Mas, como alguém que busca uma franquia aceita ser o primeiro franqueado de uma rede que começa a se formar? Algumas razões parecem ser claras: o desafio de iniciar um novo negócio e crescer em conjunto com o franqueador, o espírito empreendedor e a percepção de uma oportunidade inovadora.
 
Se é verdade que “o primeiro a gente nunca esquece”, certamente esses desbravadores têm muitas histórias para contar e, hoje, já podem comemorar o sucesso de um investimento bem-sucedido. Confira:
 
Os primeiros franqueados da Di Vetro – rede de lojas oriunda de Curitiba, que oferece perfumes e cosméticos finos importados com preços competitivos – já conheciam de perto a qualidade e o sucesso da marca quando adquiriram a primeira franquia, em abril de 2012. Luciane de Lima e seu marido, Helio Tomazeli, demoraram apenas três meses entre analisar a proposta – feita a eles pelos empresários Celi Lobo e Ivan Hélio da Silva – e levantar as portas da primeira unidade franqueada, que fica em Curitiba (PR), no Polo Shopping Champagnat, para o público. “A ideia era ter um negócio próprio e já conhecíamos bem o ramo de perfumes. É um ramo promissor, com o qual a Luciane sempre se identificou. Conhecíamos a qualidade dos produtos e a seriedade da Di Vetro. Quando surgiu a oportunidade, aceitamos”, afirma Tomazeli. Em menos de um ano, eles já adquiriram uma segunda loja da Di Vetro. “A vantagem de ser franqueado Di Vetro é ter condições diferenciadas na compra, podendo negociar com fornecedores maiores – que vendem em grandes volumes – e usar para o público a imagem de uma empresa consolidada, que gera credibilidade”, conclui.
 
Anjos Colchões – uma das empresas do Grupo Anjos do Brasil, que fabrica e vende colchões de alto padrão – abriu sua primeira unidade franqueada em janeiro de 2010, na cidade de Presidente Prudente (SP). Lucas Bomfim Arruda demorou apenas 30 dias para aceitar o desafio de reabrir uma loja própria da marca num repasse. “Eu estava começando minha vida de empreendedor e já trabalhava em uma loja de móveis. Não estava procurando uma franquia, mas a oportunidade de crescer apareceu e eu a abracei”, diz Lucas, que vai abrir sua segunda franquia já neste ano. Ele diz que a franqueadora sempre ofereceu um suporte completo ao franqueado e que a excelente qualidade do produto foi fundamental para que ele aceitasse o desafio. “Eu já conhecia o produto e a sinceridade de quem falou comigo me fez t er certeza de que o negócio daria certo”, revela. Hoje, Lucas está satisfeito com a “aposta”. “Gosto muito do que faço”, afirma.   
 
Os primeiros franqueados brasileiros da WSI – We Simplify the Internet –, empresa canadense que é líder mundial em marketing digital e que, no Brasil, expande-se por meio de franquias – abriram sua unidade antes mesmo que a rede estabelecesse sua estrutura máster no Brasil. “Mandei um email para a matriz no Canadá em um dia à tarde e à noite já tinham me respondido, perguntando quando eu poderia ter tempo de conhecer o negócio mais profundamente, em uma apresentação que duraria duas horas”, recorda-se Waldemar Antonaccio Júnior, que em 2008 abriu uma unidade da franquia de marketing digital em São Paulo, em sociedade com Rubens Kim. Antonaccio, que estava saindo da vice-presidência de uma empresa americana e desejava um negócio próprio, surpreendeu-se c om a existência de uma franquia nessa área. “Pesquisei muito, na Europa e nos EUA, e tudo indicava para a WSI. O trabalho intelectual sempre me atraiu”, afirma. Ele se encantou com o fato de, quando foi ao Canadá conhecer os centros de produção da WSI e assinar o contrato da franquia, o assunto ter sido – ainda em 2007 – as formas de capitalizar novidades da época, como o Youtube e o Twitter. “Pensar em monetarizar uma ferramenta tão nova é um sinal de que a WSI visualiza sempre o futuro”.
 
A Mais Educa – rede de franquias que oferece cursos interativos online sobre temas de interesse geral, como educação financeira, vendas, marketing, empreendedorismo e motivação, e que usa como base livros best sellers para elaborar os cursos que oferece – comercializou sua primeira unidade física franqueada em junho de 2013. O novo modelo permite que os alunos realizem seus cursos interativos online em suas próprias casas ou nas unidades Mais Educa, o que é um benefício para os clientes. Fábio Renato Macedo de Andrade, o primeiro franqueado desse novo modelo, viu na oportunidade da franquia uma alternativa de renda. “O que me atraiu foi ser um negócio tecnológico, de internet. Com isso, não preciso ter estoque físico, o que é uma facilidade”, explica. “Eu qui s ser o primeiro para poder apostar junto com a franqueadora, testando os produtos e serviços oferecidos”, afirma. Segundo o franqueado, a vantagem de ser pioneiro nesse segmento é chegar primeiro em um campo vasto. “Educação é um tema que não se esgota e não sai de moda. E temos ainda o diferencial de usar best sellers e autores conhecidos”, ressalta. A Mais Educa de Andrade será inaugurada em outubro de 2013.
 
Os irmãos Irere (foto) e Tadeu Figueiredo inauguraram sua franquia da Natortilha – rede de culinária mexicana adaptada ao paladar brasileiro, que trabalha com o conceito de alimentação saudável – em novembro de 2012, na cidade de Limeira (SP). “Gostamos por seu um conceito diferente, um mexicano que foge do padrão por ser uma comida saudável, algo que todos procuram atualmente. O valor é esse: é novo e saudável”, resume. As facilidades da operação – já que uma franquia Natortilha não exige instalação de cozinha, coifa, fritadeiras e outros equipamentos que oneram o investimento e dificultam a implantação da loja em determinados pontos – também chamou a atenção. “A franqueadora deu todo o suporte, aj udou na negociação com o shopping e deu uma assistência completa”. Além disso, os franqueados acreditam que o conceito de co-criação – já que cada cliente coloca o recheio que desejar em cada tortilha – é uma das forças da marca. “Queríamos fugir do óbvio e fazer algo inovador”, conclui.
 

PUBLICIDADE

Tem interesse no mercado de franquias?